Fone: (16) 3301-0600

Memória: Prêmio 'Heleieth Saffioti'

Relembre as mulheres homenageadas


Heleieth Iara Bongiovani Saffioti (1934-2010) - Socióloga, professora, escritora e pensadora feminista, por unir a militância política com produção acadêmica, tornou-se uma referência no movimento feminista. Acesse a biografia na íntegra aqui.

 

O Prêmio

Instituído através do Decreto Legislativo nº 752/2011 e posteriormente normatizado pelo Decreto nº 777/2011, o Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque” homenageia mulheres que tenham se destacado profissionalmente e/ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.

 

Premiadas

  • 1º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 011/2012 à professora doutora CLARA PECHMANN MENDONÇA. 

1 A Premio Heleieth Saffioti

Clara Pechmann, filha de Jacob Pechmann R’Hmer e Rosa Shanemfeler, imigrantes austríacos que vieram para o Brasil após a Primeira Guerra Mundial, em 1924.

Nascida em nosso país, viveu os primeiros meses na cidade de São Paulo, mudando-se para São José do Rio Preto em 1926 e lá permanecendo por 20 anos. Em 1946, mudou-se para Araraquara a fim de graduar-se no curso de Farmácia da Unesp e aqui construiu sua trajetória profissional e social nos campos da saúde, educação e pesquisa.

Casada com Dimas Mendes Mendonça, mãe de Gisela e Paulo Eduardo, e avó de Natália, Clara e José Eduardo.

Doutora em Microbiologia e especialista em Análises Químico-biológicas e Análises Clínicas, cooperou na Campanha Estadual de Erradicação da Malária entre os anos de 1950 a 1973.

Professora titular do Departamento de Ciências Biológicas, área de Microbiologia e Imunologia, também exerceu chefia nos laboratórios de análises clínicas da Santa Casa de Misericórdia de Araraquara e da Beneficência Portuguesa de Araraquara.

Fundadora do Gaspa, destacou-se, principalmente, por sua atuação no auxílio aos portadores de HIV, assim como no combate e na prevenção da doença.

Em 1997, recebeu da Câmara Municipal o Título de Honra ao Mérito e, em 2002, o Título de Cidadã Araraquarense.

 

  • 2º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 033/2013 à professora doutora LEIKO WAKIMOTO HANAI.

   2 Premio Heleieth Saffioti

Leiko nasceu no dia 1º de setembro de 1940 na cidade de Duartina (SP), onde estudou o primário e o ginásio em uma escola estadual. Posteriormente, mudou-se para Bauru a fim de cursar o Científico.

Em 1960, mudou-se para Araraquara para estudar na Faculdade de Farmácia até se formar em 1963. Neste período, para ajudar nas despesas de aluguel e para se manter, dava aulas particulares e no cursinho.

Depois de formada, em 1964, tornou-se docente da Faculdade de Farmácia e Odontologia de Araraquara, onde ministrou a disciplina de Química Inorgânica e Analítica.

Em 1966, casou-se com o araraquarense Frederico, filho de imigrantes japoneses, donos do bar do Hanai, na Rua 3, ao lado da Praça da Esplanada, famosa pelo ponto de encontro de jovens e pelo footing.

Tornou-se doutora em Ciências em fevereiro de 1969, ano também em que teve o primeiro dos seus três filhos.

Em 1977, passou a lecionar na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp, quando o instituto tornou-se parte desta universidade. Na ocasião, começou a ministrar a disciplina de Controle Químico de Fármacos e Medicamentos.

Prestou serviços para esta universidade até o início da década de 1990, quando se aposentou e começou a participar de atividades de voluntariado da Casa da Amizade dos Rotarys Oeste e Carmo.

Em 2001, começou a atuar também como diretora cultural da Associação Nipo-Brasileira de Araraquara, cargo ocupado durante a gestão dos presidentes Tatsuko Sakima, Nelson Cuniyoshi e Yuri Nakano. Neste período, foi também coordenadora do grupo das laboriosas, formado por mulheres que desenvolvem trabalhos manuais que são usados como brindes para o bazar beneficente do clube cuja renda é doada a entidades da cidade.

Undokai (competição esportiva), Keirokai (festa em homenagem aos idosos), noite do sukiaki, bingos beneficentes, aulas de Taiko, Tabanabata Matsuri são algumas das atividades fruto do seu trabalho como gestora cultural e preservadora da cultura nipônica.

Em 2008, recebeu da Câmara Municipal o Título de Cidadã Araraquarense e, no ano seguinte, tornou-se membro do Conselho do Fundo Social da Prefeitura do município de Araraquara.

