2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

40 alunos de escolas municipais e estaduais compareceram ao Plenário para atividade promovida pela Escola do Legislativo
Visualize fotos

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”.

 

Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental participaram de um treinamento conduzido pelos servidores da Escola do Legislativo (EL) e da Diretoria Legislativa, dividido em dois módulos.

 

Na primeira parte da atividade, os servidores da escola, Ana Paula Kuwana, Priscila Carvalho e Renato Kemotu apresentaram aos jovens algumas informações sobre o sistema eleitoral brasileiro, além de explicarem as funções dos vereadores. Também foram abordados o cronograma para elaboração das proposituras, divulgação dos documentos selecionados, ensaios e a realização da sessão oficial.

 

Valdemar Mendonça, diretor legislativo, deu continuidade ao curso, lembrando da importância de os estudantes se interessarem pelas questões do lugar onde vivem. “Agora é hora de pensar nos problemas da cidade, do bairro, da escola em que vocês estudam e nada melhor do que vocês, jovens, para trazerem novas ideias.”

 

Em seguida, foram abordados os documentos que são os principais instrumentos de trabalho dos vereadores (Indicação, Requerimento e Projeto de Lei), ressaltando os objetivos de cada um deles e exemplificando os usos desses recursos pelos parlamentares. Os alunos ainda puderam tirar dúvidas e perguntar sobre a aplicação prática de cada proposição.

 

O último encontro da 2ª fase do projeto contou com a presença das seguintes instituições de ensino: Escola Estadual (EE) “Deputado Leonardo Barbieri”; EE “Dorival Alves”; EE “Professor Victor Lacôrte”; EE “João Batista de Oliveira”; EE “Professora Léa de Freitas Monteiro”; EE “Professor Oacyr Antonio Ellero”; EE “Professor Lysanias de Oliveira Campos”; EE “Professor Urias Braga Costa”; EE “Vereador Carlos Roberto Marques”; EE “Professora Ergília Micelli”; EE “Professor Sérgio Pedro Speranza”; EE “Professora Maria Isabel Rodrigues Orso”; EE “Professor Antonio dos Santos”; EE “Professora Miryan Leopoldina Caramuru de Castro Monteiro”; EE “Doutor João Pires de Camargo”; EE “João Manoel do Amaral”; EE “Professor Augusto da Silva Cesar”; EE “Bento de Abreu”; Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Ruth Villaça Corrêa Leite Cardoso” e Emef do Campo “Eugênio Trovatti”.

 

Cronograma

A partir de sexta-feira (29), todos os alunos que concluíram os cursos e oficinas começarão a preparar suas indicações, requerimentos ou projetos de lei. As propostas desenvolvidas devem ser encaminhadas para a Escola do Legislativo até 18 de setembro.

 

Encerradas as avaliações, serão selecionadas as 18 propostas que participarão da Sessão Oficial em 9 de outubro. Os jovens que tiverem seus trabalhos escolhidos ainda passarão por dois ensaios, programados para acontecerem nos dias 7 e 8 de outubro, quando haverá a eleição dos membros da Mesa.

 

Parlamento Jovem

O Parlamento Jovem é um projeto da Câmara Municipal de Araraquara, instituído em 2001, cujo principal objetivo é oferecer formação política a jovens do 9º ano do Ensino Fundamental. O PJ possibilita aos estudantes a vivência do processo democrático, com caráter educativo, além de conhecimento sobre as funções e o cotidiano do Poder Legislativo de uma maneira institucional e apartidária.




Publicado em: 29/08/2025 14:50:35