Biografia do 4º prefeito eleito pelo povo, Benedito de Oliveira

 

Biografia

Benedito de Oliveira nasceu em 17 de fevereiro de 1907, na cidade de Araraquara/SP, filho de João Baptista de Oliveira, conhecido como “João do Norte”, e Maria Antônia Camargo de Oliveira, que posteriormente teve seu nome atribuído à “Via Expressa”.

De família numerosa, tinha os irmãos José Pedroso, Laura, Ignez, Maria e Antonia.

Seu pai, de Paraibuna/SP, veio trabalhar como cafeicultor e também passou a fornecer dormentes para a Estrada de Ferro Paulista em Araraquara.

Jovem trabalhador, Benedito iniciou na lida do café. Porém, com as mudanças na economia paulista após a crise de 1929, juntamente com seu irmão José, passou ao cultivo de barbatimão.

Benedito casou-se com Elvira Somenzari, filha dos imigrantes italianos e cafeicultores Camillo e Cezira Somenzari.

Dessa união, nasceram seis filhos, entre eles João Baptista de Oliveira Netto, que foi presidente do Sindicato Rural de Araraquara.

Anos mais tarde, o empreiteiro Benedito, conhecedor da localização das reservas de madeira da cidade, no momento em que as locomotivas passaram a ser movidas a lenha, fez disso um novo ramo de trabalho.

Agricultor.

Homem de família e muito dedicado ao próximo.

 

Vida política

 

Benedito entrega o Título de Cidadão Araraquarense ao então presidente da República João Goulart, em 11 de outubro de 1960

Iniciou sua vida política nas eleições de 1955, quando concorreu ao cargo de vice-prefeito na chapa com Rômulo Lupo, ambos eleitos para a 3ª Legislatura (1956 a 1959).

Em 4 de outubro de 1959, com 6.929 votos, sagrou-se vencedor nas eleições para exercer o cargo de prefeito do município de Araraquara, tomado posse em 1º de janeiro de 1960, na 4ª Legislatura (1960 a 1963).

Nesse mandato, governou a cidade seguindo as lições do seu pai e o espírito filantrópico, ficando conhecido como “Pai dos pobres”.

Empreendedor, foi o responsável pela construção da nova adutora de abastecimento de água e remodelação da Estação de Tratamento de Água, sendo introduzido pela primeira vez o tratamento com o flúor.

Durante seu mandato na Prefeitura Municipal, executou a canalização do córrego da Servidão, construiu a Fonte Luminosa, iniciou os trabalhos da famosa Via Expressa, entre outras benfeitorias.

Foi incentivador do mito da cidade mais limpa das três Américas.

Não disputou as eleições para a 5ª Legislatura, voltando somente a concorrer ao cargo de chefe do Executivo na 6ª Legislatura, obtendo o segundo lugar.

 

Homenagens em vida

Benedito de Oliveira foi homenageado com o título”Baluarte do Civismo e Dignidade Administrativa”, através da Lei nº 1.513 de 1966.

 

Falecimento

Foi com profundo pesar que a cidade de Araraquara e região recebeu a notícia do falecimento do ex-prefeito Benedito de Oliveira, ocorrida no dia 19 de abril de 1983, aos 76 anos de idade.

 

Homenagens póstumas

Teatro “Prefeito Benedito de Oliveira”

 

Foi homenageado denominando o Teatro de Arena, no bairro Melhado.

 

Homenagens póstumas à família

Sua mãe, Maria Antônia Camargo de Oliveira, foi homenageada denominando via pública, conhecida como “Via Expressa”.

Seu pai, João Baptista de Oliveira, também foi homenageado denominando via pública e escola estadual.

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

Fontes:

  • Cadastro de vereador – Siscam
  • Fotos 1 e 4 (arquivo próprio); foto 2 (jornal “O Imparcial” – 1999); e foto 3 (jornal “O Imparcial”).
  • Artigo: Jogo das forças políticas da vida de Araraquara: autoras Heloisa Michetti e M. Antonieta A.G.
  • Jornal “O Imparcial”
  • Informativo Sindicato Rural – edição jan/2014

 

 


Acesso Rápido