Histórico dos eleitos para a 9ª Legislatura (1983-1988)



  • VEREADORES ELEITOS

AEROVALDO DEL’ACQUA

Professor universitário do Instituto de Química da Unesp. Natural de Araraquara. Eleito para a 9ª Legislatura pelo PMDB com 1004 votos. Na Câmara, foi vice-líder do PMDB de 1985 a 1988. Foi também vice-presidente da Mesa Diretora de 1983 a 1985. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de saúde pública, educação e assistência social, como Presidente.
  • Comissão de finanças e orçamento, como membro;
  • Comissão de defesa do consumidor, como Presidente.

Atuou também em conselhos municipais, como o Conselho Municipal de Tributos, em 1983; o Conselho de Administração da Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara – FUNDART, no mesmo ano; ainda em 1983 foi suplente do Conselho Administrativo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Araraquara - DAAE. Em 1984 foi membro do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA – e em 1985 do Conselho Deliberativo e do Centro de Orientações e Defesa do Consumidor – CODECON. Em 1985 participou de um Comissão Especial de Vereadores (CE) que estudou, junto ao Prefeito Municipal, a reestruturação geral dos quadros do pessoal da Prefeitura e do Daae.

CARLOS ALBERTO MANÇO

Ver 6ª Legislatura.

DEODATA LEOPOLDINA TOLEDO DO AMARAL

Funcionária pública aposentada. Natural de Cravinhos/SP. Eleita pela primeira vez para a 9ª legislatura, foi também vereadora nas 10ª, 11ª e 13ª legislaturas. Na Câmara, foi vice-líder do PMDB de 1989 a 1992 e de 2002 a 2004, e líder desse mesmo partido em 2001. Foi também, de 1983 a 1985, 2ª Secretária da Mesa Diretora. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de saúde pública, educação e assistência social;
  • Comissão de justiça, legislação e redação;
  • Comissão de finanças e orçamento;
  • Comissão de defesa do consumidor;
  • Comissão de ordem social.

Em 1997 foi candidata a vice-prefeita na chapa de Marcelo Barbieri, ficando em 2º lugar com 28.094 votos. Em 1989 foi membro titular da Comissão de Ordem Social para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano foi Vice-Presidente da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos e membro suplente da Comissão de Finanças e Orçamento para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1991 foi indicada para substituir o vereador Paulo Monteiro de Barros Carvalho Homem no Conselho Municipal de Saúde do Departamento de Saúde e Promoção Social. No mesmo ano foi membro da CE que analisou, junto aos organizadores do Pacto Social Municipal de Sertãozinho, a possibilidade de criação da Comissão do Pacto Social Municipal de Araraquara. Foi também membro da CE que apresentou ao Secretário da Educação do Estado de São Paulo o diagnóstico local sobre os problemas educacionais, buscando possíveis soluções. Em 1992 foi indicada para integrar a Comissão de Política Salarial dos Servidores Municipais de Araraquara. Em 1993 licenciou-se do cargo de vereadora a fim de assumir a Secretaria Municipal da Promoção Social. Reassumiu o cargo de vereadora em 01/04/1996. Em 2001 foi membro da Comissão Organizadora para planejar a escolha das empresas que seriam agraciadas com o Certificado Responsabilidade Social- RS. Em 2003 foi membro da CE para avaliar a qualidade de vida no município de Araraquara, com ênfase nas questões da segurança alimentar, do emprego e da habitação. Nesse mesmo ano foi indicada para compor o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsan). Foi também membro da CE para acompanhar o processo de seleção dos candidatos do programa social "Frente da Cidadania"; compôs o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências (Comdef); e participou do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal. Ainda em 2003 foi membro da CE que tratou, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a solicitação da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia local para a realização de vistoria no seu hospital. Foi também indicada para compor o Conselho Operativo do Programa Fome Zero. Foi homenageada denominando o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), localizado no bairro Jardim Indaiá, através da Lei Municipal nº 8089 de 2013. Em 2014, a Resolução Municipal nº 413 denominou o prédio anexo da Câmara Municipal “Deodata Leopoldina Toledo do Amaral”.

 

DOMINGOS CARNESECCA NETO

Bancário. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 9ª e 10ª legislaturas. De 1985 a 1987 foi Vice-Presidente da Mesa Diretora. Foi também líder da bancada do PT. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Transportes Coletivos;
  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria;.

