Fone: (16) 3301-0600

Palestra busca esclarecer dúvidas sobre o câncer de mama




Outubro é mundialmente considerado o mês de prevenção ao câncer de mama. Por essa razão, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na terça-feira (8), uma palestra para tirar dúvidas sobre a prevenção, o diagnóstico e a doença em si.

A palestrante foi Dânia Garcia, que estava interpretando a enfermeira Chatifunda. Em 2014, ao tirar a blusa, Dânia notou que o bico de sua mama direita estava invertido e, ao procurar um médico, foi diagnostica com câncer. Por essa razão, ela explanou a importância de as pessoas conhecerem o próprio corpo para que qualquer alteração possa ser notada.

Na palestra, destacou-se que toda a população deve entender que esse não é um problema que acomete somente mulheres, mas também homens, portanto é necessário que eles também façam o autoexame.

Dânia buscou trabalhar o medo que as pessoas têm da palavra “câncer”. Afinal, deixar de falar não traz imunidade. “Muitas pessoas acham que se não falar a palavra não vai ter a doença, mas não funciona assim. Câncer é apenas um nome, assim como diabetes, colesterol e qualquer outro tipo de doença, e o medo de pronunciá-la não vai mudar nada.”

A enfermeira ainda falou sobre a necessidade de as pessoas não condenarem à morte quem acabou de ser diagnosticado com a doença, afinal, o câncer pode ter cura desde que o diagnóstico seja precoce e tratamento feito corretamente.

A ideia da palestra surgiu justamente por conta da campanha mundial que acontece nesse mês, o "Outubro Rosa", e busca levar informação a todos. “Como a palestrante falou, temos números altos da doença no país, e não acomete somente mulheres, por isso quanto mais conhecimento disseminarmos, mais seguros podemos ficar”, salientou a agente administrativa da EL, Alícia Gimenez.

“A palestra foi muito boa e esclarecedora, ensinou como se tocar e a conhecer o próprio corpo mesmo, para poder investigar o câncer de mama”, disse a participante Lilian Rocha.

O vereador Gerson da Farmácia (MDB), a presidenta da Câmara Municipal de Ibaté, vereadora Regina Célia Alves de Queiróz (PSDB) e a Assessora De Políticas Para Pessoas Com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, também estiveram presentes.

 

Confira as fotos aqui




Outras Notícias

Fique por dentro


Estudantes apresentam proposituras durante ensaio do Parlamento Jovem

12 de novembro de 2019

Começou a contagem regressiva para a Sessão da 6ª edição do Parlamento Jovem. Os 36 estudantes do 9º ano de 18 escolas municipais e estaduais de Araraquara que participam da etapa final do projeto reuniram-se no Plenário da Câmara Municipal na segunda-feira (11) para o primeiro ensaio geral da Se...


Poder Legislativo é apresentado a alunos do ensino fundamental

08 de novembro de 2019

A convite de professoras e coordenadoras do Colégio Anglo de Araraquara, as assistentes técnicas da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara, Ana Paula Escamilha e Bruna Cardoso Brasil de Souza, estiveram na escola, na segunda-feira (4), para uma palestra sobre o funcionamento...


Edição 2019 do projeto Parlamento Jovem chega à etapa final

05 de novembro de 2019

Mais de 750 alunos do nono ano das 31 escolas públicas, municipais e estaduais, de Araraquara participaram da edição 2019 do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal, cujo principal objetivo é aproximar os jovens da política. A primeira etapa contou co...




Estudantes do Caic do Vale do Sol visitam a Câmara Municipal

24 de outubro de 2019

A Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na manhã de segunda-feira (21), 50 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) e Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) “Ricardo Caramuru de Castro Monteiro”, do Vale do Sol. A atividade fez parte do projeto “Visite a Câmara”, promovi...