A Câmara Municipal de Araraquara realizou na noite de sexta-feira (18) uma Sessão Solene em homenagem ao jornalista Francisco Lourenço Barbosa, conhecido como Chico Lourenço. A entrega do título de Cidadão Araraquarense foi proposta pelo vereador Michel Kary (PL) e, após aprovação em Sessão Ordinária, foi formalizada pelo Decreto Legislativo nº 1.244/2025.
Compuseram a mesa o vereador Michel Kary, o prefeito Dr. Lapena (PL), o homenageado Chico Lourenço e sua esposa, Lucivânia Pereira do Nascimento.
“O Chico, hoje, é o maior âncora que a Morada já teve, porque ele tem credibilidade. E como conquistou essa credibilidade? Investigando os fatos, trabalhando com a verdade e, principalmente, sendo imparcial”, comentou Lapena.
O vereador Michel Kary falou sobre a relação do homenageado com a cidade. “Escolheu viver em Araraquara. Escolheu Araraquara para construir sua família e acreditou na cidade”, disse. “Diariamente, está em diálogo com a população, cobra esta Casa o tempo todo, mandando demandas e fazendo a gente trabalhar ainda mais”, complementou Kary, destacando a atuação profissional do homenageado.
Agradecendo a honraria e a presença de todos, Chico Lourenço ressaltou a importância da equipe para a produção do Jornal da Morada e relembrou a chegada ao município. “Eu conheci Araraquara por meio de uma pessoa com quem eu quero dividir essa homenagem: minha esposa, Lucivânia”.
“Eu sempre quis trabalhar com jornalismo e fazer um trabalho sério, que é pelo que eu prezo muito”, comentou o homenageado sobre a escolha de profissão. “Tenho certeza de que, com jornalismo sério, em busca da verdade, prezando pela seriedade, quem ganha é a cidade. Quem ganha é a população, o contribuinte”, complementou.
Também estiveram presentes os vereadores Geani Trevisóli (PL), Balda (Novo), Dr. Lelo (Republicanos), Enfermeiro Delmiran (PL) e Marcelinho (Progressistas); a secretária municipal de comunicação, Paula Cardoso; o secretário municipal de Governo, Leandro Guidolin; o chefe de gabinete da Prefeitura, Pedro Monteiro; o comandante da Guarda Civil Municipal de Araraquara, Danilo Soler; a vereadora de Rincão Nice Claro (PL); e o vereador de Américo Brasiliense Diego Viveiros (Republicanos).
Sobre o homenageado
Nascido em Boa Viagem, no interior do Ceará, Francisco Lourenço Barbosa se mudou para a região do ABC Paulista aos 19 anos, para continuar os estudos. Trabalhou em uma metalúrgica, em Diadema e, em 2001, se mudou para Araraquara, onde foi soldado temporário da Polícia Militar e, posteriormente, cursou Radialismo no Senac e Jornalismo na Universidade de Araraquara (Uniara).
Chico Lourenço atuou como jornalista por mais de 10 anos no Grupo Roberto Montoro de Comunicação, em Araraquara e atualmente apresenta o “Jornal da Morada”, programa com mais de 40 anos de história na região. Foi repórter na Rádio Uniara FM por 5 anos e fundou o Jornal Gazeta de Américo, com circulação em Américo Brasiliense e municípios vizinhos. Também apresentou o programa “Central do Agro”, transmitido pela TV Cultura Paulista e Rádio Morada FM, com foco no agronegócio.
Saiba mais sobre o homenageado aqui.
Para rever
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pode ser assistida na íntegra na página do Facebook ou no canal do YouTube da Câmara.
Publicado em: 18/07/2025 14:25:21