Em 1983 foi membro de uma CE que estudou a composição de preços nos transportes coletivos e outros fatores referentes ao assunto. No mesmo ano, foi membro titular do Conselho Municipal de Tributos. Em 1984 foi membro da CE que buscou, junto aos proprietários dos cinemas locais, uma solução para os três cinemas que encerravam suas atividades e renunciou ao cargo de Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Em 1986 participou de uma CE que estudou a situação dos ferroviários aposentados e pensionistas da Estrada de Ferro Araraquara. Em 1987 participou da Comissão Tarifária e de Preços do Município de Araraquara e foi também membro do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Paisagístico e Cultural do Município de Araraquara. Em 1988 foi membro da Comissão de Avaliação da Política Salarial da Administração Municipal. Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para elaboração da Lei Orgânica deste Município, além de relator da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos para elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano, foi também membro da Comissão de Sistematização  para a elaboração da Lei Orgânica deste Município e membro suplente da Comissão de Organização Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1990 participou de uma CE que estudou, junto ao Executivo Municipal, o Estatuto do Magistério deste Município. Foi também membro da CE para elaborar o projeto do Novo Regimento da Câmara Municipal, adequando-o às normas da Lei Orgânica Municipal. Em 1991 foi Presidente da Comissão Especial de Vereadores que estudou a situação dos mananciais de Araraquara. No mesmo ano, foi membro da CE que buscou, junto aos organizadores do Pacto Social Municipal de Sertãozinho, a possibilidade de criação da Comissão do Pacto Social Municipal de Araraquara. Em 1991 foi membro da CE que apreciou os diversos projetos de lei complementares do Executivo Municipal em tramitação no legislativo. Foi também membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos que estudou,  junto ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara. Em 1992 foi Presidente da Comissão Especial de Inquérito que analisou a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara - C.T.A. e buscou obter outros dados relativos à empresa.

ELIAS DAMUS

Ver 4ª Legislatura.

GERALDO ANTONIO ALVES

Comerciante. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 9ª e 10ª legislaturas. Na Câmara, exerceu a liderança do PDT – Partido Democrático Trabalhista. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1985 a 1987 e de 1991 a 1992, e 1º Secretário de 1987 a 1988. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Obras e Serviços Públicos;
  • Comissão de Finanças e Orçamento.

Em 1983 foi membro do Conselho Municipal de Tributos. Em 1985 foi membro da CE que estudou, junto ao Prefeito Municipal, a reestruturação geral dos quadros de pessoal da Prefeitura e do Daae. Em 1986, participou de uma CE que estudou a situação dos ferroviários aposentados e pensionistas da Estrada de Ferro Araraquara. Em 1988 foi membro da Comissão Municipal de Trânsito (Comutran). Em 1989 foi membro suplente da Comissão de Organização Popular e Defesa dos Cidadãos para elaboração da Lei Orgânica deste Município, além de membro suplente da Comissão de Finanças e Orçamento para elaboração da Lei Orgânica deste Município e membro titular da Comissão de Sistematização para elaboração da Lei Orgânica deste Município. No mesmo ano, foi membro titular do Conselho de Consumidores de Energia Elétrica da Companhia Paulista de Força e Luz. Em 1990 foi membro CE que averiguou, junto à COHAB de Campinas, o aumento das prestações mensais das casas do II Núcleo Habitacional Yolanda Ópice. Em 1991 foi membro da CE que estudou a situação dos mananciais de Araraquara. No mesmo ano, foi membro da CE que buscou, junto aos organizadores do Pacto Social Municipal de Sertãozinho, a possibilidade de criação da Comissão do Pacto Social Municipal de Araraquara. Foi também membro da CE que apresentou ao Secretário da Educação do Estado de São Paulo o diagnóstico local sobre os problemas educacionais, buscando possíveis soluções, e de uma CE que, juntamente com outras autoridades, pretendia visitar o Presidente do Grupo Pão de Açúcar, pleiteando o fechamento da loja em Araraquara.

GERALDO POLEZZE

Ver 8ª Legislatura.

GILDO MERLOS

Ver 4ª Legislatura.

JOÃO RODRIGUES DE SANTIAGO

Aposentado como serralheiro industrial. Natural de Palhano/CE. Eleito para a 9ª legislatura pelo PMDB com 945 votos. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria.
  • Comissão de Finanças e Orçamento.

Em 1983 foi membro do Conselho Municipal de Tributos. No mesmo ano foi membro da CE que estudou a composição de preços nos transportes coletivos urbanos e outros fatores referentes ao assunto. Em 1985 foi Presidente da CE que buscou, junto ao Prefeito Municipal, a reestruturação geral dos quadros de pessoal da Prefeitura e do Daae.

JOSÉ ROBERTO CARDOZO

Ver 8ª Legislatura.

JOSÉ SANTO PIFFER

Comerciante aposentado. Natural de Gavião Peixoto/SP. Eleito vereador nas 9ª e 11ª legislaturas e suplente convocado na 10ª, pelo PMDB. Foi 2º Secretário da Mesa Diretora de 1987 a 1988 e de 1995 a 1996. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Agricultura, Comércio e Indústria;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Defesa do Consumidor;
  • Comissão de Transportes Coletivos;
  • Comissão de Ordem Social.