 

  • 3º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 023/2014 a MARIA LUCIA DE OLIVEIRA GIL.

maria lucia1

Maria Lúcia de Oliveira Gil é natural de Minas Gerais, da cidade de Pimhui, graduada em administração de empresas pela Unaerp – Ribeirão Preto e possui formação na área de dependência química.

Casada com Milton Carmona Gil, mãe de três filhos.

É voluntária do Amor Exigente há 20 anos e atualmente coordenadora regional de mais de dez grupos de auto e mútua ajuda.

O Amor Exigente é um programa que desenvolve preceitos para a organização da família através da espiritualidade e com a ajuda de seus voluntários. Atua há 30 anos no apoio e orientação aos familiares de dependentes químicos e também para pessoas com comportamento inadequado, sendo seu foco principal desestimular a experimentação, o uso e o abuso do tabaco, do álcool e de outras drogas, assim como a luta contra tudo o que torna os jovens vulneráveis, expostos à violência, ao crime, aos acidentes de trânsito e à corrupção em todas as suas formas.

Para Maria Lúcia de Oliveira Gil, “para que um trabalho na prevenção tenha bons resultados, é preciso unir forças – comunidade, família, escola, associações de bairros e entidades que trabalham no bem estar social. O 7º princípio ético vem trazer uma reflexão de que a união de todos é fundamentada no respeito e na fraternidade. Que a lealdade, a honestidade e a verdade são deveres de qualquer pessoa, especialmente dos voluntários do AE”.

A unidade do Amor Exigente de Araraquara faz aproximadamente 120 atendimentos por semana e já efetuou, nesses 20 anos, aproximadamente 100 mil atendimentos em nossa cidade.

Em 2014, foi homenageada com o  Título de Cidadã Araraquarense.

 

  • 4º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 014/2015 a SILVIA PAULA VENDRAMIN BRUNETTI.  

Silvia Brunetti

 

Silvia Paula Vendramin Brunetti é natural de Araraquara, graduada em Psicologia pela Unesp - Assis, com especialização em Psicopedagogia.

Mãe de Ágatha Raíssa Brunetti de Paula, filha de Rudney Brunetti e Amelia Vendramin Brunetti.

Aprovada em concurso público, como psicóloga escolar em 1987, iniciou sua carreira na área da Educação desenvolvendo atividades com a equipe multiprofissional para a elaboração e implementação do Plano Municipal de Educação.

Por concurso interno, passou a ocupar o cargo de coordenadora técnica da Secretaria Municipal de Educação, desenvolvendo atividades do Programa de Educação Infantil e Recreação.

Por dez anos, exerceu a função de coordenadora técnica do Programa de Educação Complementar.

A partir de 2003, como coordenadora técnica na Secretaria Municipal da Saúde, atuou na Equipe Matricial de Educação Permanente desenvolvendo várias atividades, como cursos, palestras, seminários, conferências e eventos.

Em 2009, voltou à Secretaria Municipal de Educação exercendo a função de gerente de Educação Complementar, permanecendo até fevereiro de 2014.

Como secretária municipal de Articulação Institucional e da Participação Popular, prestou apoio institucional e técnico nas áreas de Administração e Logística, Coordenadoria de Articulação Institucional, Assessoria para Pessoas com Deficiências, Assessoria para a Diversidade Sexual, Assessoria à Juventude, Coordenadoria Executiva Especial de Promoção da Igualdade Racial, Coordenadoria Executiva de Defesa da Mulher e conselhos municipais.

Desempenhou várias atividades voluntárias: participação como fundadora do Grupo de Apoio ao Menor de Araraquara, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comcriar), apoio técnico no Centro de Promoção Educacional e Social na Comunidade (Ceproesc), participação no Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen), representante de pais e alunos no Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Araraquara (Comae), membro de comissão na Agência de Desenvolvimento de Araraquara (Ada), conselheira no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca/SP), participação como fundadora do Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti), entre outros.

Foi homenageada pelo  seu trabalho à frente de diversos departamentos da municipalidade, sua dedicação e apoio para a implantação de inúmeros projetos, principalmente no que tange a melhoria na qualidade de vida das crianças.

 

  • 5º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 012/2016 a Maria Helena Rolfsen Moda Francisco Barbieri, conhecida por "ZI BARBIERI".

 

IMG_4200

Maria Helena Rolfsen Moda Francisco Barbieri, "Zi Barbieri", é natural de Araraquara, graduada em Psicologia pela Unip.

Casada com Marcelo Fortes Barbieri (ex-prefeito de Araraquara), mãe de Matheus e Caio. Filha de Antônio e Lourdes.

Como presidente do Fundo de Solidariedade do município, realizou diversos trabalhos, como a introdução dos cursos de Construção Civil, Padaria Artesanal, Horta Comunitária, Escola da Moda, Escola do Serralheiro, instalações de academias para a terceira idade e promoção dos Jogos Municipais do Idosos, entre outras atividades.

