Atividade on-line foi conduzida pela vereadora Fabi Virgílio (PT)
Para encerrar o ciclo de palestras “centenário Paulo Freire”, a Câmara de Araraquara realizou, na sexta-feira (17), nova atividade on-line. O bate papo, conduzido pela vereadora Fabi Virgílio (PT), presidenta da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura e da Educação, contou com a participação de professores, escritores, artistas e da população, que pôde participar por meio das redes sociais da TV Câmara Araraquara.
O tema central discutido foi a importância da arte para a emancipação do oprimido (Referência à obra ‘Pedagogia do Oprimido”). “Uma educação de emancipação do ser tem que vir pela via da arte e da cultura popular, pois elas são formas de expressão, de emancipação e de construção autônoma”, defendeu Rafaella Pucca, cientista social e pedagoga.
Nesse sentido, a parlamentar propôs a realização de um sarau online, no qual professores e escritores declamaram poesias sobre temáticas abordadas nos livros de Freire. Os artistas Bruno Caldeira, Bruna Inaraí, Tadeu Marcato, João Renato, Cassiano Ramos, Mariana Von e Reinaldo Oliveira fizeram apresentações. “Quando você não souber o que fazer, faça arte, faça poesia. É isso que move o mundo e a gente: essa engrenagem de vida pulsante”, frisou Fabi.
O evento foi realizado a partir de parceria com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp) e a Universidade Paulista (Unip) de Araraquara, e teve o apoio da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara, que emitiu certificado para os participantes.
Quem foi Paulo Freire?
Nasceu na cidade de Recife, em Pernambuco, no dia 19 de setembro de 1921. Foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimila o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Foi o brasileiro mais homenageado da história, com pelo menos 35 títulos de Doutor Honoris Causa de universidades da Europa e América; e recebeu diversos galardões como o prêmio da UNESCO de Educação para a Paz em 1986. Em 13 de abril de 2012 foi sancionada a Lei nº 12.612, que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.
Publicado em: 17 de setembro de 2021
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Categoria: Escola do Legislativo
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