Em 1983 foi membro da Comissão Municipal de Tributos. Em 1986 participou de uma CE que estudou a situação dos ferroviários aposentados e pensionistas da Estrada de Ferro Araraquara. No mesmo ano foi indicado para integrar o Conselho de Administração da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara (Fundesport). Em 1993, foi indicado para representar a Câmara Municipal na Comissão de Coordenação de Feiras-Livres do Município de Araraquara. Em 1995, foi membro dessa Comissão de Coordenação de Feiras-Livres do Município de Araraquara. Em 1994 e 1995 foi membro efetivo do Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Araraquara. Participou também de uma CE a fim de apurar possíveis responsabilidades pela permanência de inseticida BHC em um barracão abandonado da Cooperativa de Plantadores de Cana-de-açúcar. Em 1996 foi indicado para representar a Câmara Municipal na escritura de transferência das bancas 122 e 124 do pavimento superior do Mercado Municipal.

JULIO CESAR RENTE FERREIRA

Ver 8ª Legislatura.

MÁRIO THUYOSI HOKAMA

Ver 8ª Legislatura.

OMAR DE SOUZA E SILVA

Ver 8ª Legislatura.

PAULO MONTEIRO DE BARROS CARVALHO HOMEM

Médico. Natural de Barretos/SP. Eleito vereador para as 9ª, 10ª e 11ª legislaturas. Foi Vice-Presidente da Mesa Diretora de 1995 a 1996. Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Saúde Pública, Educação e Assistência Social;
  • Comissão de Ordem Social.

Em 1989 foi Presidente da Comissão de Ordem Social para a elaboração da Lei Orgânica deste Município. Em 1991 foi membro da Comissão de Líderes dos Partidos Políticos a fim de estudar, ao Prefeito Municipal, a contratação de uma empresa de consultoria econômica que ajudasse a apontar as diretrizes para o crescimento de Araraquara. Em 1991 e em 1993 foi indicado para integrar o Conselho Municipal de Saúde. Em 1993 e em 1995 foi indicado para representar a Câmara Municipal na Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart). Em 1995, foi indicado novamente para compor o Conselho Municipal de Saúde de Araraquara e o Conselho Regional de Política Cultural. Em 1996 ausentou-se do país de 1º a 8 de março para viajar oficialmente a Cuba representando a Câmara Municipal, juntamente com o Prefeito Municipal, a fim de tratar de intercâmbio cultural, científico e comercial. Em 2000 recebeu o título de “Cidadão Araraquarense” através do Decreto Legislativo nº 409. Em 2008 foi homenageado denominando o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), na Vila Melhado desta cidade, através da Lei Municipal nº 6.895.

TADEU JOSÉ ALVES DOS SANTOS

Radialista. Natural de Araraquara. Eleito para a 9ª legislatura pelo PMDB com 1176 votos. Foi 1º Secretário da Mesa Diretora de 1983 a 1985 e Presidente de 1985 a 1987. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Transportes Coletivos.

VANILDO SANTOS TEIXEIRA TRINDADE

Engenheiro civil. Natural de Araraquara. Eleito vereador para as 9ª, 10ª, 11ª e 12ª legislaturas. Na Câmara, exerceu a liderança e a vice-liderança do PMDB e posteriormente a liderança do PSDB. Participou das seguintes Comissões Permanentes:

  • Comissão de Obras e Serviços Públicos;
  • Comissão de Transportes Coletivos;
  • Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento;
  • Comissão de Justiça, Legislação e Redação;
  • Comissão de Obras, Serviços e Bens Públicos.

