Atividade ocorre na segunda-feira (17), às 15 horas, no Plenário da Câmara; inscrições estão abertas
A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” promoverá a oficina “Como elaborar projetos culturais para editais municipais”. O evento ocorrerá no Plenário da Câmara de Araraquara na segunda-feira (17), das 15 às 18 horas.
A responsável pela atividade será a pedagoga Carolina Alves Guimarães, chefe da Divisão Educativa de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura.
O objetivo será capacitar os participantes na elaboração de projetos culturais voltados aos editais municipais de Araraquara, abordando desde a construção da proposta até a formatação técnica exigida nos processos de seleção.
Pretende-se que sejam desenvolvidas habilidades práticas de planejamento, redação e adequação às diretrizes dos editais, incentivando a valorização da produção cultural local e o fortalecimento das iniciativas artísticas no município.
Serão abordados temas como escrita e estruturação de projetos culturais, análise e atendimento aos critérios de seleção dos editais, clareza e objetividade na descrição das propostas, e noções básicas de regulamentação e requisitos formais.
Inscrições
As inscrições para a oficina são gratuitas e podem ser realizadas por meio deste link. Participantes que assinarem a lista de presença terão direito a certificado, que será disponibilizado em formato PDF em até 15 dias úteis após o evento.
Quem é Carolina Alves Guimarães
Chefe da Divisão Educativa de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Carolina Alves Guimarães é graduada em pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Tem extensões em arte educação e em história da arte, e pós-graduação lato sensu em análise do discurso da imagem e em semiótica das artes pela mesma instituição.
Trabalha com elaboração de editais desde 2017 na Secretaria de Cultura, e desde 2018 integra bancas de Comissão de Seleção e Avaliação dos projetos do Município.
Publicado em: 11 de novembro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
O posicionamento na internet e nas redes sociais é fundamental para o êxito na carreira jurídica. A avaliação é do advogado Guilherme Galhardo Antonietto, que ministrou a palestra “Advocacia 360: do Início ao Sucesso” no Plenário da Câmara de Araraquara, na noite desta quarta-feira (29), em event...
A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” recebeu em 17 de outubro o Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã de 2025, concedido pela Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (Apel). A solenidade de divulgação dos contemplados aconteceu durante o 16º Encontro da Ape...
Promover um espaço de informação e reflexão sobre a saúde integral da mulher, abordando a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a importância do cuidado com a saúde mental e o conhecimento dos direitos e garantias legais, de modo a fortalecer a conscientização, a autonomia e o acesso a polí...
Na quarta-feira (29), a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” (EL) realiza a palestra “Advocacia 360: do início ao sucesso”, na modalidade presencial, com 1h30 de duração. O objetivo da EL é promover a capacitação e reflexão dos estudan...
Nesta quinta-feira (16), a Câmara recebeu a segunda turma do curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”, promovido pela "Escola do Legislativo Dulce Whitaker" (EL) em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)....
O vereador Balda (Novo) protocolou a Indicação nº 4744/2025, sugerindo à Prefeitura de Araraquara a realização de estudos técnicos para a instalação de estruturas de proteção acima do guarda-corpo de pontes e viadutos do município. Conhecida como “gaiola”, a estrutura tem como objetivo aumentar a...

O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.