Biografia do ex-vereador e 7º presidente José Galli

Biografia

José Galli nasceu aos 29 de junho de 1901, na cidade de Santa Lúcia/SP.

Filho do senhor Maurício Galli (homenageado com denominação de via pública neste município “Rua Maurício Galli”) e da senhora Emília Luporini Galli.

Primogênito de família numerosa, vivia com seus irmãos Antonio Galli, Francisco Galli, Rosa Galli Fatori, Maria Galli Ziviani e Josefina Galli Medéia.

Trabalhou por muitos anos como funcionário público na Prefeitura Municipal de Araraquara e foi fiscal do então Distrito de Américo Brasiliense, que naquela época pertencia à Araraquara.

Casou-se com senhora Julia Angelina Barina e dessa união tiveram os filhos Maria de Lourdes Galli Dupas, Ivo Galli, Emilia Galli Bortollo, Terezinha Galli de Paula, Helena Galli Piovesan e Sonia Maria Galli Furlan.

Curiosidade: Em 1921, imigrantes italianos fundaram o Americano, time de futebol mais antigo da região. O campo de futebol ficava entre o velho prédio da atual Metalúrgica Brasiliense e do Fórum. As origens da cores do time foi inspirada nas cores da bandeira italiana. Jogadores como José Galli (centroavante), Carlos Bortolli, Victor Zilioli e outros fizeram parte da primeira equipe.

 

Vida Política

Entrou na política araraquarense nas eleições de 1955, tomando posse como vereador nesta Casa de Leis na 3ª Legislatura de 1956-1959.

Concorreu novamente nos anos seguintes e foi eleito vereador para a 4ª e 5ª Legislatura.

Político dinâmico, ocupou o nobre cargo de presidente do Legislativo no ano de 1960 e posteriormente no ano de 1963.

Também exerceu o cargo de 2º secretário da Mesa Diretora.

Durante o período que esteve no Legislativo araraquarense, desempenhou de forma ímpar o seu mandato.

Atuou como presidente e membro de diversas comissões permanentes.

 

 

Vida Política na cidade de Américo Brasiliense

Entrou na política américo-brasiliense e exerceu a vereança na 2ª, 3ª e 4ª Legislatura.

Foi vice-presidente daquele Legislativo na 3ª Legislatura para o período de 1973-1975.

Foi homenageado naquela cidade, denominando via pública e centro esportivo.


Homenagens

Foi reconhecido pelos relevantes e inestimáveis serviços prestados a este município, sendo agraciado com o título de Cidadão Benemérito através do Decreto Legislativo nº 43, de 27 de junho de 1972.

 

Falecimento

Foi com profundo pesar que o  nosso município recebeu a notícia do falecimento do senhor José Galli acontecida na cidade de Américo Brasiliense/SP, ocorrida em 1º de março de 1989, onde também exerceu a vereança por vários anos.

 

Homenagem Póstumas

Foi homenageado pelo Poder Legislativo, denominando via pública através do Lei Municipal nº 3669, de 06 de dezembro de 1989.

Bairro Jardim Zavanella

 

Texto/matéria: Silvia Gustavo/Memorial

Fontes:

 

 


Acesso Rápido