Depois de quatro módulos, os vereadores de Araraquara encerraram o curso de oratória com orientações de como falar em público promovido pela Escola do Legislativo da Câmara de Araraquara. A atividade desenvolvida durante quatro semanas deu dicas teóricas e práticas elogiadas pelos parlamentes por trazer de forma direta informações que podem ser aplicadas por eles durante o atendimento ao público em eventos representando o Poder Legislativo.
“Foi bem satisfatório o curso porque nos deu uma série de dicas básicas que podemos usar no nosso cotidiano como o uso correto do microfone, a roupa ideal e como se portar diante de um público”, diz o vereador Adilson Vital (PV). Na mesma linha, o vereador Rodrigo Buchechinha (SDD) aprovou a iniciativa e já aguarda a próxima atividade do gênero. “A gente acha que sabe das coisas e descobre-se que não sabe nada. Aprendi sobre postura e voz.”
Para o vereador Edio Lopes (PT) o curso de deu dicas simples e práticas até de qual a hora exata de respirar.” A diretora acadêmica da Escola do Legislativo, Alessandra Santos Nascimento, acredita que o curso permitiu aos vereadores repensarem suas apresentações de modo a aperfeiçoá-las seja no que se refere a fala, seja no que tange ao posicionamento adequado do corpo e a utilização dos recursos audiovisuais.
Na última aula, Paulo Cardoso, responsável pelo curso, falou um pouco sobre as características do discurso que envolve o seu planejamento e certo conhecimento do assunto proposto, além de dicas de como iniciar uma apresentação principalmente com o apoio de recursos audivisuais. Na opinião de Cardoso, até o traje usado em público deve ser observado por quem está passando uma mensagem.
De acordo com a Escola do Legislativo participaram do quarto módulo do curso os vereadores: Roberval Fraiz (PMDB), Jair Martinelli (PMDB), Elias Chediek (PMDB), Adilson Vital (PV), Edna Martins (PV) e o farmacêutico Jéferson Yashuda (PSDB).
Publicado em: 27 de fevereiro de 2014
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), aplicado pela psicopedagoga Karina Maia, que é coordenadora executiva de saúde da...
A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...
Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...
Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...
Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...
Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.