Notícias



CEI dos Precatórios apresenta relatório final com recomendações à Prefeitura

Versão resumida do documento foi lida na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de terça-feira (4) pelas vereadoras Fabi Virgílio (PT), presidenta da comissão, e Luna Meyer (PDT), relatora

2301


A Comissão Especial de Inquérito (CEI) dos Precatórios apresentou na Sessão Ordinária da Câmara Municipal da última terça-feira (4) o relatório final dos trabalhos, que contém recomendações à Prefeitura de Araraquara.

Instaurada pelo Legislativo em junho do ano passado, a CEI apurou falhas trabalhistas e administrativas que contribuíram para a dívida de Precatórios e Requisições de Pequenos Valores (RPVs) contraída pela Prefeitura desde 2017.

Uma versão resumida do relatório foi apresentada na sessão pela presidenta da CEI, vereadora Fabi Virgílio (PT), e pela relatora, vereadora Luna Meyer (PDT). Também integram a comissão os vereadores Edson Hel (Cidadania), João Clemente (PSDB), Lucas Grecco (União Brasil) e Marcos Garrido (Patriota). A íntegra do relatório pode ser consultada no site da Câmara Municipal.

Os integrantes da CEI destacam que Araraquara é o município que mais deve precatórios no estado de São Paulo — ao final de 2022, o Município devia o valor de R$ 187.338.631,95 em precatórios trabalhistas, segundo consulta feita pela comissão ao Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.

Precatórios são requisições de pagamento expedidas pelo Poder Judiciário para cobrar o pagamento de valores devidos pelo Poder Público após condenação definitiva em processos judiciais.

No relatório, a CEI apresenta recomendações para que a Prefeitura de Araraquara garanta a transparência, a eficiência e a integridade dos processos de gestão de precatórios: a contratação de uma auditoria externa; estudar a possível revogação do Decreto nº 10.809/2014 (sobre plantões de médicos-horistas); a revisão e atualização dos procedimentos relacionados ao gerenciamento de precatórios e requisições de pequeno valor; a efetivação da Câmara de Conciliação e Arbitragem; reforçar a capacitação e o treinamento dos servidores envolvidos no gerenciamento de processos e recursos humanos, assim como estudos para a unificação dos RHs; uso de “compliance” para aprimorar a comunicação entre Procuradoria e RH; criação de uma Ouvidoria Trabalhista; cumprimento do novo Plano de Carreiras, Cargos e Vencimentos (PCCV) para não incorrer em precatórios futuros; observância das leis vigentes; regulamentação do HTP Livre (Educação); diálogo entre municípios para tratar da Lei 3.999/1961 (sobre intervalo de trabalho na categoria médica); análise sobre a legalidade do Acordo Coletivo da FunGota; e a criação de um novo Estatuto dos Servidores.

“Aqui acaba a CEI dos Precatórios. E espero, profundamente, que o Executivo acate todas as nossas recomendações como um passo mínimo que estreite relações e crie mecanismos internos com os demais órgãos, secretarias, autarquias, para que os precatórios, em um futuro próximo, sejam brutalmente diminuídos, ficando dentro de um padrão de excepcionalidade e que não venham a inviabilizar a gestão pública, como atualmente vislumbramos”, afirmou Fabi Virgílio na Sessão Ordinária.

A relatora, Luna Meyer, leu as recomendações feitas pela CEI ao Executivo e também deu um testemunho sobre os trabalhos de investigações. “Não existe um culpado, somente, para isso. A Prefeitura é um órgão imenso, composto por milhares de servidores. Não dá para dizer que a culpa é de ‘A’ ou de ‘B’, ainda mais quando a gente está falando de 6 mil processos. Nosso objetivo na CEI foi compreender as nuances de tudo o que estava acontecendo para que, de fato, fosse possível o início de uma solução”, declarou a parlamentar.

Metodologia
Durante os trabalhos de investigação, a CEI teve como base a análise minuciosa dos documentos fornecidos pelos órgãos públicos envolvidos, bem como o acompanhamento das tramitações legais e a realização de oitivas com representantes e servidores das instituições.

Inicialmente, a CEI solicitou informações à Prefeitura Municipal de Araraquara e aos órgãos vinculados, como a Procuradoria Geral do Município e o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae).

Após a análise documental, a comissão realizou oitivas com representantes e servidores das instituições envolvidas, como a Procuradoria Geral do Município, a Procuradoria do Daae e funcionários responsáveis pelo Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura.

Ao final das oitivas, a CEI encaminhou ofícios solicitando informações complementares e esclarecimentos adicionais a órgãos envolvidos, como a Procuradoria Geral do Município, a Secretaria Municipal da Educação e o Daae.


Publicado em: 06 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Márcia Lia é homenageada com o Prêmio ‘Heleieth Saffioti – Mulher Destaque’ 2025

14 de julho de 2025

Em sessão solene realizada na noite de segunda-feira (7), Márcia Aparecida Ovejaneda Lia – a deputada estadual Márcia Lia (PT) – recebeu o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” 2025, no Plen...



Quadra de escola do Jardim das Hortências precisa de atenção

14 de julho de 2025

Em Indicação encaminhada à Prefeitura, o vereador Marcelinho (Progressistas) pede serviços de reparos gerais da quadra poliesportiva da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Henrique Scabe...



Prefeitura afirma não ter recursos para realizar melhorias na USF Jardim Maria Luiza

14 de julho de 2025

No dia 3 de julho, o vereador Marcão da Saúde (MDB) enviou a Indicação nº 3188/2025 à Prefeitura, solicitando a instalação de uma cobertura metálica e de assentos na área externa da Unidade de Saúd...



Paralisação de obra em ponte causa transtornos a moradores do Maria Luiza III e Aclimação

14 de julho de 2025

A paralisação da obra da ponte entre os bairros Maria Luiza III e Jardim Aclimação tem gerado transtornos aos moradores da região. Por isso, o vereador Marcelinho (Progressistas) enviou o Requerime...



Agenda Cultural - 08/07

08 de julho de 2025

Música As Obscênicas é uma fanfarra debochada, feminina e feminista formada exclusivamente por mulheres. Com formação acústica, entre instrumentos de sopro e percussão, tocam uma mistura de jazz s...



Agenda Esportiva – 08/07

08 de julho de 2025

Vôlei feminino O vôlei feminino Sub-21 da Fundesport/Araraquara tem dois duelos pela Copa Regional da LRV (Liga Regional de Vôlei) antes de disputar os Jogos Regionais, na segunda quinzena de julh...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!