Entre janeiro e agosto, foram recolhidos mais de 1,6 mil animais em Araraquara

Dados foram apresentados pela Subsecretaria de Bem-Estar Animal após questionamentos do vereador Alcindo Sabino (PT)
Visualize fotos

No período de janeiro a agosto deste ano, a Subsecretaria de Bem-Estar Animal recolheu 1.615 animais, sendo 257 em janeiro, 220 em fevereiro, 220 em março, 179 em abril, 272 em maio, 158 em junho, 135 em julho e 174 em agosto.

 

Do total, 16 eram fêmeas prenhes, 184 filhotes caninos e 262 filhotes felinos, conforme registros operacionais da Subsecretaria. Em ooutubro, 125 filhotes estavam disponíveis para adoção, sendo 56 cães e 69 gatos.

 

Os dados foram apresentados após documento encaminhado à Prefeitura pelo vereador Alcindo Sabino (PT), no qual pedia informações sobre o recolhimento e a situação de animais sob responsabilidade da Subsecretaria.

 

De acordo com o parlamentar, os dados são essenciais para que a Casa de Leis acompanhe a execução das políticas públicas voltadas à proteção animal, bem como para subsidiar futuras proposições que possam aprimorar o serviço prestado à população e garantir o bem-estar dos animais em Araraquara.

 

Na resposta, o Executivo destaca que o Município, por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, mantém ações contínuas voltadas ao resgate, acolhimento, atendimento veterinário e destinação responsável de animais em situação de vulnerabilidade.

 

Para Alcindo, “a resposta mostra a importância de darmos maior visibilidade aos animais que hoje estão sob a responsabilidade da Subsecretaria de Bem-Estar Animal. Para contribuir com isso, pretendo produzir um vídeo em formato de campanha, apresentando animais acolhidos e incentivando a adoção responsável. Nosso compromisso é fortalecer as políticas públicas de proteção animal e aproximar a população das ações de cuidado e acolhimento realizadas no município”.




Publicado em: 24/11/2025 15:58:09

Publicado por: Foto: Divulgação