Biografia do ex-servidor público municipal Euripes Ancelmo

Memorial da Câmara presta uma homenagem, relembrando um pouco da trajetória de vida do servidor público que ficou por 61 anos no Poder Legislativo araraquarense


Biografia

Euripes Ancelmo nasceu em 6 de abril de 1929, no Distrito de Silvania, Matão/SP, filho de José Cezarino Ancelmo e Angelina Pianisola Ancelmo.

De família numerosa, cresceu ao lado dos irmãos Ercilia, Maria Lourdes, Guiomar, Carlos, Werthe e Maria Teresa.

Mudou-se com a família aos 6 anos de idade para a cidade de Araraquara, e aqui realizou seus estudos primários. 

Ficou órfão muito cedo de pai e ainda jovenzinho, aos 13 anos, iniciou sua vida profissional no Cartório do Registro de Imóveis e Anexos da 1ª Circunscrição. Posteriormente, aos 16 anos, foi admitido na Prefeitura Municipal, exercendo a função de escriturário.

Euripes, aos 18 anos, funcionário dedicado e dinâmico, foi convidado, pelo então Prefeito Doutor Cândido de Barros, para prestar serviços ao Poder Legislativo araraquarense e tomar as providências preliminares para instalar a 1ª Legislatura, após o resultado das eleições com o voto popular, em novembro de 1947.

Contexto histórico: Em Araraquara, como em todos os lugares após a Revolução de 1930, a Câmara de Vereadores havia sido dissolvida, e somente com a promulgação da Constituição Federal de 1946 é que houve a realização de eleições no país, no final de 1947. A Prefeitura Municipal, nessa época, ocupava o prédio da atual sede da Câmara Municipal e, após os resultados das eleições, destinou parte do piso superior do prédio (atual plenário) para abrigar os 31 vereadores eleitos, convivendo, portanto, Prefeitura e Câmara no mesmo espaço, a partir de 1º de janeiro de 1948.

Euripes incumbido das atribuições que lhe foram designadas, servidor laborioso e cortês, participou da Sessão de Instalação no dia 1º de janeiro de 1948, assinando, em conjunto com vereadores e demais autoridades presentes, a ata dessa sessão, conforme podermos ver na íntegra da Ata de Instalação 1948.

Sempre atento e estudioso, encaminhava para apreciação dos vereadores todas as matérias que chegavam nesta Casa de Leis, preocupado para que tudo saísse corretamente. No fim do primeiro ano da 1ª Legislatura, passou a trabalhar definitivamente para a Câmara Municipal de Araraquara.

Nas legislaturas seguintes, muitas coisas mudaram no funcionamento da Câmara Municipal, com o aperfeiçoamento de equipamentos e dos trabalhos administrativos e legislativos, sempre sob o olhar atento de Euripes.

Nos anos de 1960 houve a separação física entre a Câmara Municipal e Prefeitura, sendo que o Poder Legislativo transferiu-se para o prédio da Praça Pedro de Toledo (atual Museu Histórico).

Euripes Ancelmo (à direita) e funcionários da Câmara Municipal - Ano de 1964

 

Em 1974, com a construção de um edifício para abrigar a Prefeitura Municipal, o Poder Legislativo voltou para o prédio atual Palacete "Carlos Manço", agora ocupando o espaço com exclusividade.

Ao longo dos anos de serviços prestados ao Poder Legislativo araraquarense, Euripes Ancelmo exerceu várias funções como escriturário, secretário dos serviços administrativos, assistente legislativo, diretor do arquivo e mecanografia, galgando no ano de 1969, por merecimento, o mais alto cargo de Diretor Geral. Aposentado, anos mais tarde desempenhou atividades como Chefe de Gabinete da Presidência e terminou suas funções como Chefe de Protocolo, Arquivo e Memorial.

 

Prefeito Rubens Cruz - Presidente Gaeta e, no auxílio, Euripes Ancelmo - Ano 1970

 

Por sua competência, por diversas ocasiões foi colocado à disposição do Juízo da 13ª Zona Eleitoral da Comarca de Araraquara, para prestar serviços à Justiça Eleitoral.

Servidor público de um profundo conhecimento e educador dentro do Poder Legislativo, Euripes auxiliou nos trabalhos do seguintes Presidentes: 1. José Clozel, 2. José Amaral Velosa, 3. Jorge Borges Corrêa, 4. Mário Ananias, 5. Otto Ernani Muller, 6. Pedro Marão, 7. José Galli, 8. Hermínio Pagotto, 9. José Mussi, 10. João Vergara Gonzales, 11. Álvaro Waldemar Colino, 12. Flavio Ferraz de Carvalho, 13. Wilmo Gonçalves, 14. Miguel Tedde Nego, 15. José Alberto Gonçalves, 16. Rubens Bellardi Ferreira, 17. Arnaldo Izique Caramuru, 18. GildoMerlos, 19. Manoel Marques de Jesus Júnior, 20. Geraldo Polezze, 21. José Roberto Cardozo, 22. Tadeu José Alves dos Santos, 23. Omar de Souza e Silva, 24. Valderico Jóe, 25. Eduardo Lauand, 26. Carlos Manço e 27. Edna Martins.

Presidente Valderico Jóe e, em pé, Euripes assessorando a Mesa - Ano 2001

 

Em 2004, o Chefe de Gabinete da Presidência Euripes Ancelmo acompanhou todo o processo de transferência da sede do Poder Legislativo, que apresentava problemas estruturais, para um prédio alugado, localizado na Avenida José Bonifácio.

 

Euripes assessorando votação (prédio localizado na Avenida José Bonifácio) - Dez/2006

 

Em fevereiro de 2008, após reformas de infraestrutura, a Câmara Municipal retorna ao prédio da atual sede, época em que Euripes já havia sigo designado para exercer o cargo de Chefe de Protocolo, Arquivo e Memorial, em virtude da criação do Memorial da Câmara de Araraquara, através da Resolução 350/2007, cujo objetivo era resgatar, registrar e manter o acervo próprio da memória dos fatos do Poder Legislativo araraquarense, para o qual Euripes tinha um conhecimento inigualável. 

 

Presidenta Edna Martins e, em pé, Euripes assessorando - Ano de 2008