Em solenidade realizada na Câmara de Araraquara na noite desta quarta-feira (21), a Comenda Mérito Farmacêutico foi entregue a Jéferson Luis Yashuda.
O evento foi uma comemoração ao Dia Municipal do Farmacêutico, celebrado em 20 de janeiro, conforme instituído pela Lei Municipal nº 8.333/2014. A norma, de autoria do próprio Jéferson Luis Yashuda, também versa sobre a homenagem, a ser concedida anualmente aos profissionais farmacêuticos por “relevantes serviços prestados à profissão” – a indicação cabe à Seccional de Araraquara do Conselho Regional de Farmácia (CRF).
O conselheiro da Santa Casa, Roberto Massafera, falou sobre o potencial do Brasil na produção de medicamentos, endossou a profissão dos farmacêuticos e elogiou a carreira de Yashuda. “Sua família tem muito a se orgulhar”, disse ao homenageado.
O presidente da Associação Paulista de Municípios, Marcelo Barbieri, seguiu na mesma linha. “Nossa farmácia é orgulho mundial. Essa homenagem é correta”, opinou.
Para a diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara, Márcia Aparecida Silva Graminha, a data comemorativa é um reconhecimento à profissão. “Araraquara sempre acreditou na educação e na ciência. Há mais de cem anos, cidadãos visionários enxergaram que investir na formação de profissionais de saúde era investir na cidade, foi assim que surgiu a faculdade que represento aqui hoje”, rememorou.
O delegado regional da Seccional de Araraquara do CRF, Evandro Lucas Yashuda, irmão de Jéferson, relembrou a infância ao lado do homenageado e enalteceu sua trajetória profissional. “Agradeço pela dedicação com nossa família e com a cidade”, resumiu.
“Jéferson fez contribuições significativas à ciência farmacêutica, ao exercício da profissão e, principalmente, ao bem-estar da comunidade”, declarou o conselheiro do CRF do Estado de São Paulo, Fábio Ribeiro.
O presidente do Legislativo, vereador Rafael de Angeli (Republicanos), que conduziu a solenidade, destacou a carreira política de Jéferson, já que ambos foram correligionários no PSDB e colegas parlamentares na Câmara. “O Jéferson me ajudou muito, e aprendi muito com ele”, disse. “Ele foi eleito presidente da Casa por todos os vereadores”, pontuou.
Em seu discurso, Jéferson Yashuda agradeceu aos presentes, citou fatos de sua carreira política e profissional, e ressaltou a profissão. “Farmacêutico não cuida apenas de medicamentos, mas de pessoas”, constatou.
O homenageado
Jéferson Luis Yashuda nasceu em 29 de outubro de 1970 e é farmacêutico formado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp de Araraquara, onde concluiu a graduação em 1994. É cofundador da Farmácia Bandeirantes.
Yashuda foi eleito vereador para a 16ª e a 17ª legislaturas da Câmara, tendo sido presidente no biênio 2017-2018. Atualmente, é provedor da Santa Casa de Araraquara.
Publicado em: 21/01/2026 21:27:04