Dois secretários da Prefeitura estarão na Câmara nesta quarta-feira (3), às 14h30, para prestar esclarecimentos em uma Sessão Extraordinária. Carlos Alberto Ferreira, da pasta de Meio Ambiente, e Valter Rozatto, o “Laxixa”, de Obras e Serviços Públicos, abordarão o tema da arborização urbana em Araraquara.
O pedido de convocação dos secretários foi de autoria do vereador Coronel Prado (Novo), por meio do Requerimento nº 1981/2025 — debatido e aprovado pelos parlamentares na Sessão Ordinária do dia 11 de novembro.
No documento, Prado afirma que os secretários devem explicar ações, medidas e providências adotadas pela Prefeitura no cumprimento das competências e obrigações relativas a vistorias, podas, tratamentos fitossanitários (como descupinização) e remoção de árvores em vias públicas.
O vereador explica que “inúmeros pedidos de vistorias, podas e remoções encaminhados por este gabinete à Prefeitura não foram atendidos”. Além disso, Prado menciona que tempestades ocorridas no início de novembro ocasionaram “a queda de centenas de árvores em diferentes pontos da cidade, resultando em prejuízos materiais, danos à rede elétrica e riscos à integridade física de munícipes”.
“Em diversas ocorrências, constatou-se que as árvores apresentavam troncos e raízes totalmente comprometidos, o que indica falhas no monitoramento e na execução de vistorias e podas preventivas”, ressalta o parlamentar.
O Requerimento também informa que a responsabilidade do Município na proteção do meio ambiente está prevista em legislações federais e estaduais, na Lei Orgânica do Município, no Código de Posturas do Município e no Plano Municipal de Arborização Urbana.
Regras
Durante a sessão, Ferreira e “Laxixa” terão 30 minutos cada para expor o assunto da convocação, respondendo em seguida às perguntas formuladas pelos vereadores inscritos.
Cada parlamentar contará com 5 minutos para formular sua pergunta, e os secretários terão 10 minutos para a resposta, sendo opcional ao vereador mais um prazo de 5 minutos para considerações sobre a resposta.
Havendo tempo disponível, o parlamentar poderá se inscrever novamente para formular pergunta e se manifestar sobre a resposta.
Coronel Prado, como vereador que propôs a convocação, tem assegurada a preferência para o uso da palavra e poderá formular até três perguntas.
Os secretários poderão indicar assessores que os acompanhem para responder aos questionamentos. Tanto os secretários quanto os assessores não poderão ser interrompidos durante suas falas.
Como acompanhar
A Sessão Extraordinária será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro/Net, e também pelo Facebook e pelo YouTube.
Publicado em: 01/12/2025 19:30:08