Com a proximidade de nova cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2017, a Câmara Municipal de Araraquara promoveu, nos dias 1 e 2 de agosto, o “Curso Sobre Solenidades Municipais” para servidores no Plenarinho.
Ministrado pelo cerimonialista Djair de Souza, o curso objetivava um aperfeiçoamento da cerimônia de posse, já que a última se tornou referência para muitos municípios do Estado. Por meio de diversas simulações, o palestrante exemplificou várias situações, como a de posicionamento na mesa em eventos.
Para a servidora Jéssica Leal Mendonça, o curso foi muito interessante, pois se concentrou na cerimônia da posse e nomeação que será realizada em breve pela Câmara. “O curso contou com atividades práticas que tornaram o aprendizado mais significativo”, afirmou.
A programação do curso foi dividida em três partes. A primeira tratou sobre as origens e a evolução do cerimonial, cerimonial brasileiro, Decreto Federal nº 70.274 de 03/1972 – Normas do Cerimonial e a Ordem Geral de Precedência; símbolos nacionais – usos e costumes; e o cerimonial municipal.
A segunda parte envolveu temas como pré-evento, checklist, modelo de convites, formas de tratamento, lista de convidados, telemarketing, divulgação, roteiros das cerimônias, como administrar impontualidades, equipamentos a serem utilizados, visita precursora, trajes, treinamento da equipe, decoração e cenários, contratação e serviços de buffet, sonorização, segurança e recepção, segurança do evento, postura e aparência da equipe e pós-evento.
Já a última parte envolveu simulação e teste de conhecimentos com aplicação do conteúdo do curso nas solenidades de diplomação, posse e transmissão de cargo.
A nova assistente de cerimonial da Câmara, Camila Pazim, também aprovou o curso. “Gostei bastante. O curso trouxe muito aprendizado e será bem importante para o exercício do meu cargo. Fundamental para mim, principalmente porque contou com diversas atividades práticas.”
Publicado em: 02 de agosto de 2016
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
O posicionamento na internet e nas redes sociais é fundamental para o êxito na carreira jurídica. A avaliação é do advogado Guilherme Galhardo Antonietto, que ministrou a palestra “Advocacia 360: do Início ao Sucesso” no Plenário da Câmara de Araraquara, na noite desta quarta-feira (29), em event...
A Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” recebeu em 17 de outubro o Selo de Reconhecimento em Educação Legislativa e Cidadã de 2025, concedido pela Associação Paulista de Escolas do Legislativo e de Contas (Apel). A solenidade de divulgação dos contemplados aconteceu durante o 16º Encontro da Ape...
Promover um espaço de informação e reflexão sobre a saúde integral da mulher, abordando a prevenção e o tratamento do câncer de mama, a importância do cuidado com a saúde mental e o conhecimento dos direitos e garantias legais, de modo a fortalecer a conscientização, a autonomia e o acesso a polí...
Na quarta-feira (29), a partir das 18 horas, no Plenário da Câmara Municipal, a Escola do Legislativo “Dulce Whitaker” (EL) realiza a palestra “Advocacia 360: do início ao sucesso”, na modalidade presencial, com 1h30 de duração. O objetivo da EL é promover a capacitação e reflexão dos estudan...
Nesta quinta-feira (16), a Câmara recebeu a segunda turma do curso “BPC/LOAS, Auxílio-Inclusão, Benefícios de Legislação Especial”, promovido pela "Escola do Legislativo Dulce Whitaker" (EL) em parceria com o Programa de Educação Previdenciária (PEP) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)....
O vereador Balda (Novo) protocolou a Indicação nº 4744/2025, sugerindo à Prefeitura de Araraquara a realização de estudos técnicos para a instalação de estruturas de proteção acima do guarda-corpo de pontes e viadutos do município. Conhecida como “gaiola”, a estrutura tem como objetivo aumentar a...

O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.