Música
Em “Swing Brasil”, Fabião e os Cometas apresentam um espetáculo eletrizante que combina o melhor da Black Music com o ritmo contagiante do samba-rock. No domingo (25), domingo, às 16h. Grátis e sem retirada de ingressos.
Reggae
Domingo (25), Araraquara entra no ritmo do reggae, com a realização da 1ª Semana Municipal do Reggae. Entre os destaques da programação, estão as apresentações de Marietta Massarock, diretamente de São Paulo (SP), e Marcelo Capella, de Ribeirão Preto (SP), vozes potentes e engajadas, com mensagens que misturam lirismo, crítica social e valorização da cultura afro-brasileira. A sonorização do evento fica por conta do coletivo African Descendente Sistema de Som, e os DJs araraquarenses Radioladub, Cecitunes e Dubplay garantem uma jornada sonora que valoriza a produção local e as raízes jamaicanas. Grátis, das 15h às 22h, no Teatro de Arena “Prefeito Benedito de Oliveira”, na Avenida Adhemar Pereira de Barros, s/nº, no Melhado.
Choro das Águas
No domingo (25), o Choro das Águas traz à Praça do Daae – Fonte Luminosa uma programação cultural diversificada, que começa à tarde com a tradicional Feira de Artesanato, com peças exclusivas que revelam a força da economia criativa araraquarense. Às 17h, o artista visual, ilustrador e biólogo Fabio Eugenio apresenta uma reflexão sobre a conservação ambiental na contação de história do livro-imagem “Abraço de Muriqui”. A obra, ilustrada em aquarela e sem texto escrito, trata da fragmentação da Mata Atlântica e da necessidade de preservação do muriqui, maior primata das Américas e espécie ameaçada de extinção. Encerrando a programação, às 18h, a cantora, compositora e pesquisadora Ananda apresenta o show “Ananda e outras Rebeldias”, um tributo às mulheres que marcaram a história da música. A Praça do Daae – Fonte Luminosa está localizada na Rua Napoleão Selmi Dei, 26, próximo ao Gigantão. Grátis.
Feiras
Pets & Cia.
A tradicional feira dedicada à causa animal de Araraquara está de cara nova e novo nome: agora é Feira Pets & Cia.. A feira reúne produtos de gastronomia, bem-estar animal, além de grupos e protetores independentes dedicados à causa animal no município. A partir das 15h30, a cantora Trouble (Fernanda Leite) sobe ao palco para o show “Num Sonho Antigo”, que mescla composições autorais com clássicos da música caipira e sertaneja de raiz. Às 17h, tem o Bingo Animal em prol dos protetores da cidade. No sábado (24), das 10h às 19h, no Parque Infantil.
Tô em Casa
Sábado (24), também no Parque Infantil, ocorre simultaneamente a Feira “Tô em Casa”, das 10h às 19h, com entrada gratuita e atrações para todas as idades. O encontro reúne sabores artesanais, como doces e salgados, caldo de cana, milho em várias versões, mel, além de artesanato autoral, brechós estilosos, bijuterias, laços e muito mais — tudo produzido por artesãos da cidade e região. Das 10h às 19h.
Feira Noturna no Cecap
No sábado (24), a feira noturna na Praça do Cecap reúne gastronomia, artesanato criativo e brechó, além de atrações musicais para animar o público. A trilha sonora da noite começa com os sets dançantes do DJ Paulinho Henrique. Na sequência, o palco será do sambista Toni Santos, que promete um show especial de samba autêntico, com cavaco e cuíca. Das 18h às 22h, na Rua Major do Exército Antônio do Amaral Biavatti com a Avenida José Antônio Filpi.
Exposições
A artista visual Adriana Amaral, de Ribeirão Preto (SP), foi reconhecida com o Prêmio Referência, principal honraria do 22º Território da Arte de Araraquara, com a obra “Astéria: entre o interno e o externo”, um trabalho construído em parceria com o artista João Cazzaniga, resultado de uma imersão artística no Parque Nacional de Itatiaia (RJ). A obra é composta por duas fotografias produzidas a partir de 34 elementos visuais e sensoriais do projeto original (31 fotografias, um vídeo, um áudio e um objeto), que revelam a fusão das visões de dois artistas distintos sobre uma mesma paisagem e temática — e propõem um mergulho simbólico em questões sobre identidade, ruína, tempo, corpo e paisagem. Em exposição no Teatro Municipal “Clodoaldo Medina” até 8 de junho, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
Também dentro do 22º Território da Arte de Araraquara, uma exposição em homenagem ao professor Lafayette Toledo, figura importante na história da arte e da educação artística da cidade, reúne obras de artistas ligados à antiga Escola de Belas Artes de Araraquara — instituição de grande relevância no desenvolvimento artístico regional desde sua fundação, em 1935. Entre os nomes associados à escola, estão importantes expoentes da arte moderna, como Judith Lauand, Ernesto Lia e Francisco Amêndola. Grátis, aberta para visitação até 8 de junho (de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h30), na Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” (Rua Carlos Gomes, 1729 – Centro).
A mostra Retratistas do Morro, de Afonso Pimenta e João Mendes, constrói e revisita a história recente das imagens brasileiras a partir do olhar dos fotógrafos, que registraram o cotidiano no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte (MG). Este projeto resulta do processo de preservação, conservação, pesquisa, curadoria e restauração digital do acervo dos dois fotógrafos, que atuaram como observadores da vida na que é hoje considerada a segunda maior favela do Brasil. Curadoria de Guilherme Cunha. Até 14/12. Visitação: terças a sextas, das 13h às 21h30; sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h. Grátis, no espaço de exposições do Sesc. Agendamentos de grupos pelo e-mail agendamento.araraquara@sescsp.org.br.
