Câmara marca presença em inauguração de residência terapêutica no Centro

Administrado pela Casa Cairbar Schutel, serviço abriga dez moradores com transtornos mentais graves
Visualize fotos

A Câmara de Araraquara esteve presente na inauguração da Residência Terapêutica “Adélia Bellodi Privato”, localizada na Rua Voluntários da Pátria (Rua 5), nº 2307, no Centro. O evento foi realizado pela Prefeitura e pela Casa Cairbar Schutel na tarde da última quinta-feira (21).

 

Participaram da inauguração o presidente do Legislativo, Rafael de Angeli (Republicanos), e os vereadores Enfermeiro Delmiran (PL), Marcão da Saúde (MDB) e Marcelinho (Progressistas).

 

Administrada pela Casa Cairbar, a Residência Terapêutica abriga dez moradores. Eles contam com assistência de profissionais 24 horas por dia, por meio de equipe composta por cuidador, enfermeiro, técnico de enfermagem, médico, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional e nutricionista.

 

O Serviço Residencial Terapêutico é formado por moradias destinadas a acolher pessoas com transtornos mentais graves que vivem em instituições de cuidados psiquiátricos.

 

As residências terapêuticas fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Raps) do SUS, recebendo incentivo para implantação e custeio mensal do Ministério da Saúde. O objetivo é acolher pacientes que não possuem vínculos familiares ou sociais, garantindo o tratamento em rede, promovendo a reabilitação psicossocial e o resgate da cidadania e dos direitos humanos.

 

“A inauguração da Residência Terapêutica representa mais um avanço na área da saúde mental, oferecendo acolhimento digno e humanizado para quem precisa de cuidado e atenção. Sabemos o quanto é fundamental garantir esse suporte para que essas pessoas possam viver com mais qualidade de vida, autonomia e inclusão. Parabenizamos a Prefeitura, os profissionais de saúde e todos os envolvidos nesse projeto, que vai transformar realidades e trazer esperança para muitas famílias”, afirmou Angeli.

 

O prefeito Dr. Lapena (PL) parabenizou a equipe da Casa Cairbar responsável pela inauguração do espaço. “Imagine se o Cairbar fechasse as suas portas hoje. Para onde iriam as pessoas que precisam de atendimento? Nós temos que ter um grande reconhecimento a tudo que o Cairbar sempre representou. A nossa população tem que ser parceira, fazer campanhas, ajudar o Cairbar a poder acolher, cada vez mais, a nossa população. Nós sabemos a responsabilidade que vocês têm e a qualidade do atendimento. Não podemos permitir que isso se encerre e temos que trabalhar para que melhore”, declarou.

 

Segundo a presidente da Casa Cairbar Schutel, Marísia Helena da Cruz, o projeto “nasce da compreensão de que o cuidado vai muito além das paredes do hospital”. “Queremos registrar nossa gratidão e nossos profundos reconhecimentos a todos aqui presentes. Em especial, aos nossos profissionais. Que cada morador possa encontrar aqui não apenas uma casa, mas um verdadeiro lar com oportunidades de recomeço”, afirmou.

 

Compuseram a frente de autoridades, ainda, o secretário municipal de Saúde, Abelardo Ferrarezi de Andrade, e Roberto Privato, filho da homenageada que denomina o espaço, Adélia Bellodi Privato. Também estiveram presentes ao evento outros secretários, subsecretários e integrantes do governo municipal.




Publicado em: 25/08/2025 14:33:11