A Câmara Municipal realizou, na noite desta sexta-feira (5), a entrega do Diploma de Honra ao Mérito a Dimas Ramalho, vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.
Aprovada em 2021, a homenagem foi proposta por Edson Hel, vereador da 18ª legislatura (2021 a 2024), que relembrou histórias compartilhadas com Dimas Ramalho ao longo de mais de 30 anos. “Minha gratidão por esses dois mandatos que eu tive nessa casa. Sempre que eu tinha alguma dúvida, procurava o doutor [Dimas], que sempre me recebia de braços abertos, me aconselhando para que eu pudesse ter uma trajetória na política de honestidade e fidelidade, que era o mais importante”, contou.
Para a vice-prefeita de Araraquara, Meire Laurindo (União Brasil), Dimas é referência para o município e para a região. Ela também falou sobre a gratidão por ter tido a oportunidade de trabalhar em campanhas com o homenageado e por ele respeitar e reconhecer o potencial de pessoas que residem na periferia da cidade.
“Hoje, nós temos a honra de homenagear alguém cuja história ultrapassa funções e títulos”, disse o vereador Rafael de Angeli (Republicanos). O presidente da Câmara ressaltou que a trajetória de Dimas é marcada pelo comprometimento com a justiça, com a democracia e com as pessoas. “Para nós da Câmara Municipal de Araraquara, em nome de toda a nossa cidade, é um privilégio reconhecer essa trajetória que tanto honra o serviço público brasileiro.”
A deputada estadual Márcia Lia (PT) falou sobre a relação de fiscalização e orientação mantida entre o Tribunal de Contas do Estado e o Poder Legislativo e destacou a atuação de Dimas Ramalho. “Você é fundamental nesse momento, inclusive, em que a gente vive um momento muito difícil de enfrentamento às instituições na tentativa de diminuir a importância da democracia”, declarou.
“Dimas é um fenômeno político. É um sujeito que adora a política”, disse o presidente a Associação Paulista de Municípios e ex-prefeito de Araraquara (2009 a 2012 e 2013 a 2016), Marcelo Barbieri, relembrando a trajetória do homenageado nos Poderes Legislativo e Executivo. Para Barbieri, o Diploma de Honra ao Mérito é merecido em razão de tudo o que Dimas já fez pela cidade e, sobretudo, pelas articulações que continua fazendo em benefício da Santa Casa.
Roberto Massafera, ex-prefeito de Araraquara (1993 a 1996), ressaltou a atuação de Dimas Ramalho na área da saúde municipal e na criação da Tabela SUS Paulista, iniciativa que tem o objetivo de complementar repasses de recursos federais aos hospitais. “Essa homenagem é justa, não só pelo que você fez, mas pelo que você está fazendo”, afirmou.
Após receber a placa que representa o Diploma de Honra ao Mérito, Dimas Ramalho cumprimentou todos os presentes e aqueles que enviaram mensagens de congratulações. Para o homenageado, o evento, que recebeu representantes de todo o espectro político, representou a possibilidade de convivência entre pessoas com pensamentos e opiniões diferentes.
Dimas destacou que, no Plenário, estavam presentes amigos feitos ao longo de toda a vida, os quais incentivou a participarem do processo político. “Temos que entrar na política, porque as mudanças virão pela política, não pela guerra, não pela revolução, não pelo ódio e não pela ditadura. Só pela política democrática”, declarou. “Creio numa pátria inclusiva, que respeita as religiões, as etnias, os gêneros, que respeita toda forma de amor e sobretudo o ser humano”, complementou.
Também compuseram a mesa da Sessão Solene o tenente coronel da Polícia Militar Richard Cerqueira de Souza, comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o delegado seccional da Polícia Civil de Araraquara, Fernando Luís Giaretta, e o segundo defensor público de Araraquara, Luís Marcelo Mendonça Bernardes.
Além do presidente da Câmara, também acompanharam o evento os vereadores Aluisio Boi e Marcão da Saúde (ambos do MDB), Guilherme Bianco (PCdoB), Geani Trevisóli (PL), Dr. Lelo (Republicanos), Alcindo Sabino e Fabi Virgílio (ambos do PT) e João Clemente (Progressistas).
Sobre o homenageado
Dimas Ramalho nasceu em Taquaritinga (SP), e é cidadão araraquarense por outorga desta Câmara Municipal desde 1991.
Desde 2012, é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, instituição da qual é hoje vice-presidente e que já presidiu em 2016 e em 2022.
Previamente, construiu carreira política fundada em Araraquara, onde reside há mais de 40 anos. Exerceu três mandatos de deputado federal e três mandatos de deputado estadual. Acumulou também experiências de gestão no Poder Executivo do Estado e do município de São Paulo, primeiro como Secretário de Habitação do Estado de São Paulo no governo de Mário Covas, e depois como Secretário de Serviços do Município de São Paulo na administração de Gilberto Kassab.
No âmbito acadêmico, é coordenador dos cursos de pós-graduação latu sensu em Direito da Universidade Nove de Julho (Uninove) e professor licenciado de Direito Constitucional no Centro Universitário de Araraquara (Uniara).
Para ver e rever
A Sessão Solene foi transmitida ao vivo pela TV Câmara, no canal 17 da Claro, e pode ser conferida na íntegra na página do Facebook e no canal do YouTube da Câmara.
Publicado em: 08/12/2025 20:18:27