Destaque especial são as campanhas do agasalho que abriram novas perspectivas com o conceito de "Roupa boa a gente doa", com ênfase na qualidade da peça doada e não na quantidade.

Foi homenageada pelo empenho e dedicação que exerceu suas atividades.

 

  • 6º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 042/2017 a Maria da Conceição Costa, conhecida por "IRMÃ EDITH COSTA".

 

abre

 

Irmã Edith era natural de Piracicaba, estudou na Escola de Artes.

Com seis anos e meio, quando estava sendo preparada pelas irmãs franciscanas para a 1ª Eucaristia, sentiu sua vocação religiosa.

Em 1949, aos 17 anos, entrou para o convento em Araraquara e em 1952 recebeu o hábito religioso e o nome Irmã Edith Costa.

Conhecida e admirada por seu intenso trabalho ao longo de 59 anos em transformar vidas, pioneira do Projeto de Educação para Adultos e Jovens de Araraquara (Proeaja), criado por ela em 1999, tendo como objetivo erradicar o analfabetismo em nosso município.

Foi homenageada por seu intenso trabalho em prol da alfabetização de crianças e adultos na cidade.

 

  • 7º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 006/2018 a Helena Francisco da Silva, conhecida como "HELENA DA ACÁCIA".

   

Helena Francisco da Silva é natural de Ibaté, nascida numa usina de cana-de-açúcar, onde o pai trabalhava.

Ainda pequena, após um grave acidente doméstico ao acender um fogão a lenha, enfrentou sua primeira batalha para sobreviver.

Mãe de cinco filhos: Taís, Tatiane, Rafael, Felipe e Almir. Avó de 12 netos.

Mulher de garra, sempre em busca de uma vida melhor, a cidadã araraquarense chegou a tirar o sustento da família do lixão até 2002.

Fundadora da Cooperativa Acácia, trabalha com cooperados, sendo na maioria mulheres, arrimos de família, que sustentam seus filhos pequenos.

Foi homenageada pela fibra, exemplo de luta, liderança e trabalho intenso em prol da construção de cidadania de pessoas que nunca foram reconhecidas.

 

  • 8º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 003/2019 a Dulce Consuelo Andreatta Whitaker.

Dulce Whitaker é natural de Curitiba/PR. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Sociologia da Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Oxford. Foi homenageada pelo Poder Legislativo com os títulos de Cidadã Benemérita e Araraquarense. É voluntária e colaboradora, atuando na pós-graduação em Educação Escolar do Campus de Araraquara, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Professora da Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente do Centro Universitário de Araraquara - UNIARA. É uma socióloga brasileira que está entre os maiores intelectuais da história da sociologia rural brasileira. Foi homenageada por prestar relevantes serviços nos movimentos sociais da cidade em defesa dos direitos humanos e em especial dos mais frágeis, pelo exemplo de amor democrático ao próximo, por valorizar a mulher no contexto da cidadania.  

 

  • 9º Prêmio “Heleieth Saffioti – Mulher Destaque”

Foi concedido através do Ato nº 004/2020 a Vera Lúcia Silveira Botta Ferrante.

Vera Botta é natural de Araraquara/SP. Graduada em Ciências Sociais e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP.  Durante sua trajetória como professora e pesquisadora, contribuiu para a questão de gênero ao olhar para as mulheres do campo e, junto a professora Heleieth Saffiotti e outras parcerias, desenvolveu os primeiros trabalhos acadêmicos sobre as desigualdades entre homens e mulheres nos assentamentos rurais. Também teve participação na política local, sendo eleita vereadora para as 11ª e 13ª Legislaturas. Atualmente é coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente e do PIBIC/CNPq/UNIARA. Desde 2016 é Pró-Reitora de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da Universidade de Araraquara. Foi homenageada por sua dedicação em diversas áreas, mas em especial ao movimento das mulheres do campo, de existência e coexistência entre a vida urbana e rural, sempre atuando no recorte de gênero, entre a academia e a aplicação de políticas públicas.

Nota: Em virtude da pandemia do COVID-19, a sessão solene de entrega do prêmio marcada para 27/03, teve que ser adiada.

 

Fontes:

  Atualizado até março/2020.




Publicado em: 26 de março de 2020

Publicado por: Silvia Gustavo

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Memorial

Outras Notícias

Fique por dentro


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituí...


Câmara debate sobre empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de quarta-feira (27), a palestra “Construindo um empreendimento sólido: plano de negócios e saúde financ...


Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, realizado pela Escola do Legislativo na noite de segunda-feira (25). A palestra “Conexõe...