Em 1983 e em 1985 foi indicado para compor o Conselho Administrativo do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae). Em 1984, foi membro da CE que apurou, junto ao Daae, as razões que levaram grande número de consumidores de água à condição de inadimplentes. Em 1985 foi membro da CE que buscou, junto ao prefeito, a reestruturação geral dos quadros de pessoal da Prefeitura e do Daae. Em 1986, foi indicado para compor o Conselho Permanente das Indústrias - CPI. Em 1989 foi Presidente da Comissão de Política Urbana e Planejamento Municipal para a elaboração da Lei Orgânica deste Município e membro da Comissão Político-Administrativa e dos Poderes Municipais para o mesmo fim. Em 1990 foi membro da CE que buscou esclarecimentos, junto à Cohab de Campinas, sobre o aumento das prestações mensais das casas do II Núcleo Habitacional Yolanda Ópice. Em 1991 foi membro da CE que estudou a situação dos mananciais de Araraquara. Em 1992 foi membro da Comissão Especial de Inquérito para saber qual era a situação jurídica da Companhia Troleibus Araraquara - CTA, e obter outros dados relativos à empresa. Em 1993 foi indicado para integrar o Conselho Consultivo do Departamento Autônomo de Água e Esgoto. No mesmo ano foi indicado para compor a Comissão Verificadora e Avaliadora da Operacionalização e Manutenção do Terminal Rodoviário Intermunicipal e Interestadual de Passageiros de Araraquara e a Comissão de Revisão da Planta Genérica de Valores Imobiliários de Araraquara. Em 1994 foi indicado para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Araraquara (Comcriar). No mesmo ano, foi indicado para representar esta Câmara Municipal na Comissão de Avaliação de Política Salarial da Administração do Município de Araraquara e para compor a Comissão Especial destinada a promover a Política de Desenvolvimento Industrial do Município de Araraquara. Em 1995, integrou-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 1997, foi indicado para compor o Conselho de Administração Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara (Fundart) e foi membro da CE destinada a apresentar ao Executivo uma proposta de reforma fiscal e tomar outras providências. Ainda no mesmo ano representou a Câmara Municipal no Fórum Regional de Política Cultural, promovido pela Delegacia Regional de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Em 1999 foi indicado para compor a Comissão de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp. No mesmo ano foi também indicado para compor o Conselho da Comunidade, nos termos do artigo 8º da Lei das Execuções Penais.

  

  • SUPLENTES CONVOCADOS

FLÁVIO SOARES HADDAD

Funcionário público estadual autárquico. Natural de Araraquara. Suplente convocado para a 9ª legislatura pelo PT . Participou da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento. Exerceu o mandato substituindo vereador licenciado. Tomou posse em 25/07/1983.

LOURENÇO ARONE

Professor e supervisor de treinamento. Natural de São Lourenço do Turvo/SP. Suplente convocado para a 9ª legislatura pelo PMDB. Participou da Comissão Permanente de Justiça, Legislação e Redação. Exerceu o mandato substituindo vereador licenciado. Tomou posse em 23/05/1983. Foi homenageado denominando o Centro de Formação Profissional, localizado na Avenida Rodrigo Fernando Grillo, nº 467 - Jardim dos Manacás, através da Lei Municipal nº 7725 de 2012.

 

Saiba mais sobre as legislaturas anteriores nos links abaixo: 1ª Legislatura; 2ª Legislatura; 3ª Legislatura; 4ª Legislatura; 5ª Legislatura; 6ª Legislatura; 7ª Legislatura; 8ª Legislatura.




Publicado em: 09 de fevereiro de 2015

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Memorial

Outras Notícias

Fique por dentro


Datas Municipais Comemorativas no mês de Abril

28 de março de 2024

  Lei Data Assunto Dia da Comemoração 10788 03/05/2023 Dia Municipal da Conscientização do Autismo 02 7928 22/04/2013 Dia da Ordem Internacional do Arco Iris - meninas Assembleia Estrelas de Isis de Araraquara nº 32 06...


Datas Municipais Comemorativas no mês de Março

29 de fevereiro de 2024

          Lei   Data     Assunto   Dia da comemoração   7173   07/01/2010   Dia do Frentista     04/03   6987   04/05/2009   Dia do Policial Civil     06/03   4621   04/01/1996...


Datas municipais comemorativas no mês de fevereiro

29 de janeiro de 2024

        LEI DATA ASSUNTO DIA DA COMEMORAÇÃO 10808 24/05/2023 Dia da fundação da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araraquara 02 6064 28/11/2003 Dia do Guarda Municipal 04...


DATAS MUNICIPAIS COMEMORATIVAS NO MÊS DE JANEIRO/2024

21 de dezembro de 2023

  LEI DATA ASSUNTO DIA DA COMEMORAÇÃO 9539 23/04/2019 Dia da Folia de Reis 06 10685 01/02/2023 Dia Municipal da Resistência Democrática 08 10744 22/03/2023 Cortejo das Águas de Oxalá Segundo domingo...


Datas municipais comemorativas no mês de novembro

27 de outubro de 2023

LEI DATA ASSUNTO Dia comemoração 10.635 03/11/2022 Dia Municipal do Veganismo 01 5.824 17/05/2002 Dia do Barbeiro, Cabeleireiro e Artes Afins 03 7.565 08/11/2011 Dia do Policial Militar Veterano 10...


Datas municipais comemorativas no mês de agosto

31 de julho de 2023

  Lei Data Descrição Dia da comemoração 9.296 19/06/2018 Dia Bons Tratos aos Animais 6 10.304 01/09/2021 Dia Municipal dos Povos Indígenas 9 10.457 30/03/2022 Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilida...