Frente parlamentar dos idosos pede continuidade de projeto social, esportivo e cultural na região Norte

Grupo de vereadores se reuniu com moradores e enviou sugestões para a Prefeitura; construção de Praça Sustentável também foi solicitada
Visualize fotos

 

A Frente Parlamentar em Defesa e Garantia dos Direitos dos Idosos protocolou duas Indicações solicitando que a Prefeitura dê continuidade a um projeto social, esportivo e cultural desenvolvido na região Norte de Araraquara e construa uma Praça Sustentável no Residencial Valle Verde.

 

Os documentos são resultado de uma reunião da frente parlamentar com moradores daquela região. Fazem parte da comissão os vereadores Paulo Landim (PT) — presidente —, Marcão da Saúde (MDB), Geani Trevisóli (PL), João Clemente (Progressistas) e Michel Kary (PL).

 

O encontro foi solicitado pelo projeto de Pós-Ocupação da Zona Norte, promovido pela Caixa Econômica Federal e realizado pela empresa Foco, e teve as presenças das técnicas sociais Marta Joaquim e Maria Cristina Theodoro.

 

Também participaram representantes da Prefeitura: a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jéssyca Alencar, e a subsecretária, Amanda Leal; a assessora especial de Políticas para Pessoas Idosas, Lúcia Helena Bento; e a assessora de gabinete da Secretaria Municipal de Cultura, Bárbara Marchezani.

 

Na reunião, o trabalho realizado pelo projeto de pós-ocupação foi apresentado e teve sua importância destacada, principalmente no pertencimento da comunidade aos espaços e na coletividade. O projeto teve origem na entrega de residências no Valle Verde, no início de 2016, e tem previsão de continuar até o final de março deste ano.

 

“Nós dialogamos e identificamos que a Prefeitura pode continuar as atividades com as turmas já formadas, a partir de abril. A sequência no trabalho é essencial para a comunidade e também para os idosos”, afirma Landim.

 

Atividades

 

Entre as atividades atualmente desenvolvidas pelo projeto, destacam-se:

- aulas regulares de futebol e balé para crianças;

- sessões de cinema mensais na Emef “Edmilson de Nola Sá” para a comunidade em geral;

- atividades no Quilombo Rosa todas as sextas-feiras à tarde, com duração de 3 horas, sendo 1 hora de palestras, 1 hora de artesanato e 1 hora de atividades esportivas para os idosos.

 

A frente parlamentar sugere que essas atividades sejam absorvidas pelas Oficinas Culturais, pelas Escolinhas de Esportes, pelos demais programas esportivos da cidade e pela Assessoria Especial de Políticas para Pessoas Idosas.

 

As secretarias municipais de Direitos Humanos e de Cultura receberam todas as sugestões durante o encontro.

 

Praça Sustentável

 

Outro encaminhamento da reunião foi o pedido para a construção de uma Praça Sustentável próxima ao campo sintético de futebol do Valle Verde e do Quilombo Rosa.

 

“Muitos idosos acompanham seus netos nas atividades esportivas realizadas no campo sintético, mas não dispõem de qualquer estrutura adequada para descanso, como bancos ou áreas sombreadas. A praça permitirá que esses idosos tenham um local seguro, confortável e acessível para se sentar, descansar e socializar, garantindo dignidade e inclusão”, dizem os vereadores no documento.

 

Também é mencionada a ausência de áreas públicas de lazer ou praças no Valle Verde. “A implantação de uma praça contribuirá diretamente para o fortalecimento dos vínculos sociais, promovendo encontros intergeracionais, atividades ao ar livre e maior integração entre os moradores”, destaca a Indicação.

 

Farmácias

 

Os idosos também levantaram a necessidade de atendimento 24 horas nas farmácias das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade. A questão está sendo dialogada com a Secretaria Municipal de Saúde para que seja verificada a possibilidade de essa ação ser concretizada.

 

Vereadores

 

Além do presidente da comissão, Paulo Landim, a frente parlamentar também esteve representada pelos vereadores Marcão da Saúde e João Clemente, além de representante da vereadora Geani Trevisóli.




Publicado em: 28/01/2026 19:19:26