A violência contra a mulher é histórica e atravessa diferentes modelos econômicos, têm raízes culturais presentes, independente de raça e etnia.
Em 1981 o dia 25 de novembro foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher como justa homenagem às heroínas da República Dominicana brutalmente assassinadas em 1960.
O problema da violência contra a mulher não é isolado, ele envolve ações afetivas, sonhos, partidos, projetos de vida, vergonha e humilhações. Muitas vezes ele acontece na própria família, sendo que a mulher prefere o silêncio e o sofrimento solitário a denúncia, com o objetivo de preservar a união familiar e evitar o rompimento de seus vínculos.
A cidade de Araraquara conta com diversas políticas públicas para a defesa de mulheres que são vítimas de violência doméstica.
Pensando esta questão, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara realizou, na última segunda-feira (23), no Plenarinho da Casa de Leis, a Mesa Redonda intitulada “Lei de Planejamento Familiar e suas implicações para a realização da Laqueadura: avanços e desafios”, que fez parte da programação do Seminário da Não Violência Contra a Mulher realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres.
A iniciativa desta mesa originou-se do debate travado durante a 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (IV CMPM). Na ocasião muitas participantes apresentaram demandas referentes ao processo de esterilização feminina e da dificuldade que as mulheres têm tido para acessar esta política. Assim, para que o município pudesse qualificar o debate acerca do tema e garantir que suas demandas fossem devidamente representadas na Conferência Estadual de Política para as Mulheres, compuseram a Mesa as Delegadas Municipais eleitas na IV CMPM, a vereadora Edna Martins que coordenou os debates, Maria Regina Rolfsen Francisco Chediek, Gianny Trevisóli, Amanda Vizoná e Fátima Correa.
A discussão suscitou diversas questões que serão apresentadas à Assistente Social do Ambulatório da Saúde da Mulher, Manuela de Alencar Faleiros, no próximo dia 2 de dezembro. Na ocasião a assistente social apresentará dados sobre as laqueaduras realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) do município. Essas informações subsidiarão a elaboração de um documento final que será apresentado à população de Araraquara e levado à Conferência Estadual das Mulheres, que será realizada nos dias 13 e 14 de dezembro.
Na sequência, as Delegadas e junto com o Conselho Municipal da Mulher se reunirão com Secretaria Municipal da Saúde com o objetivo de obter informações sobre a possibilidade e a viabilidade de migração do procedimento de esterilização feminina para a Maternidade Gota de Leite, de forma a reduzir a fila de espera pelo procedimento.
"Nosso propósito é qualificar cada vez mais as pessoas que atuam diretamente com a aplicação da Lei de Planejamento Familiar e garantir que os direitos conquistados pelas mulheres ao longo desses anos sejam devidamente respeitados e universalmente garantidos", afirmou Edna Martins.
Publicado em: 25 de novembro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Escola do Legislativo
A importância da gestão correta de resíduos na construção de uma sociedade mais sustentável foi abordada em uma palestra realizada pela Escola do Legislativo (EL) no Plenário da Câmara, na tarde de sexta-feira (27). Denominado “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Rev...
Conceitos de racismo e a importância do letramento racial foram alguns dos assuntos da palestra realizada no Plenário da Câmara na tarde de quinta-feira (26), que encerrou o ciclo de eventos com temática racial promovido pela Escola do Legislativo (EL). O professor Fábio Mahal da Silva Gonçal...
A Escola do Legislativo (EL) realiza, nesta sexta-feira (27), às 15 horas, a palestra “Gestão de Resíduos, Responsabilidade Compartilhada, Logística Reversa e Consumo Responsável”. O evento, que será conduzido pelo professor e advogado especialista em Direito Ambiental e Direito de Resíduos F...
A Escola do Legislativo (EL) convida o público para um momento de reflexão e aprendizado sobre a importância do letramento racial na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O encontro será realizado nesta quinta-feira (26), a partir das 14 horas, no Plenário da Câmara Municipal....
Na tarde desta segunda-feira (23), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu a palestra “A Contribuição Científica dos Intelectuais Negros no Mundo”, organizada pela Escola do Legislativo (EL), com o objetivo de conhecer e refletir sobre as contribuições históricas e contemporâneas de...
Na próxima segunda-feira (23), às 16 horas, a Escola do Legislativo (EL) convida o público a conhecer e refletir sobre as contribuições históricas e contemporâneas de intelectuais negros nas ciências. Mesmo diante das barreiras impostas pelo racismo estrutural, esses cientistas desempenharam...
O conteúdo do Portal da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Araraquara pode ser traduzido para a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) através da plataforma VLibras.
Clique aqui (ou acesse diretamente no endereço - https://www.vlibras.gov.br/) e utilize a plataforma.