Emef “Professor Waldemar Saffiotti” precisa de manutenções

Vereador Rafael de Angeli (Republicanos) cobrou melhorias para o local
Visualize fotos

No dia 11 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), realizou uma visita de fiscalização na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Professor Waldemar Saffiotti” e constatou a necessidade de diversas manutenções na unidade.

Por isso, o parlamentar encaminhou a Indicação nº 2262/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de um novo toldo no caminho até o Portal do Saber, dentro da escola, além da reforma e extensão do toldo já existente no portão de entrada. “A falta de cobertura adequada nesses locais expõe os alunos à chuva e ao sol, comprometendo seu bem-estar. A instalação e a reforma são indispensáveis para oferecer conforto e segurança aos estudantes e profissionais”, frisou Angeli.

O vereador também protocolou a Indicação nº 2266/2025, pedindo a limpeza do terreno vizinho à escola, que atualmente está com mato alto. “O aparecimento de uma cobra coral dentro da unidade gerou grande preocupação e evidencia os riscos associados à situação do local. Caso o terreno seja de propriedade privada, intimar o proprietário para que realize a limpeza, a qual é urgente devido aos problemas apresentados”, cobrou o parlamentar.

 

Solicitação de informações

Rafael de Angeli também solicitou informações, por meio do Requerimento nº 690/2025, sobre adequações e melhorias na Emef, que atende 1.047 alunos.

No documento, o vereador afirmou que os problemas incluem falta de manutenção em toldos, ventiladores e bebedouros, além de demandas específicas na cozinha e no refeitório, como substituição de portas de armários, aquisição de panelas adequadas e manutenção de equipamentos.

Foi apontada ainda a carência de livros, especialmente em Libras, na biblioteca do Portal do Saber, prejudicando o incentivo à leitura e a inclusão de alunos com deficiência auditiva. Já o parquinho da escola necessita de troca de areia e parafusos salientes nos brinquedos. A situação precária da rede elétrica e a falta de aparelhos de ar-condicionado também foram alvo de questionamentos.

Com o objetivo de obter mais informações sobre a solução dos problemas apresentados, Angeli perguntou se existe um cronograma para execução das adequações e melhorias identificadas na unidade escolar; se existe previsão orçamentária específica para atender as demandas apresentadas, e quais medidas estão sendo tomadas para solucionar a falta de funcionários na unidade, incluindo assistente administrativo, vice-diretor e profissionais de educação especial. O vereador também questionou se há previsão para verificação e adequação das fiações na rede elétrica, tendo em vista o risco presente.

“Estamos falando de uma escola com mais de mil alunos, a maior de Araraquara, que precisa urgentemente de atenção e cuidado do poder público. Não se trata apenas de infraestrutura, mas de segurança, dignidade e condições adequadas para o aprendizado. Seguiremos cobrando respostas e ações concretas para que a comunidade escolar do Saffiotti seja valorizada como merece”, reforça o vereador Rafael de Angeli.




Publicado em: 20/05/2025 12:11:49

Publicado por: Foto: Reprodução Google Maps