A realização dos serviços de retirada de resíduos sólidos e roçada da vegetação em trecho do Córrego Ribeirão do Ouro, próximo à avenida Padre José de Anchieta, é tema da Indicação nº 3850/2025, enviada à Prefeitura pelo vereador Alcindo Sabino (PT).
“Estive no Ribeirão do Ouro apurando um despejo irregular de efluentes e, após receber uma nova denúncia de moradores, retornei ao manancial”, conta o Alcindo. “Encontramos uma grande quantidade de lixo acumulado na água, a ponto de ser possível caminhar sobre o córrego”, complementou.
Além de detritos, o vereador relata um crescimento descontrolado da vegetação. Segundo o documento, o córrego se encontra em “condições que comprometem a drenagem natural, favorecem processos de assoreamento e aumentam o risco de enchentes”.
Os resíduos no leito e nas margens do córrego favorecem a proliferação de vetores e organismos nocivos à saúde pública, além de prejudicarem a paisagem e trazerem prejuízos ambientais e paisagísticos, explica a Indicação.
“Diante disso, estou solicitando providências à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Cetesb e Ministério Público, pois não podemos aceitar que um patrimônio ambiental da nossa cidade seja tratado com tamanho descaso”, comenta o vereador.
Os serviços solicitados têm como objetivo a “preservação da mata ciliar, a melhoria da capacidade de escoamento das águas pluviais e a mitigação de riscos ambientais e sanitários”, destaca o documento.
Publicado em: 26/08/2025 14:31:30