CER 'Dona Cotinha de Barros' recebe manutenções, mas não há recursos para reforma geral

Informações vieram da Prefeitura em resposta a requerimento do presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos)
Visualize fotos

Após a queda parcial do teto no Centro de Educação e Recreação (CER) “Dona Cotinha de Barros”, o presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), realizou, em  fevereiro, uma visita de fiscalização na unidade escolar. Durante a agenda, o parlamentar foi acompanhado pela diretora Taíza Alves de Souza Mattos e constatou a necessidade de diversas manutenções no prédio, como a resolução de problemas de infiltração, troca de batentes e outras melhorias. Por isso, Angeli enviou o Requerimento nº 255/2025 à Prefeitura, questionando planos e prazos para a execução dos serviços.

 

Em resposta, o Executivo afirma que a maioria dos problemas relatados no requerimento foram comunicados à Secretaria Municipal da Educação por meio de processo administrativo conduzido pela diretora da escola. O prefeito Dr. Lapena (PL), que assina a resposta, informa que a Secretaria de Obras e Serviços Públicos já realizou o serviço de manutenção no telhado, e a equipe de manutenção realizou as demais melhorias necessárias para a resolução dos problemas, como a infiltração, que foi solucionada em partes, pois ainda persiste no banheiro da sala da classe intermediária, o que será revisto pela equipe de manutenção.

 

“Os pisos quebrados das salas de berçários serão substituídos. Assim que procedermos a compra dos pisos, a troca será programada. Esperamos que essa ação seja finalizada no mês de abril. A manutenção nos chuveiros já foi realizada. A diretora da escola está realizando cotação para a aquisição de grade de proteção ao redor do solário, a ser realizada por meio de verba administrada pelo Conselho de Escola”, frisa o prefeito.

 

De acordo com o Executivo, não foram localizadas, nos processos administrativos encaminhados pela direção escolar, as solicitações de substituição dos batentes danificados por cupins; aquisição de novas panelas de pressão da cozinha; reparação do teto infiltrado; troca do vidro quebrado no vitrô superior, entre o refeitório e a cozinha; e a realização de uma nova pintura. Por isso, a diretora foi informada de que deve solicitar o serviço e, assim que o processo administrativo for feito, a Prefeitura dará encaminhamento à aquisição dos itens e realização das manutenções, após orçamento e disponibilidade financeira.

 

“Considerando a falta de recursos financeiros para a realização de uma grande reforma no CER ‘Dona Cotinha de Barros’, todos os serviços de manutenção necessários serão realizados para deixar os espaços da unidade escolar em condições adequadas de utilização pelos alunos e servidores. Ficou acordado, em reunião realizada com a diretora da escola e a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação, que será feito um cronograma para a realização dos serviços de manutenção necessários. A revitalização dos canteiros e os problemas de infiltração serão elencados no cronograma de ações a ser elaborado e compartilhado”, informa o prefeito.

 

"Nossa visita de fiscalização ao CER ‘Dona Cotinha de Barros’ revelou uma realidade preocupante, marcada por problemas que se arrastam há anos e que exigem atenção permanente do poder público. Reconhecemos os esforços da Prefeitura em realizar manutenções emergenciais, mas é inaceitável que a comunidade escolar seja prejudicada pela ausência de investimentos em reformas estruturais. Seguiremos acompanhando de perto todo o cronograma de intervenções, cobrando agilidade, transparência e, acima de tudo, respeito às nossas crianças, aos profissionais da educação e às famílias que dependem dessa unidade", salienta o vereador.




Publicado em: 14/04/2025 12:18:15

Publicado por: Foto: Reprodução Google Maps