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EL realiza terceiro módulo de curso para educadores de Araraquara




Nos períodos da manhã e tarde da quarta-feira (11), cerca de 100 educadores, entre diretores, coordenadores, professores e supervisores da Diretoria Regional de Ensino, Secretaria Municipal de Educação e das escolas particulares Objetivo e Pueri Domus, participaram de mais curso desenvolvido pela Escola do Legislativo de Araraquara (EL), visando a realização do Parlamento Jovem.

O terceiro módulo do curso Poder Legislativo: Cidadania em Expansão, abordando o tema Relações Étnico-Raciais aconteceu no Plenarinho da Câmara com uma abrangente palestra do Professor Doutor Amauri Mendes Pereira, especialista em história da África e docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. O objetivo do evento é subsidiar os docentes e gestores para uma reeducação das relações étnico-raciais em sala de aula, mostrando em detalhes porque estudar a história da África, problematizando os limites e as possibilidades de lei constitucional para a expansão da cidadania.

Para a diretora acadêmica da Escola do Legislativo, Alessandra Santos Nascimento, “o tema relações étnico-raciais demonstra as dificuldades que encontramos para pensar um ensino de uma nova história, que contempla a diversidade de conhecimentos e as contribuições dos diferentes povos, em pensar um currículo onde o ensino da história africana esteja presente. Isso significa um desafio para a historiografia brasileira, mas é uma contribuição para o combate ao preconceito étnico-racial”. O professor Amauri disse que essa matéria até bem pouco tempo, “era importante”, mas jamais acontecia, nem no meio acadêmico e nem na sociedade. “Era importante, mas precisou de uma lei constitucional para modificar a Lei das Diretrizes e Bases”, destacou. Para Amauri “antes de ser pensada em termos de cultura,ou em termos econômicos, a nação brasileira foi pensada em termos de raça, decorre disso a necessidade de trabalharmos com esse conceito para superá-lo, essa precisa ser a perspectiva da luta contra o racismo no Brasil”, enfatizou. “Iniciativas como essa da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara são esforços efetivos para construir cidadania, democracia e justiça social no Brasil”, realçou para os presentes.

 

Parlamento Jovem

O objetivo do Parlamento Jovem é esclarecer o papel do Poder Legislativo, através de curso de formação e de oficina de projetos de lei para alunos do 9º ano das redes pública e particular de ensino. Antecedendo esse projeto, em parceria com o Laboratório de Política e Governo da Unesp de Araraquara, a Escola do Legislativo está promovendo um curso para contribuir na formação de educadores e gestores dessas redes. Na primeira etapa do projeto os educadores terão dezesseis horas divididas em quatro módulos temáticos: poder legislativo, inclusão, relações étnico-raciais; esse realizado nesta quarta-feira (11), além de diversidade sexual e gênero, em agosto.




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