Fone: (16) 3301-0600

Escola do Legislativo discute atividades para 2019




A vereadora Thainara Faria (PT), presidenta da Escola do Legislativo, se reuniu, na quarta-feira (30), com as assistentes técnicas Bruna Brasil e Ana Paula Escamilha para discutir o calendário de atividades para o ano de 2019. Algumas alterações no Projeto Político-Pedagógico da Escola estão sendo analisadas, com o intuito de trazer mais dinamismo e interação para projetos, como o Visite a Câmara, que passará a ser realizado toda última segunda-feira do mês. As ações do instrumento que visa aproximar o Legislativo da sociedade devem começar em meados de março. Neste mês, em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, estão programados seminários com temas voltados ao público feminino, como autonomia financeira e empreendedorismo. Para a vereadora, a Escola do Legislativo necessita de mais visibilidade perante a sociedade. “É um instrumento importante que realiza um trabalho incrível, aprimorando o conhecimento técnico parlamentar e político dos vereadores, servidores e assessores. Além disso, por meio de palestras e oficinas, os cidadãos têm a possibilidade de ter uma capacitação em assuntos referentes à politica”, pontuou. “Estamos otimistas em relação às iniciativas que pretendemos por em prática neste ano”, frisou Bruna Brasil. Ana Paula Escamilha completou dizendo que “o calendário será composto por atividades que levem conhecimento e qualificação às pessoas”.

Confira os temas já programados para cada mês, os quais poderão ser abordados através de palestras, seminários, oficinas e outros eventos:

Março: Autonomia financeira e empreendedorismo para mulheres

Abril: Semana das Matrizes Africanas

Maio: Jornada Legislativa (eventos para a explanação de assuntos relacionados à função e ao trabalho do Legislativo)

Junho: Fórum da Defensoria Pública

Julho: Reservado às atividades internas, como o Visite à Câmara, e finalização dos processos para início do Parlamento Jovem em agosto

Agosto: Semana Rodolpho Telarolli (mostrando a história da cidade com mais detalhes) / Debate sobre privatizações / Início do Parlamento Jovem (curso de formação para professores e coordenadores das escolas participantes e curso de formação política para estudantes do 9º ano do ensino fundamental)

Setembro: Parlamento Jovem (oficina de proposituras nas escolas)

Outubro: etapas internas do Parlamento Jovem e Visite a Câmara

Novembro: etapas internas do Parlamento Jovem e Sessão Oficial

Dezembro: Há planejado um debate com um tema atual

Dentre outras atividades que serão divulgadas oportunamente.




Publicado em: 31 de janeiro de 2019

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Minicurso ‘Entendendo a sigla LGBTQIAPN+’ destaca importância política dos termos

10 de junho de 2026

Entender a sigla LGBTQIAPN+ é muito mais que saber o significado de cada letra, é entender a importância política e social de dar visibilidade e voz às pessoas que são representadas por ela. Esse foi um pensamento compartilhado pelos palestrantes do minicurso “Entendendo a sigla LGBTQIAPN+”, prom...


Escola do Legislativo abre inscrições para o minicurso ‘Entendendo a sigla LGBTQIAPN+’

08 de junho de 2026

Estão abertas as inscrições para o minicurso “Entendendo a sigla LGBTQIAPN+”, promovido pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker”. A atividade integra a programação do Fórum Municipal de Diversidade e Cidadania LGBTQIA+, criado pela Resolução nº 537/2024 para promover o reconhecimento, a inclus...


Palestra sobre abuso sexual infantojuvenil encerra programação do Maio Laranja na Câmara  

28 de maio de 2026

Finalizando as atividades do Fórum Municipal Maio Laranja, a Câmara recebeu na quarta-feira (27) a palestra “Abuso Sexual Infantojuvenil: sinais de alerta, prevenção e denúncia”, organizada pela Escola do Legislativo “Dulce Withaker”.   O encontro, que reuniu no Plenário profissionais das áreas...


Câmara de Araraquara recebe palestras de conscientização sobre o autismo

24 de abril de 2026

A Escola do Legislativo de Araraquara ‘Dulce Whitaker’ realiza na quarta-feira (29) o Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo, iniciativa voltada à promoção do diálogo, da informação e do fortalecimento dos direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).   O event...


Câmara recebe terceira edição da Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense

08 de abril de 2026

Na tarde de terça-feira (7), o Saguão da Câmara de Araraquara foi o palco da abertura da 3ª edição da Mostra de Literatura Contemporânea Araraquarense, atividade realizada pela Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” e que faz parte do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa.   A exposição perm...


Palestra na Câmara sobre mpox reforça a importância da prevenção e de hábitos de higiene

20 de março de 2026

“Mpox: o que todo mundo precisa saber agora”, tema da palestra realizada pelo médico infectologista Guilherme Roveri, na manhã desta sexta-feira (20), no Plenário da Câmara, disponibilizou informações sobre a doença, ajudando a população a reconhecer sintomas, a entender as formas de transmissão...