Fios caídos e pendurados de postes pelas ruas da cidade são o tema do Requerimento nº 2019/2025, apresentado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael de Angeli (Republicanos).
No documento, o chefe do Legislativo aponta que a fiação de operadoras está suspensa ou espalhada por vias públicas, atrapalhando tanto o trânsito de veículos quanto o de pedestres.
Assim, o documento questiona a Prefeitura se existe cronograma para regularização e manutenção dos fios de operadoras que estão pendurados ou caídos nos postes da cidade.
O parlamentar pergunta ainda qual é a responsabilidade legal atribuída à Prefeitura, às operadoras de telecomunicações e à concessionária de energia elétrica, a CPFL, sobre o assunto, e como é feita a articulação entre esses órgãos e empresas para garantir a organização e a segurança da infraestrutura dos postes.
Outra indagação é a respeito de que formas a população pode reportar situações de fios irregulares.
“Além de causar poluição visual, os fios caídos e pendurados oferecem riscos à segurança e atrapalham o trânsito de pedestres e motoristas. É fundamental que haja um plano claro de manutenção e responsabilização das empresas envolvidas para que a cidade tenha uma infraestrutura mais segura e organizada”, conclui o parlamentar.
Publicado em: 25/11/2025 11:31:51
Publicado por: Foto: João Alves/Prefeitura de Santa Maria-RS