Informações sobre disponibilidade de insulina na rede municipal são enviadas à Câmara

Em resposta a requerimento do vereador Alcindo Sabino (PT), Prefeitura afirmou que atualmente não há falta de nenhum dos tipos de insulina
Visualize fotos

Após questionamento feito pelo vereador Alcindo Sabino (PT), por meio do Requerimento nº 1057/2025, a Prefeitura de Araraquara respondeu, no dia 16 de julho, sobre a disponibilidade de insulina na Farmácia Central, afirmando que atualmente não há falta da medicação na rede pública do município. A solicitação, encaminhada pelo parlamentar, foi motivada por relatos de usuários do SUS sobre a ausência do medicamento, essencial para o tratamento de diabetes.

 

A Secretaria Municipal de Saúde reconheceu, no entanto, um atraso pontual, ocorrido em abril, na entrega da insulina regular em frasco de 10 ml, e afirmou que a responsabilidade de fornecimento da medicação é do Ministério da Saúde. O Executivo também destacou que, durante esse período, a insulina na apresentação em caneta de 3 ml esteve disponível para distribuição à população.

 

O parlamentar também havia questionado o número de pacientes cadastrados para o recebimento do medicamento. Segundo a Prefeitura, aproximadamente 4.100 pessoas foram contempladas com a distribuição regular de insulina em 2024. Em relação às medidas adotadas em períodos de escassez, a administração municipal afirmou que realiza compras emergenciais, além do remanejamento de estoques entre unidades de saúde. A gestão informou ainda que mantém diálogo constante com a Diretoria Regional de Saúde (DRS-III) para apoio intermunicipal, caso necessário.

 

"Agradecemos pelo retorno da Prefeitura e seguiremos acompanhando o abastecimento de insulina, cuja regularidade é fundamental, especialmente para pessoas com Diabetes Tipo 1, que fazem o uso contínuo do medicamento. Importante destacar o anúncio recente do Governo Federal em relação ao Brasil voltar a produzir insulina 100% nacional, o que irá suprir 50% da demanda do SUS, com cerca de 45 milhões de doses por ano", concluiu o vereador.




Publicado em: 01/08/2025 11:47:57

Publicado por: Foto: Prefeitura de Antônio Carlos