Fone: (16) 3301-0600

Brasil é o segundo país da América Latina que mais registra crimes digitais

Informação foi dada durante palestra da Escola do Legislativo da Câmara Municipal


Os crimes digitais crescem cada dia mais. De acordo com o advogado da Comissão do Processo Eletrônico da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 5ª Subseção de Araraquara, Luis Felipe dos Santos Maciel, o Brasil é o segundo país da América Latina que mais registra crimes digitais. O dado foi apresentado durante a palestra da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal, “Crimes Digitais – Como identificar, prevenir e denunciar”, no Plenário da Casa de Leis, na tarde da quinta-feira (27).

A discussão foi intermediada pela vereadora Luna Meyer (PDT), presidenta da EL, e contou também com a presença do vereador Carlão do Joia (Patriota), autor do projeto de lei que instituiu e incluiu no Calendário Oficial de Eventos da cidade o Dia Municipal de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos, a ser celebrado anualmente no dia 1º de abril.

“É um meio que evoluiu muito rapidamente e a legislação não conseguiu acompanhar, tanto que estamos neste momento, no Congresso Nacional, debatendo fake news e vendo como isso será ajustado”, pontuou Luna. “O crime se atualiza todo dia e a lei não está acompanhando, então é importante fazermos essa discussão”, completou Carlão.

Maciel apresentou diversos dados, como o de um levantamento mostrando que ataques cibernéticos no Brasil cresceram 94% em 2022. O advogado também mostrou o que existe de legislação no país a respeito do tema, como a Lei nº 12.737/12 (Lei Carolina Dieckmann), a Lei nº 12.965/14 (Marco Civil da Internet) e a Lei nº 13.709/18 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

“Os crimes digitais são crimes que usam o meio tecnológico, podendo ser um celular, um computador, um tablet, mas que tenham como prioridade o uso da tecnologia, e pode ser uma tecnologia por meio de um vírus, um phishing, que seria um e-mail para ‘fisgar’ a pessoa a abrir um arquivo, um anexo, um link”, detalhou o palestrante.

No entendimento de Maciel, falta uma educação digital, “saber se comportar no meio da internet”. “Hoje, muita gente, principalmente crianças e adolescentes, tem acesso a conteúdos, a plataformas que não têm um gerenciamento, um cuidado. E até as pessoas idosas; tenho inúmeros casos no escritório, com roubos de dados e realização de empréstimos bancários”, informou.

Para o advogado, são necessárias também legislações estaduais e municipais de proteção de dados, de proteção contra crimes, fake news, cyberbullying. “O bullying e o cyberbullying, principalmente nas escolas, é muito grande. Recentemente, tivemos casos de ataques nas escolas, e isso sabemos que vem muito do bullying e do cyberbullying. É muito importante levarmos essa questão para dentro das escolas”, destacou.

“Quando levamos a informação para a escola, envolvemos toda a família, pois a criança vai chegar, vai contar em casa, vai falar o que aprendeu. Se tivermos um material educativo, como uma cartilha, melhor ainda”, completou e encerrou Luna.

O evento foi transmitido ao vivo pela TV Câmara e em todas as redes sociais do Legislativo, e os participantes receberão certificados da Escola do Legislativo. Confira a palestra na íntegra aqui.

 

Como denunciar

Em casos de publicações homofóbicas, xenofóbicas, discriminação racial, apologia ao nazismo e pornografia infantil, é possível realizar uma denúncia anônima e acompanhar o andamento da investigação. Para fazer a denúncia, basta acessar o site Safernet (http://new.safernet.org.br/denuncie), identificar o tipo de conteúdo ofensivo e informar o link para a publicação.

O Safernet é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, com foco na promoção dos Direitos Humanos, e tem parceria com diversos órgãos, como Polícia Federal (PF), Ministério Público Federal (MPF) e Procuradoria-Geral Federal (PGF), além de empresas como Google, Facebook e Twitter.

Na capital paulista, há duas delegacias especializadas no tema, mas a vítima pode recorrer a uma delegacia comum e registrar o ocorrido.




Outras Notícias

Fique por dentro


Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

29 de abril de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), aplicado pela psicopedagoga Karina Maia, que é coordenadora executiva de saúde da...


Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...


Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...