Em virtude da confirmação de um caso de mpox em Araraquara, a vereadora Filipa Brunelli (PT) sugere, em Indicação enviada à Prefeitura, a realização de campanha de conscientização sobre a doença. Os objetivos são reforçar a divulgação de informações corretas e combater a disseminação de conteúdos falsos.
Para a legisladora, é fundamental orientar sobre sinais, sintomas e canais adequados de atendimento na rede municipal de saúde. Também é necessário intensificar ações de comunicação e prevenção junto a grupos em maior vulnerabilidade epidemiológica, especialmente populações-chave para as políticas de prevenção combinada ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, bem como pessoas em uso de profilaxia pré-exposição (PrEP).
“A mpox é uma doença viral cuja transmissão ocorre principalmente por contato próximo e prolongado. A experiência recente demonstrou que a circulação de informações equivocadas pode gerar tanto pânico social quanto negligência dos cuidados preventivos”, analisa a vereadora. É dever do poder público garantir que a população tenha acesso a informações baseadas em evidências científicas, evitando alarmismo desnecessário, mas também prevenindo a banalização do risco”, conclui.
Mais informações sobre a doença podem ser consultadas aqui.
Publicado em: 05/03/2026 12:30:20
Publicado por: Foto: Divulgação/Ministério da Saúde