Outubro é mundialmente considerado o mês de prevenção ao câncer de mama. Por essa razão, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara organizou, na terça-feira (8), uma palestra para tirar dúvidas sobre a prevenção, o diagnóstico e a doença em si.
A palestrante foi Dânia Garcia, que estava interpretando a enfermeira Chatifunda. Em 2014, ao tirar a blusa, Dânia notou que o bico de sua mama direita estava invertido e, ao procurar um médico, foi diagnostica com câncer. Por essa razão, ela explanou a importância de as pessoas conhecerem o próprio corpo para que qualquer alteração possa ser notada.
Na palestra, destacou-se que toda a população deve entender que esse não é um problema que acomete somente mulheres, mas também homens, portanto é necessário que eles também façam o autoexame.
Dânia buscou trabalhar o medo que as pessoas têm da palavra “câncer”. Afinal, deixar de falar não traz imunidade. “Muitas pessoas acham que se não falar a palavra não vai ter a doença, mas não funciona assim. Câncer é apenas um nome, assim como diabetes, colesterol e qualquer outro tipo de doença, e o medo de pronunciá-la não vai mudar nada.”
A enfermeira ainda falou sobre a necessidade de as pessoas não condenarem à morte quem acabou de ser diagnosticado com a doença, afinal, o câncer pode ter cura desde que o diagnóstico seja precoce e tratamento feito corretamente.
A ideia da palestra surgiu justamente por conta da campanha mundial que acontece nesse mês, o "Outubro Rosa", e busca levar informação a todos. “Como a palestrante falou, temos números altos da doença no país, e não acomete somente mulheres, por isso quanto mais conhecimento disseminarmos, mais seguros podemos ficar”, salientou a agente administrativa da EL, Alícia Gimenez.
“A palestra foi muito boa e esclarecedora, ensinou como se tocar e a conhecer o próprio corpo mesmo, para poder investigar o câncer de mama”, disse a participante Lilian Rocha.
O vereador Gerson da Farmácia (MDB), a presidenta da Câmara Municipal de Ibaté, vereadora Regina Célia Alves de Queiróz (PSDB) e a Assessora De Políticas Para Pessoas Com Deficiência, Elisa dos Santos Rodrigues, também estiveram presentes.
Confira as fotos aqui
Publicado em: 08 de outubro de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
Com palestras sobre câncer de mama, saúde mental e direitos da mulher, o Fórum Municipal Outubro Rosa ocorrerá no Plenarinho da Câmara de Araraquara no dia 20 de outubro, das 14h às 17h. Interessados devem se inscrever, gratuitamente, por meio deste formulário. O evento, instituído por meio d...
Com inscrições esgotadas, o curso “BPC/LOAS, Auxílio Inclusão e Benefícios de Legislação Especial” será realizado na Câmara de Araraquara na próxima quinta-feira (16), a partir das 9 horas. A organização é da Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” e do Programa de Educação Previdenciária do INSS....
Seis Projetos de Lei e quatro Requerimentos aprovados, além de oito Indicações apresentadas. Este foi o saldo da edição 2025 da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo (EL) “Dulce Whitaker”, realizada na tarde de quinta-feira (9) no Plenário da Câmara de Araraquara – o evento reu...
Jovens do 9º ano de escolas municipais, estaduais e particulares de Araraquara se reúnem nesta quinta-feira (9), a partir das 15 horas, para exerceram a função de vereadores por um dia no Plenário da Câmara Municipal. É a edição 2025 da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) da Escola do Legislativo (EL...
Na manhã desta quinta-feira (02), foram divulgados no Plenário da Câmara os 18 projetos que participarão da Sessão do Parlamento Jovem (PJ) de 2025. Na sequência, foi realizado o sorteio das vereadoras e dos vereadores que serão, respectivamente, madrinhas e padrinhos de cada item. Os trabalh...
Na tarde da sexta-feira (26), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “Saúde Mental – Como Cuidar da Mente no Mundo Atual”, ministrada pela psicóloga Giovana Benassi Cezar. Organizada pela “Escola do Legislativo – Dulce Whitaker”, a atividade integra o Fórum Municipal...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.