Fone: (16) 3301-0600

Live propõe novas perspectivas para construção da cidadania do povo negro

Iniciativa da Escola do Legislativo foi conduzida pelo vereador João Clemente (PSDB) e teve como convidado o professor da Unesp, Carlos Henrique Gileno


A Escola do Legislativo, presidida pelo vereador Guilherme Bianco (PCdoB), realizou, na manhã desta sexta-feira (2), live com o tema "Movimento Abolicionista: Perspectivas para a Construção da Cidadania Plena do Povo Negro”. A atividade, conduzida pelo vereador João Clemente (PSDB), membro da Frente Parlamentar Antirracista, contou com a participação remota do palestrante Carlos Henrique Gileno, professor assistente doutor da Unesp, professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, editor-chefe da Revista Sem Aspas, membro da Associação Brasileira de Editores Científicos e vice-líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares sobre Cultura e Desenvolvimento.

Com o objetivo de analisar e discutir o impacto dos fatos históricos e políticos na população negra no combate ao racismo, Clemente afirmou que “situar o movimento abolicionista é primordial para entender o racismo estrutural no Brasil. Sabemos que existiu no Brasil um movimento propondo um abolicionismo distinto do que existiu de fato no país, com a existência da abolição da escravatura sem pensar em políticas públicas”, ressaltou.

Durante a live, professor Gileno assinalou que o movimento abolicionista surge em diferentes momentos na história Brasil, inclusive desde o período colonial, que acaba em 1815. “É relevante citar o jurista Agostinho Marques Perdigão Malheiro, que na segunda metade do século XIX abriu a discussão sobre atribuir ao escravizado a condição de coisa, sem personalidade jurídica, ou seja, considerado patrimônio de outrem. Se alguém maltratasse um escravo alheio não era processado por danos físicos, morais e psicológicos, mas por danificar a propriedade do outro. Então, sempre houve essa contradição entre pessoa e coisa”, detalhou o palestrante.

Nesse contexto, surgiram vários quilombos espalhados pelo país e o Estado apenas atuou como instrumento repressor desses movimentos sociais negros, de acordo com o professor, que aponta a mudança de paradigmas somente a partir da Assembleia Constituinte de 1823, “com José Bonifácio de Andrade Silva encaminhando projetos e reformas para abolir a escravidão, chegando a propor políticas públicas para os escravizados africanos e indígenas”.

Para Clemente, o resgate de pensadores do passado é essencial para entender como até hoje não existe no Brasil políticas públicas para a construção da cidadania plena do povo negro e de uma educação que preze por condições de inserir a população preta no contexto social e que lhe dê condições de renda paritária.

Ao incitar o debate sobre o tema, o professor destaca que o objetivo da atividade extrapolou a análise e discussão acerca do impacto dos fatos históricos e políticos na população negra e no combate ao racismo. “Temos que fazer uma revolução cultural na educação, cuidando da formação de professores em todas as partes do país, contribuindo para um ensino de qualidade e a cidadania completa das pessoas.”

Segundo Clemente, o exercício da vereança o impele a pensar em cidadania, uma vez que é dever dos vereadores propor leis e a Frente Parlamentar Antirracista, formada por ele, o vereador Guilherme Bianco (PCdoB) e a vereadora Thainara Faria (PT), desenvolve vários trabalhos, incentivando o debate. “O cidadão pleno é aquele que tem condições de saber seus direitos a partir de seus deveres”, concluiu.




Publicado em: 02 de dezembro de 2022

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Parlamento Jovem, cursos, palestras, podcasts: como foi o ano da Escola do Legislativo

20 de dezembro de 2024

Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara. Ao todo, 2.093 pessoas participaram dos eventos. No Pa...


Projeto Visite a Câmara recebeu quase 200 estudantes durante o ano

04 de dezembro de 2024

O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL), recebeu 189 pessoas em 13 visitas realizadas durante este ano. São alunos de unidades de ensino e de aprendizagem profissional, além de representantes de instituições. Por meio da iniciativa, moradores de Araraquara podem conhecer a estru...


Curso sobre equidade racial é realizado em Fórum Municipal da Consciência Negra

29 de novembro de 2024

Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escola do Legislativo (EL), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraq...


Vereadores eleitos para 2025 participam de curso promovido pela Escola do Legislativo

25 de novembro de 2024

Na tarde desta segunda-feira (25), a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou uma capacitação para vereadores eleitos de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão, antecedendo a semana de treinamentos que será oferecida pela Diretoria Legislativa. Comandado pela professora, pesquisadora e...


Curso gratuito sobre equidade racial nas organizações está com inscrições abertas

22 de novembro de 2024

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”. O evento é gratuito e...


Câmara realiza curso para vereadores do mandato 2025 a 2028

22 de novembro de 2024

Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso de Capacitação para Vereadores Eleitos, no Plenário da Casa de Leis (Rua São Bento, 887 – Centro). A...