Assinatura de termo de parceria com escolas abre 11ª edição do Parlamento Jovem

Voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental, programa da Escola do Legislativo desenvolve formação política para a cidadania
Visualize fotos

Com a assinatura de termo de parceria entre a Câmara Municipal e escolas municipais, estaduais e particulares, na tarde de sexta-feira (11), começou oficialmente a 11ª edição do Parlamento Jovem, programa desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) e voltado para estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Serão mais de 30 unidades de ensino participando do Parlamento Jovem neste ano. Depois de conhecerem melhor a Câmara e passarem por formação, os alunos irão elaborar proposituras (indicações, requerimentos ou projetos de lei) com sugestões de melhorias para a cidade. As 18 selecionadas irão para a segunda fase e participarão da sessão oficial do programa, marcada para 9 de outubro.

 

“O Parlamento Jovem é de grande importância, pois aproxima os estudantes da Câmara Municipal. Essa interação torna as políticas públicas da cidade mais atrativas e relevantes para eles, além de levar conhecimento político para os alunos e suas famílias. Afinal, é por meio da política que transformamos a cidade, o país e o mundo. Com muita alegria, celebramos a chegada da 11ª edição do programa”, afirmou o presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos).

 

Para a assinatura da parceria, Angeli recebeu em seu gabinete o presidente da Escola do Legislativo, vereador Michel Kary (PL); o secretário municipal da Educação, Fernando Diana; o supervisor de ensino Stephenson Augusto de Oliveira Soler, representando a Diretoria Regional de Ensino; e dois representantes de escolas particulares: a vice-diretora do Externato Santa Terezinha, Irmã Carine Zendron, e o coordenador pedagógico do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio do Colégio Natureza, Evandro Augusto.

 

“O Parlamento Jovem conscientiza sobre o papel do Legislativo. Como elaborar uma lei, ver o que precisa ser feito na cidade. É um projeto muito bonito que a gente tem. Nós estamos de portas abertas para contribuir com vocês”, disse Kary aos representantes das escolas.

 

O secretário da Educação declarou que a Prefeitura sempre apoiou e continuará apoiando o programa. “É uma iniciativa importantíssima, pois trabalha a cidadania e o fortalecimento da democracia. De nossa parte, pode contar com todo o apoio”, declarou Diana.

 

O papel do Parlamento Jovem também foi destacado pelo representante da secretaria estadual. “É uma experiência prática para os alunos e a comunidade escolar, porque traz essa proximidade da Câmara com os estudantes: ‘Eu posso reivindicar algo para a minha comunidade, para a minha cidade’”, disse Soler.

 

Também participou da reunião a equipe da Escola do Legislativo, formada pelos servidores Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu.

 

Cronograma

Na primeira etapa do Parlamento Jovem, de abril a junho, os estudantes das escolas participantes poderão conhecer mais sobre o dia a dia da Câmara e dos vereadores.

 

Até 8 de agosto, as instituições de ensino irão indicar dois alunos cada para a sequência do programa. Nos dias 19 e 26 do mesmo mês, os estudantes selecionados terão curso de formação política e oficina sobre o Poder Legislativo. Em seguida, irão elaborar as proposituras — haverá plantão de dúvidas online com a equipe da EL. O prazo final para envio de indicações, requerimentos e projetos de lei é 19 de setembro.

 

Com as propostas recebidas, a Escola do Legislativo fará a seleção das 18 que irão para a segunda fase. Os 36 alunos escolhidos (dois por escola) terão ensaios em 7 e 8 de outubro para, no dia 9, serem os protagonistas da Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2025. Nesse dia, os vereadores eleitos pela população estarão na plateia, enquanto os estudantes terão a oportunidade de defenderem e votarem suas propostas nos mesmos moldes de uma Sessão Ordinária tradicional.

 

As proposituras aprovadas pelos alunos poderão ser incluídas posteriormente na pauta das sessões da Câmara e encaminhadas ao Poder Executivo.




Publicado em: 14/04/2025 16:52:27