Fone: (16) 3301-0600

Parlamento Jovem 2015 – Ensino Médio dá um show de cidadania




Com o plenário lotado e um verdadeiro show de cidadania, foi realizada nessa quinta-feira (12) a terceira Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, organizada pela Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara reunindo alunos do Ensino Médio de 18 instituições de ensino das redes pública e particular, com estudantes de escolas estaduais e particulares.

A sessão ordinária dessa quinta-feira foi a conclusão da última etapa do Parlamento Jovem de 2015.

O evento é uma réplica de uma sessão ordinária tradicional, seguindo, inclusive o Regimento Interno da Câmara, adaptado para o Parlamento Jovem. Todos os vereadores oficiais participaram da sessão, cuja abertura foi conduzida pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara Vereador Elias Chediek e pela vice-presidente Vereadora Edna Martins, que também é presidente da Escola do Legislativo.

“É com muita alegria que realizamos pelo segundo ano consecutivo o Parlamento Jovem, para mostrar para a juventude o que é a verdadeira democracia e a importância do Legislativo. São estes jovens que em pouco tempo vão mudar esta política que está aí”, disse Chediek.

Edna Martins enfatizou que a Câmara realizou inúmeros projetos importantes este ano, entre eles o Parlamento Jovem. “Foram 1.755 alunos formados e mais de 54 propostas elaboradas nas escolas, das quais foram selecionadas 18 proposituras para serem apresentadas nessa Sessão”, disse a parlamentar.

Edna também agradeceu todas as instituições parceiras: Diretoria Regional de Ensino, Laboratório de Política e Governo da Unesp, a Secretaria Municipal de Educação, o Vice-prefeito Coca Ferraz, Objetivo, COC, SESI – 339, ETEC Anna de Oliveira Ferraz, além da Diretoria Legislativa, Diretoria da Escola do Legislativo e a todos os presentes.

Reforçou também que o objetivo do Parlamento Jovem é apresentar aos jovens de Araraquara a política, o que ela pode ser e como é grande e positiva no sentido de lutarmos por aquilo que é melhor para a cidade de Araraquara.

“Isso que acontece aqui hoje na Câmara acontece o ano inteiro nas escolas e nem sempre é divulgado e nem sempre as pessoas dizem que a Câmara Municipal faz isso aqui em Araraquara. O Brasil inteiro já reconhece nosso projeto que já recebeu prêmio pela forma como a gente faz”.

Edna disse ainda que o agradecimento maior vai para os alunos que participaram assiduamente desse projeto. “Quero dizer a eles que tenham coragem e venham participar dessa democracia. A Câmara Municipal está à disposição de todos sempre”, afirmou a vereadora.

 

Sessão

Na Sessão Ordinária do Parlamento Jovem, há um vereador titular e um suplente apoiados por um vereador oficial desta Casa de Leis. Na apresentação das proposituras, os vereadores jovens defenderam as suas ideias e os vereadores oficiais, que fizeram suas considerações.

Ao final da Sessão os estudantes receberam um Diploma de Honra ao Mérito Estudantil de Vereador Jovem por sua ação no Parlamento.

O Coordenador do Laboratório de Política da Unesp de Araraquara, Prof. Milton Lahuerta destacou a importância do trabalho desenvolvido para o Parlamento Jovem. “O trabalho de educação política é fundamental para que as pessoas possam desde cedo compreender alguns valores básicos para se possa ter uma democracia. Quero fazer uma saudação aos jovens vereadores participantes, a toda estrutura de ensino que deu condições para que o projeto pudesse acontecer e principalmente a Câmara Municipal, Escola do Legislativo e os professores do Laboratório de Política de Governo da Unesp que juntos contribuíram para que tudo isso pudesse acontecer e acima de tudo, uma saudação a juventude”, disse.

Em seu pronunciamento, o deputado Massafera disse que “os jovens vereadores araraquarenses tem um desafio pela frente, aprender muito, ter uma profissão e participar da política, pois é a única maneira da sociedade organizada sobreviver. Se a juventude, o cidadão como eles participarem do dia a dia da política, cobrando os vereadores, deputados, podem ter certeza que estarão mudando nosso país”.

Já o vice-prefeito Coca Ferraz em sua fala parabenizou a Câmara Municipal e os vereadores envolvidos pela iniciativa de criar a Escola do Legislativo. “Quero cumprimentar a responsável pelo Projeto do Parlamento Jovem, a Presidente da Escola do Legislativo, Edna Martins que tão bem conduziu os cursos na instituição durante todo o ano de 2015.Com esse curso estamos caminhando cada vez mais no sentido de valorizar o Legislativo e fazer com que a população participe cada vez mais da política de nossa cidade”, destacou Coca.

A Diretora Regional de Ensino de Araraquara, Maria José Zaccaro enfatizou a importância do Parlamento Jovem. “É com grande carinho que participamos há dois anos consecutivo desse projeto. É um trabalho sério realizado que só pode resultar em uma sociedade futura melhor. O que vimos nesta tarde e que me emocionou bastante, é um momento glorioso para a democracia do nosso país. Estão todos de parabéns pela organização”, disse a Diretora.

O diretor do Sesi, Alexandre Minghin afirmou que o Parlamento Jovem foi um show de democracia, de participação jovem em um momento importantíssimo do cenário político atual em que vivemos. “Somos levados por uma enxurrada de informações que em muitas oportunidades nos fazem desanimar e os vereadores jovens souberam nesta tarde o que é ser um representante do povo. Sem dúvida, um dia memorável nessa Casa de Leis em que todas as instituições envolvidas deram show de organização. Meus parabéns a todos e é um orgulho imenso pertencer a uma cidade que planta realmente jovens líderes”, enalteceu.

O Parlamento Jovem tem entre seus objetivos ampliar a cidadania, criar uma consciência política dos futuros eleitores e estimular o desenvolvimento de novas lideranças, além de mudar paradigmas e preconceitos da sociedade.




Publicado em: 13 de novembro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

18 de abril de 2024

Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17). Intit...


Podcast apresenta informações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

15 de abril de 2024

Está no ar o 11º episódio do podcast da Escola do Legislativo: “Abril Azul – Uma conversa sobre o TEA”. O programa apresenta um debate sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), atendendo ao Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo. O podcast recebe a coordenadora executiva de...


Parlamento Jovem 2024: projeto da Escola do Legislativo tem início na Câmara Municipal

12 de abril de 2024

Na quinta-feira (11), teve início a 1ª etapa do projeto Parlamento Jovem (PJ) 2024, intitulada “Conhecendo o Legislativo”, com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Waldemar Saffiotti”. Nesta fase, a Escola do Legislativo, responsável pela organização do PJ, recebe, na Câma...


Exposição ‘Mulheres Inspiradoras’ pode ser conferida no saguão da Câmara Municipal

04 de abril de 2024

Até o dia 15 de abril, o saguão da Câmara Municipal de Araraquara disponibiliza a exposição “Mulheres Inspiradoras: Trajetórias de Sucesso – Edição 2024”. A atividade, que teve sua abertura na tarde da terça-feira (2), faz parte do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, instituí...


Câmara debate sobre empreendedorismo feminino, plano de negócios e saúde financeira

28 de março de 2024

Com o objetivo de promover o debate e o reconhecimento das mulheres no campo do empreendedorismo e da ciência, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na noite de quarta-feira (27), a palestra “Construindo um empreendimento sólido: plano de negócios e saúde financ...


Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, realizado pela Escola do Legislativo na noite de segunda-feira (25). A palestra “Conexõe...