OUVIDORIA - Perguntas Frequentes

 

1 - O que é uma ouvidoria?

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública. A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta, encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responde ao manifestante e conclui a manifestação.

 

2 - O que é uma manifestação?

A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões e sua satisfação com um atendimento ou serviço recebido. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.

 

3 - Quais são os tipos de manifestação?

  • DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo;
  • ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;
  • RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e
  • SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!
  • SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;
  • SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal.

 

4 - Quem pode se manifestar?

Qualquer pessoa, física ou jurídica.

 

5 - Como posso fazer uma manifestação?

Preferencialmente, por meio do sistema e-Ouv na Plataforma FalaBR, disponível em: https://falabr.cgu.gov.br/publico/SP/ARARAQUARA/manifestacao/RegistrarManifestacao

Entretanto, a manifestação pode ser realizada:

I – presencialmente, na unidade de Ouvidoria à Avenida Duque de Caxias, 528 – Centro;

II – por carta, no endereço Rua São Bento, 887 – Centro – Araraquara, CEP 14801-300, destinada à Ouvidoria da Câmara Municipal de Araraquara;

III – por e-mail, no endereço ouvidoria@camara-arq.sp.gov.br;

IV – por aplicativo de mensagens (WhatsApp), no número (16) 99797-6035;

V – por telefone, no número (16) 3301-0360.

 

6 - O que é o Fala.BR?

O Fala.BR é um canal integrado para encaminhamento de manifestações (acesso a informação, denúncias, reclamações, solicitações, sugestões, elogios e simplifique) a órgãos e entidades do poder público que aderiram ao sistema.

 

7 - Preciso me identificar para fazer uma manifestação? Há possibilidade de fazer uma manifestação de forma anônima?

As manifestações do tipo Simplifique; Sugestão; Elogio; Solicitação e Reclamação necessitam necessariamente da realização de cadastro no sistema.

Já a manifestação do tipo Denúncia pode ser realizada tanto mediante cadastro como de forma anônima, sendo que o manifestante que optar pelo anonimato não obterá um número de protocolo e nem receberá uma resposta da ouvidoria para sua manifestação.

 

8 - Quais as garantias de proteção à minha identidade?

Por força da Lei nº 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação) e Lei 13.460/2017 (Código de Defesa dos Direitos do Usuário dos Serviços Públicos), os órgãos e entidades públicas devem proteger suas informações pessoais, restringindo o acesso a quaisquer dados relativos à intimidade, vida privada, honra e imagem, a não ser que você autorize expressamente o acesso a estas informações.

 

9 - O que acontece com minha manifestação após o registro?

Quando você registra a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-lo: I -  ouvidoria poderá responder sua manifestação; II - solicitar que você a complemente; III - prestar orientações; IV - encaminhar para a unidade interna responsável por resolver a questão ou V - poderá também encaminhar para outro órgão/entidade, dependendo do caso. Você sempre será comunicado sobre o andamento adotado.

 

10 - Qual o prazo para receber a resposta?

O prazo para resposta é de 30 (trinta) dias, prorrogável por mais 30 (trinta) dias, mediante justificativa.

 


Acesso Rápido



Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!