Teatro
O espetáculo “Heroínas na História”, com a Cia Guarda Chuva, conta a história de uma boneca chamada Li, que abre um grande livro em branco, e com a ajuda da sua linha do tempo mágica e de seu tablet gigante, o Gugo, resgata do esquecimento cinco heroínas brasileiras: Maria Quitéria, Maria Felipa, Aracy de Carvalho, Vó Maria e Margarida Maria Alves. Voltado para toda a família, o monólogo tem a sua linguagem construída de maneira dinâmica e divertida, com texto e músicas originais, além da sonoplastia ao vivo, que utiliza objetos inusitados facilmente reconhecidos por crianças e diversos instrumentos com o objetivo de enriquecer a narrativa. Grátis (retirada de ingressos no portal Meu Sesi), no sábado (24), às 10h, no Teatro do Sesi (Avenida Octaviano de Arruda Campos, 686, Jardim Floridiana).
À tarde, também no Sesi, a Cia Teatral Tertulha apresenta o espetáculo “Gulliver, um Gigante Diferente”. É a história de Gulliver, um gato com nome de gigante. Gulliver é diferente. Gatos gostam de comer peixes, pássaros e ratos, mas ele, sem deixar de ser gato, não gosta. Sente arrepios só de se imaginar comendo estas coisas. Todos querem que ele mude e não aceitam seu jeito de ser. Triste e um tanto solitário, tentará entender o que há de errado em ser diferente. O que Gulliver não sabe, é que a solução pode estar mais perto do que ele imagina. Às 16 horas, grátis (retirada de ingressos no portal Meu Sesi).
O espetáculo “Já não choram mais por mim!”, com Wendy Moretti e direção de Viccy Ferrari, aponta o conflito e os movimentos abruptos de vida que pessoas desobedientes de gênero enfrentam para construir laços de afeto em meio ao “cistema” heteronormativo. Quinta-feira (29), às 20h, no Teatro do Sesc. Grátis, com retirada de convites no dia da atividade a partir das 13h30 presencialmente e no Portal Sesc SP. A partir de 16 anos.
Sarau
Para quem quiser conhecer, dançar e experimentar o Voguing, mergulhando na Cultura Ballroom, no sábado (24), ocorre a Noite de Ball Vogue Jam, com um DJ tocando vogue beats e chanters animando a pista. Sem competição, sem júri, só a vibe de quem ama o Ballroom e quer curtir ao máximo. Às 20h, grátis e sem retirada de ingressos. Não recomendado para menores de 14 anos. Após o desfile, lançamento do documentário “Noites de Ball”, experimento documental que mergulha o público no universo da cultura Ballroom através de experimentações visuais e desabafos de quem faz parte dela. Após a exibição, bate-papo com a equipe do filme e integrantes da Casixtranha. Às 21h, no Sesc. Grátis e sem retirada de ingressos.
Literatura
No sábado (24), tem bate-papo sobre o livro “O Ninho”, de Bethânia Pires Amaro (conto), com Lilian Penteado, Lara Torres e Rebeca Chibeni. O Ninho é o primeiro livro da escritora pernambucana, que venceu os prêmios Sesc de Literatura em 2023, na categoria contos. Com um jeito de narrar ambíguo e contundente que convoca o leitor, a obra discute temas como parentalidade, maternidade e experiências familiares. Às 10h, a partir de 18 anos. Grátis, com inscrições no Portal Sesc SP.
Semana Mundial do Brincar
Diversão garantida é o que promete a programação da Semana Mundial do Brincar no Sesc:
Oficina
Na oficina criativa “Caderno para abrigar sonhos”, com o Coletivo Brotando em Mim, embarcamos juntos em nossos sonhos e desejos, e compartilhamos e criamos um caderno lindo para abrigá-los. Das 14h às 16h, grátis, sem retirada de ingressos.
Teatro
No sábado (24), a criançada poderá curtir “O Livro do Mundo Inteiro”, com a Trupe do Navô. Um grande livro serve como fio condutor para esse espetáculo em que as palhaças e os palhaços convidam os espectadores a participarem da criação da história do dia, registrando memórias, sentimentos e experiências num livro gigante. Às 16h, grátis e sem retirada de ingressos.
Vivência
Em “Imaginar: Serei, Será”, as educadoras Cristiane Pereira e Fabiana Lorenzeti, do Espaço de Brincar, utilizam fitas, tecidos, acessórios e elementos naturais em uma ambientação para que o imaginário das crianças e dos adultos se materialize. De 24/5 a 1/6, sábados e domingos, das 10h às 17h30; de 27 a 30/5, terça a sexta, das 13h30 às 21h. Até 6 anos de idade. Grátis e sem retirada de ingressos.
Mais vivência
Em “Colecionando Memórias da Natureza: corpo brincante”, o Coletivo Brotando em Mim convida todos a movimentar o corpo inteiro, despertando memórias, imaginação, sentidos e emoções. Nesta experiência, a família inteira é chamada a caminhar pela floresta acompanhada por uma narradora. Domingo (25), das 10h às 12h. Grátis e sem retirada de ingressos.
Publicado em: 23/05/2025 20:55:27
Publicado por: Foto: Sesc/Divulgação