Fone: (16) 3301-0600

Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de formação sobre autismo

Presidenta da EL, vereadora Luna Meyer (MDB) enalteceu a importância de abordar o assunto


O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara ficou lotado durante a manhã desta segunda-feira (29), onde foi realizado, também no modo online, o Curso de Formação Básica sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), aplicado pela psicopedagoga Karina Maia, que é coordenadora executiva de saúde da pessoa com autismo do Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavão Junior" (CMRA).

A iniciativa da Escola do Legislativo (EL) integra o Fórum Municipal Abril Azul – Conscientização do Autismo, instituído pela Resolução nº 531/2023 e contou com a participação de mais de 100 pessoas entre mães, pais e profissionais da área, com o propósito de promover a conscientização, a inclusão e o respeito às pessoas com autismo.

A ação tem parceria com o CMRA e, de acordo com a presidenta da EL, a vereadora Luna Meyer (MDB), a realização do curso é crucial, já que o assunto é desconhecido até mesmo por profissionais que atuam com pessoas com autismo.

 

Alta demanda

“Por mais que seja amplamente divulgado o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a gente percebe o quanto a nossa sociedade está despreparada e isso se reflete diretamente nos recursos que são direcionados para essa pauta. O poder público ainda não mensurou a quantidade de pessoas com autismo, tanto que no CMRA existe fila de atendimento porque não há recurso necessário para suprir essa demanda”, destacou a parlamentar.

 

Aspectos importantes

Durante quatro horas de curso, Karina abordou vários aspectos do TEA, iniciando a explanação pela definição e diagnóstico, contribuições genéticas e ambientais para o desenvolvimento do transtorno, pesquisas recentes sobre as causas do autismo, identificação de fatores de risco e prevenção. A explanação também englobou sinais do TEA, variação de níveis de suporte e funcionamento cognitivo no espectro autista, comorbidades frequentemente associadas ao TEA, importância da detecção e intervenção precoce, desafios e controvérsias no diagnóstico do autismo, avaliação multifatorial, abordagens terapêuticas, papel da equipe multidisciplinar no manejo do TEA e orientação parental, além de esclarecimento de dúvidas.

“Estou falando sobre a história para entenderem o quanto o autismo é complexo até hoje, porque ao tentarmos analisar indivíduos com TEA observamos que as evidências são de diferentes comportamentos. A definição do Manual Diagnóstico Saúde Mental (DSM) caracteriza e cita critérios para avaliação do autismo e, no DSM 1 (1952), o autismo era caracterizado como esquizofrenia. Já no DSM2 (1968) o autismo foi separado da esquizofrenia, mas ainda definido como um tipo de psicose infantil”, explicou Karina.

 

Visão abrangente

Segundo a palestrante, as mudanças nos DSMs influenciaram significativamente a forma como o autismo é diagnosticado, compreendido e tratado, promovendo uma visão mais abrangente e precisa do espectro autista.

“O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um conjunto de comportamentos que afeta cada indivíduo de modo e níveis diferentes com uma ampla variedade, por isso chamamos de espectro. O autismo é uma condição neurológica permanente que atinge o cérebro em maturação e que interfere em áreas importantes do desenvolvimento”, pontuou a psicopedagoga. Autistas não apresentam uma característica física que os diferenciam das outras pessoas, portanto é perceptível através do seu comportamento”, completou.

 

Números

Para Karina, não existe a consolidação do número de pessoas com autismo em Araraquara, mas a demanda para atender essa população é crescente. “Os dados atuais representam um aumento de 33% em relação ao estudo anterior de 2020 (1 pessoa para cada grupo de 54). “Numa transposição dessa prevalência de 2,77% da população teríamos hoje 6 milhões de pessoas com autismo no Brasil”.

 

Tríade de sucesso

Apesar de não ter cura, o tratamento do autismo é capaz de melhorar a comunicação, a concentração, o comportamento, auxiliando na qualidade de vida do próprio autista e da família dele. “Nesse sentido, o sucesso do tratamento passa pelo viés da família, da escola e clínica médica. Todos têm responsabilidade igual. A melhor terapia depende de cada caso, sendo a intervenção direcionada”, orientou Karina.

A palestrante finalizou o curso, falando sobre inclusão, amor, empatia e respeito, valores considerados imprescindíveis para gerar oportunidades para todas as pessoas, especialmente àquelas com autismo. “Agradeço a oportunidade de falar de um tema tão importante, porque falta esclarecimento. Além do conhecimento, o fórum contribuiu para promover a conscientização da condição da pessoa com TEA”, concluiu Karina.

O curso foi transmitido ao vivo pela TV Câmara: Canal 17 da rede a cabo Claro TV (NET), pelo Facebook e Youtube.




Outras Notícias

Fique por dentro


Parlamento Jovem, cursos, palestras, podcasts: como foi o ano da Escola do Legislativo

20 de dezembro de 2024

Durante o ano de 2024, a Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara deu sequência a seu trabalho de formação cidadã e realizou fóruns municipais, cursos, palestras, podcasts e os projetos Parlamento Jovem e Visite a Câmara. Ao todo, 2.093 pessoas participaram dos eventos. No Pa...


Projeto Visite a Câmara recebeu quase 200 estudantes durante o ano

04 de dezembro de 2024

O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo (EL), recebeu 189 pessoas em 13 visitas realizadas durante este ano. São alunos de unidades de ensino e de aprendizagem profissional, além de representantes de instituições. Por meio da iniciativa, moradores de Araraquara podem conhecer a estru...


Curso sobre equidade racial é realizado em Fórum Municipal da Consciência Negra

29 de novembro de 2024

Encerrando as celebrações do Mês da Consciência Negra, foi realizado na quinta-feira (28), o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”, uma iniciativa da Escola do Legislativo (EL), em parceria com a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraq...


Vereadores eleitos para 2025 participam de curso promovido pela Escola do Legislativo

25 de novembro de 2024

Na tarde desta segunda-feira (25), a Escola do Legislativo (EL) de Araraquara realizou uma capacitação para vereadores eleitos de Araraquara, Américo Brasiliense e Matão, antecedendo a semana de treinamentos que será oferecida pela Diretoria Legislativa. Comandado pela professora, pesquisadora e...


Curso gratuito sobre equidade racial nas organizações está com inscrições abertas

22 de novembro de 2024

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a Escola do Legislativo (EL) e a Gerência de Gestão de Pessoal da Câmara Municipal de Araraquara, realizam na quinta-feira (28), das 13 às 17 horas, o curso “Desafios e Estratégias para Promover a Equidade Racial nas Organizações”. O evento é gratuito e...


Câmara realiza curso para vereadores do mandato 2025 a 2028

22 de novembro de 2024

Com o objetivo de preparar os vereadores, tanto novos quanto reeleitos, para os desafios do mandato 2025 a 2028, a Escola do Legislativo (EL) promoverá, na segunda-feira (25), às 14 horas, o curso de Capacitação para Vereadores Eleitos, no Plenário da Casa de Leis (Rua São Bento, 887 – Centro). A...