Programas que incentivam inovação e tecnologia em Araraquara são apresentados na Câmara

Organizada pela vereadora Fabi Virgílio (PT), Audiência Pública foi realizada na Câmara na noite de segunda-feira (4)
Visualize fotos

As ações desenvolvidas no fomento à tecnologia e ao surgimento de novas empresas no município foram debatidas na Audiência Pública “Inovação e Tecnologia: Desafios em Araraquara”. O evento, organizado pela vereadora Fabi Virgílio (PT), foi realizado no Plenário da Câmara na noite de segunda-feira (4).

        

O gerente executivo da Incubadora de Empresas de Araraquara, Ricardo Bonotto, apresentou o trabalho realizado pelo programa — executado em parceria entre a Prefeitura e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Bonotto explicou que a incubadora iniciou suas atividades em 1996, com foco nas empresas tradicionais, e começou a trabalhar em 2012 com startups — empresas jovens e inovadoras, geralmente de tecnologia.

 

“Hoje somos uma incubadora de startups. Ela só aceita empresas de base tecnológica. Não pode ser empresa de base tradicional. E agora a gente tem um perfil de 85% a 90% [nas áreas] de indústria química ou biotecnologia”, explicou. São 26 startups incubadas no projeto atualmente. Bonotto ainda alertou que Araraquara tem o desafio de montar uma estrutura de pós-incubação.

 

O coordenador do Centro de Exposições, Inovação e Cultura (Ceic) do Instituto de Química da Unesp, Gustavo Mattar, apresentou um panorama do incentivo à inovação dentro da universidade.

 

Araraquara é a cidade com mais patentes produzidas pelas unidades da Unesp, com 202, o que representa 23% dos registros de patentes entre os campi da Unesp de todo o estado. Patentes são títulos de propriedades temporárias sobre uma invenção ou modelo de utilidade.

 

Tassiana Freitas, gestora de inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), relatou detalhes do Sebrae for Startups, um programa estadual acelerador de startups — são 41 acompanhadas pela instituição em Araraquara e região.

 

O coordenador no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (Nite) da Universidade de Araraquara (Uniara), Gerson Braz, fez uma breve apresentação sobre o trabalho da instituição na área de inovação, como o incentivo a startups e à pré-incubação.

        

Já Wellington Flávio Rodrigues Vieira, gerente de comunidade do LupoLab, explicou como é o trabalho do espaço de inovação criado pela Lupo — um processo iniciado a partir de uma iniciativa semelhante visitada em São Carlos (SP) em 2022.

 

Além das pessoas que integraram a mesa de autoridades, também utilizaram a palavra outros representantes da Unesp, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), da Fundação de Apoio à Ciência, Tecnologia e Educação (Facte), da sociedade civil, além de Damiano Neto, que foi vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo entre 2017 e 2024, na gestão do ex-prefeito Edinho Silva (PT).

        

Próximos passos

Ao final do evento, Fabi Virgílio anunciou algumas medidas que deverão ser tomadas a partir das sugestões apresentadas na audiência. Uma delas é a organização de reuniões para que empresas incubadas em Araraquara possam apresentar seus trabalhos para os vereadores e a comunidade.

 

Outra iniciativa é a criação de uma Comissão Especial de Estudos (frente parlamentar) que aborde os temas da inovação e da tecnologia. “Será mais uma frente parlamentar para que a gente possa avançar sempre no diálogo e na construção”, definiu a vereadora.

 

Além disso, também ficou definido que a comissão irá estudar de que forma o município pode ser inserido no contexto do Marco Legal das Startups.

 

Para ver e rever

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e pode ser reassistido na íntegra pelo Facebook e pelo YouTube.




Publicado em: 06/08/2025 14:34:22