Fone: (16) 3301-0600

Escola do Legislativo de Araraquara promove mais um curso

'Obstáculos à Democratização' foi tema debatido no Plenário da Câmara Municipal


A Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou na manhã da segunda-feira (18), no Plenário da Câmara Municipal, o curso “Obstáculos à Democratização”, em parceria com a Escola Legislativa “Paulo Freire”, de Limeira. O curso foi ministrado por Fernando Campos, cientista social e coordenador da EL limeirense. Aproximadamente, 20 pessoas acompanharam o debate, entre eles os vereadores Jair Martineli (PMDB) e Edna Martins (PV).

 

Para Campos, que é Mestre em Ciências Sociais pela Unesp de Marília e professor universitário em faculdades de Limeira, “este é mais um instrumento de qualificação dos servidores, políticos do legislativo e população em geral”. Segundo a Diretora Acadêmica da EL araraquarense, Alessandra Nascimento, “o curso gratuito, aberto a participação de todos, é mais uma iniciativa da Escola do Legislativo de criar um momento reflexivo sobre o tema da participação política”. Para ela, “a relevância do curso consiste no fato de trazer para uma linguagem mais didática conceitos complexos como patrimonialismo, coronelismo e populismo”.

 

Campos afirmou que se pode fazer um contraste entre Democracia ‘ideal’ e a ‘real’, entre o que idealmente deveria ser a democracia e o que na prática é realizado. “Em uma democracia ‘ideal’, há o autogoverno, ou seja, o povo exerce o governo. Já na democracia ‘real’, o povo é chamado para participar do poder, mas o faz mediado por algumas instituições técnicas”, disse. “O funcionamento insatisfatório desses arranjos legais promove um grande afastamento das decisões dos anseios do povo”. O cientista social, concluiu dizendo que “o Brasil está longe de ser um modelo democrático’, por conta de diversos fatores, entre eles a fragilidade de vínculos entre os representantes e os representados”. Para comparação, vale destacar que nos Índice de Democracia, compilado em 2011 pela revista The Economist, e a Suécia ocupa o 4º lugar, a Noruega está em 1º, seguido por Islândia e Dinamarca. O Brasil ainda ocupa uma posição intermediária.

 

Índice de Democracia

O Índice de Democracia é um indicador compilado pela revista The Economist, para examinar o estado da democracia em 167 países, se concentra em cinco categorias gerais: o processo eleitoral e pluralismo, as liberdades civis, o funcionamento do governo, participação política e cultura política. Os países são classificados em "democracias plenas", "democracias imperfeitas", "regimes híbridos" (todos considerados democracias) e "regimes autoritários" (considerados ditatoriais). Nesse ranking o Brasil ocupa o 45º lugar, considerado como uma democracia imperfeita. Já os Estados Unidos encontram-se no 19º lugar e o Japão em 21º, considerados países com democracia plena.

 

Confira o vídeo aqui.




Publicado em: 18 de novembro de 2013

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”.   Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental par...


Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de for...


Ciclo de palestras na Câmara debaterá TDAH, superdotação e altas habilidades

21 de agosto de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão serão os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) este mês. As atividades acontecerão no Plenário da Câmara e integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidad...


Importância da gestão correta de resíduos é destaque em palestra na Câmara

01 de julho de 2025

A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de sexta-feira (27).   Denominado “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Rev...


Racismo e letramento racial são temas de palestra realizada na Câmara

01 de julho de 2025

Conceitos de racismo e a importância do letramento racial foram alguns dos assuntos da palestra realizada no Plenário da Câmara na tarde de quinta-feira (26), que encerrou o ciclo de eventos com temática racial promovido pela Escola do Legislativo (EL).   O professor Fábio Mahal da Silva Gonçal...


Câmara recebe palestra sobre sustentabilidade nesta sexta-feira (27)

25 de junho de 2025

A Escola do Legislativo (EL) realiza, nesta sexta-feira (27), às 15 horas, a palestra “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e Consumo Responsável”.   O evento, que será conduzido pelo professor e advogado especialista em Direito Ambiental e Direito de Resíduos F...