Com menos de dois anos em funcionamento, o Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas “Genny Clemente” carece de várias manutenções e reparos, relatados na Indicação protocolada pelo vereador Marcelinho (Progressistas).
No documento, problemas relacionados à parte elétrica, hidráulica e estrutural são relatados em diversas áreas do espaço inaugurado em novembro de 2023 e destinado à promoção de práticas religiosas, culturais e educativas.
Entre os apontamentos feitos pelo parlamentar estão desde ocorrências de oscilações de energia, queima frequente de equipamentos eletroeletrônicos, vazamentos de água em torneiras e mangueira, até desgastes na pintura.
Além disso, o desalinhamento do telhado, forro de gesso quebrado e dificuldades no acesso à trilha e clareira utilizadas nos rituais religiosos também comprometeriam a segurança e a funcionalidade do local.
“O Centro de Cultura de Religião de Matrizes Africanas 'Genny Clemente' é um espaço fundamental para a valorização da cultura afro-brasileira em Araraquara. Ali são preservadas tradições, promovidos saberes e praticadas manifestações religiosas e culturais que integram a nossa história”, justifica Marcelinho.
Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas "Genny Clemente"
O Centro de Cultura das Religiões de Matrizes Africanas é um espaço cultural localizado na Rua Tanios Zbeidi, nº 506, no Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud.
A estrutura conta com um quiosque, cozinha, sanitários masculino e feminino para pessoas com deficiência, salas com vestiários masculino e feminino, salão multiuso para atividades e varanda com espaço para convivência. Desde sua inauguração, em 2023, tornou-se um ponto de encontro para religiões de matrizes africanas e um espaço focado na cultura afro e suas manifestações, com área para reuniões, exposições e atividades artísticas.
Publicado em: 11/08/2025 17:24:12
Publicado por: Foto: Tetê Viviani