Notícias



Quatro projetos e uma indicação baseados na agenda Marielle Franco são protocolados na Câmara

Documentos foram elaborados pela bancada feminina

3625


Em homenagem ao Mês da Mulher, as vereadoras Fabi Virgílio (PT), Filipa Brunelli (PT), Luna Meyer (PDT) e Thainara Faria (PT)  protocolaram quatro projetos e uma indicação como parte da articulação da vereadora Fabi Virgílio com a Agenda Marielle Franco, iniciativa que sistematizou o legado da vereadora carioca em 2020 em um conjunto de pautas e práticas.

 

O Projeto nº 54/2021 visa instituir no Calendário Oficial de Eventos da cidade o “Dia Marielle Franco - Dia de Luta contra o genocídio da Mulher Negra”, a ser comemorado anualmente no dia 14 de março. A propositura tem como objetivo fortalecer a luta contra a violência e o assassinato de mulheres negras, que têm crescido ao longo dos anos.

 

O Projeto nº 51/2021 propõe a alteração da Lei nº 7.234, de 2 de abril de 2010, incluindo o Dia da Mulher Negra e o Dia de Tereza de Benguela, nome importante da história nacional, a ser comemorado anualmente no dia 25 de julho.

 

Já o Projeto de Lei nº 52/2021 almeja criar o Dossiê da Mulher Araraquarense, que consistiria na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas do município.

 

Também foi protocolado o Projeto nº 53/2021, intitulado “O assédio não é passageiro”, para criação de campanha permanente de enfrentamento ao assédio e à violência sexual em Araraquara.

 

Além dos quatro projetos, também foi feita a Indicação nº 1.054/2021 que sugere estudos para adesão ao programa “Espaço Infantil Noturno voltado para a primeira infância”, também chamado de Espaço Coruja, que visa dar suporte a responsáveis por crianças na primeira infância e que necessitam de apoio no horário noturno devido a compromissos profissionais ou acadêmicos.

 

Essa é a primeira ação conjunta da bancada feminina da Câmara da 18ª Legislatura. “Entendemos a importância e relevância do cenário que vivemos e, neste momento, é preciso a união de todas para superar as desigualdades. Assumi o compromisso com a Agenda Marielle Franco por entender que é preciso defender o legado desta mulher desbravadora que foi brutalmente assassinada”, argumentou Fabi.

 

Agenda Marielle Franco

A ação faz parte de uma articulação da Agenda Marielle Franco, iniciativa que sistematizou o legado da vereadora em 2020 em um conjunto de pautas e práticas defendidas por Marielle, e foi aderida por mais de 700 candidatas às Câmaras Municipais de mais de 170 cidades. 

 

A Agenda foi produzida pelo Instituto Marielle Franco, organização fundada pela família de Marielle com a intenção de lutar por justiça, defender a memória, multiplicar o legado e regar as sementes da parlamentar.

 

Após a eleição de 2020, 81 vereadoras eleitas se comprometeram com a Agenda. O Instituto convocou todas as eleitas (e ainda outras parlamentares nas esferas estadual e federal que se alinham à pauta) para protocolarem, juntas, 12 projetos de lei apresentados pela vereadora no Rio de Janeiro e que poderiam ser adaptados a outras localidades no país. Na lista de PLs, estão de fora projetos apresentados coletivamente ou atrelados diretamente à realidade do Rio de Janeiro.

 

Com informações da assessoria do gabinete da vereadora Fabi Virgílio (PT)


Publicado em: 08 de março de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova inclusão da ‘Corrida e Caminhada de São Bento’ no calendário de eventos de Araraquara

12 de junho de 2026

A “Corrida e Caminhada de São Bento”, realizada anualmente no mês de julho, será incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara após aprovação da Câmara.   O Projeto de Lei...



Diploma de Honra ao Mérito concedido ao Coletivo Bases premia trabalho social na periferia de Araraquara

12 de junho de 2026

Em reconhecimento a trabalho social desenvolvido na periferia de Araraquara, o Diploma de Honra ao Mérito foi entregue ao Coletivo Bases na noite desta quinta-feira (11) em Sessão Solene da Câmara...



Governador Tarcísio de Freitas recebe Título de Cidadão Araraquarense

12 de junho de 2026

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadão Araraquarense. A entrega da honraria foi realizada na tarde de quinta-feira (11), dura...



Agenda Cultural – 12/06

12 de junho de 2026

Literatura Entre gestos, posturas e respiração, o corpo brinca, imagina e narra, transformando a experiência em uma vivência criativa e divertida. “Erês aos Abàs: Corpos que contam no brincar”, co...



Agenda Esportiva – 12/06

12 de junho de 2026

Yoga Prática de yoga pautada pelas potencialidades inerentes a cada corpo, que objetiva respeitar histórias distintas e questionar acessos, estruturais e simbólicos, ao mesmo tempo que estimula a...



Avenida Sete de Setembro precisa de manutenção em pavimento, valeta e barreiras de proteção

12 de junho de 2026

Reparos no asfalto, em barreiras de proteção e em uma valeta localizados na Avenida Sete de Setembro foram algumas das Indicações feitas pelo vereador Rafael de Angeli (Republicanos) à Prefeitura....





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!