Fone: (16) 3301-0600

Parlamento Jovem recebe resposta sobre Educação Financeira em escolas

Secretaria da Educação responde indicação apresentada por vereadores jovens


Mais uma propositura do Parlamento Jovem de 2019 recebeu resposta do Executivo. Trata-se da Indicação nº 5/2019, elaborada pela vereadora jovem Evilyn Vitoria Nascimento Camargo e pela suplente Dyane Lima Moreira, da Escola Estadual “Profª Ergília Micelli”, apadrinhadas por Edio Lopes (PT), que sugere a inclusão de aulas extracurriculares ou palestras com o tema "Educação Financeira" nas escolas públicas do município de Araraquara.

De acordo com as vereadoras jovens, o objetivo é proporcionar aos estudantes conhecimentos básicos sobre finanças, com a finalidade de que desde cedo os jovens possam ter contato com o tema, aprendendo a se planejar e tomar decisões financeiras ao longo da vida. “Acreditamos que cidadãos mais conscientes de seus atos evitam endividamento e consumo excessivo. Por meio de um planejamento financeiro, as pessoas podem realizar suas conquistas, organizar a aposentadoria e contribuir para a prosperidade do país”, defendeu Evilyn na Sessão do Parlamento Jovem, ocorrida em novembro.

Para a concretização do projeto, as estudantes sugeriram a realização de aulas e palestras semanais, em parceria com instituições e fundações que cederiam cartilhas para as escolas.

 

Parcerias em curso

 

Na resposta encaminhada à Câmara Municipal, a secretária da Educação, Clélia Mara dos Santos, informa, primeiramente, que a competência legal da pasta se restringe a ações nas escolas municipais. Ela acrescenta que a Prefeitura tem dois projetos em andamento em parceria, uma com a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e outra com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A Unesp vem desenvolvendo, há três anos, o projeto de Extensão Universitária “Educação Financeira para promoção da cidadania financeira” nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. O projeto é coordenado por Érika Capelato, docente do Departamento de Economia da Faculdade de Ciências e Letras (FCLAr).

Além disso, por demanda das próprias escolas, a Secretaria da Educação estabeleceu contato com o Sebrae, com a finalidade de introduzir noções de educação empreendedora e financeira em escolas de educação complementar do município.

 

O Parlamento Jovem

 

É um projeto desenvolvido pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, cujo objetivo principal é aproximar os jovens da política e educar para a cidadania. Na primeira etapa do projeto, os estudantes participam de aulas teóricas e práticas, nas quais recebem informações sobre o Poder Legislativo e seus instrumentos – projetos de lei, indicações e requerimentos. A seguir, participam da oficina de proposituras e elaboram as próprias, das quais 18 são escolhidas por uma comissão para serem apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, na presença dos vereadores oficiais, chamados, no projeto, de padrinhos.

Em 2019, mais de 750 alunos do 9º ano de 31 escolas públicas municipais e estaduais de Araraquara participaram do projeto. As 18 proposituras escolhidas foram apresentadas na Sessão do Parlamento Jovem, realizada no dia 14 de novembro, no Plenário da Casa de Leis.

Todas as proposituras aprovadas pelo Parlamento Jovem foram encaminhadas ao Poder Executivo pela Comissão Permanente de Educação da Câmara Municipal de Araraquara.




Outras Notícias

Fique por dentro


Escola do Legislativo de Araraquara participa do VII Encontro da APEL

12 de maio de 2020

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara participou, na sexta-feira (8), do 7º Encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (Apel), o qual foi realizado on-line, por meio de uma plataforma digital, de maneira segura, obedecendo às recomendações da OMS, Mi...


Parlamento Jovem tem resposta sobre criação de horta comunitária no Indaiá

17 de abril de 2020

A fim de contribuir com os cidadãos que não têm condições financeiras de ter uma alimentação adequada, as vereadoras jovens lsabelle Victoria de Oliveira Fernandes e Isadora Aparecida Martins Teixeira, participantes do projeto Parlamento Jovem 2019 apadrinhadas pelo vereador Paulo Landim (PT), en...


Secretaria da Educação conta com apenas um psicólogo em seu quadro

17 de abril de 2020

Na Sessão Oficial do Parlamento Jovem 2019, realizada em 14 de novembro do ano passado, as alunas Geovana Maria dos Santos e Larissa Tabata Maione, representando a Escola Estadual “Doutor João Pires de Camargo” e apadrinhadas pelo vereador Delegado Elton Negrini (PRTB), indicaram à Prefeitura o e...


História do Feminismo abre Mês da Mulher na Câmara Municipal  

09 de março de 2020

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Escola do Legislativo (EL) promoveu, na segunda-feira (9), uma tarde de reflexão sobre a condição feminina com a palestra “História do Feminismo”, ministrada pela psicóloga Juliana Superbi. A palestrante é responsável pelo projeto “Sobre Nós Mulhere...


Edição 2020 do Parlamento Jovem chega às escolas

02 de março de 2020

Na segunda-feira (2), foi dado início à segunda etapa do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. A Escola Estadual “Maria Isabel Rodrigues Orso”, no Jardim Adalberto Roxo, foi a primeira das 35 instituições participantes a receber a iniciativa....


Reunião com professores marca primeira etapa da edição 2020 do Parlamento Jovem

20 de fevereiro de 2020

Na quinta-feira (20), foi realizada a primeira etapa da edição 2020 do projeto Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal. Na ocasião, professores e coordenadores das escolas participantes se reuniram na Casa de Leis para receber orientações sobre as ativid...