Fone: (16) 3301-0600

Câmara celebra o Dia de Conscientização da Síndrome de Down com fórum sobre o assunto

Curso básico de formação ocorreu no Plenário e foi mediado pela presidenta da Escola do Legislativo, a vereadora Luna Meyer (MDB)


Na quinta-feira (21), quando foi celebrado o Dia Internacional e Municipal de Conscientização da Síndrome de Down, a Câmara sediou o Curso Básico de Formação sobre a Síndrome de Down, ministrado pela professora do Instituto Conviva Down, Camila Fernanda Ferreira da Silva. A iniciativa foi realizada pela Escola do Legislativo da Câmara e Escola de Governo do Município de Araraquara em parceria com o Instituto Conviva Down.

A presidenta da Escola do Legislativo, a vereadora Luna Meyer (MDB), coordenou a atividade que fez parte do Fórum Municipal da Síndrome de Down, instituído pela Resolução nº 526 de 2023.

“Independentemente da compreensão do que a Síndrome de Down implica, o curso é uma ação importante para desmitificar muitos preconceitos, além de promover a conscientização, a inclusão e o respeito às pessoas com deficiência”, destacou a parlamentar.

Ao abordar os temas: conceitos básicos e legislação, desmistificando a condição da trissomia do cromossomo 21, inclusão na escola e no mercado de trabalho e aspectos de saúde da pessoa com trissomia do 21, a palestrante afirmou que existem 300 mil pessoas com Síndrome de Down no Brasil, registrando uma pessoa com Síndrome de Down em cada grupo de 650, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Depois de esclarecer vários aspectos sobre o assunto, realizando interações com o público sobre o que é mito e o que é verdade, e oferecendo dicas relevantes para os profissionais de educação no sentido de adaptar conteúdos nas disciplinas escolares, Camila terminou o curso dizendo que a pessoa com Síndrome de Down pode aprender de tudo.

“É preciso ofertar oportunidades às pessoas com Síndrome de Down porque existe um mundo de possibilidades. A síndrome de Down é a diversidade do pensar, do agir, do sentir e a sede do viver”, finalizou Camila.

Participaram do curso a gestora de unidade do Núcleo de Articulações e Soluções da Escola de Governo, a psicóloga Mônica Favoreto, e a estudante com síndrome de Down Maria Eduarda de Godoi Candido, além de profissionais da educação e da saúde.

O curso está disponível pelo canal da TV Câmara no YouTube.

 

Cromossomo 21

O Dia Internacional de Conscientização da Síndrome de Down é celebrado em 21 de março em alusão à condição genética com três cromossomos 21 ao invés de dois, também conhecida como Trissomia do cromossomo 21 (T21). A data é uma campanha de conscientização global da Organização Nações Unidas (ONU) desde 2012. No Brasil, a celebração foi instituída pela Lei nº 14.306/2022. Em Araraquara, lei incluiu no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o "Dia de Conscientização da Síndrome de Down”.

 

Visibilidade

Usando meias coloridas e diferentes em cada um dos pés, Camila convocou o público presente a fazer o mesmo como referência à diversidade e também para dizer que o diferente é legal, divertido, além de ser alternativa para se falar do tema, despertando o interesse de saber o motivo da ação.




Outras Notícias

Fique por dentro


Mostra de literatura contemporânea apresenta trabalho de escritores araraquarenses

26 de abril de 2024

A primeira fase da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024” aconteceu na tarde da quinta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal, com a apresentação do trabalho de 12 escritores araraquarenses. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituí...


Câmara recebe ‘Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense’

24 de abril de 2024

Até o dia 10 de maio, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara recebe a exposição da “Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense – edição 2024”. A atividade faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, instituído pela Resolução nº 530/2023, e tem o objetivo principal de promove...


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituí...