Fone: (16) 3301-0600

Maternidade(s) imperfeitas

Maternidades possíveis e seus desafios foram debatidos em Mesa Redonda promovida pela Câmara


Na noite da segunda-feira (8), os desafios da maternidade foram discutidos na Mesa Redonda “Maternidade: pandemia, exaustão materna e políticas públicas”, realizada pela Câmara Municipal de Araraquara e conduzida pela vereadora Fabi Virgílio (PT).

Como pano de fundo de todos os problemas enfrentados por quem é mãe, está a sociedade patriarcal, capitalista e tecnológica. Isso porque, quando falamos da criação de filhos, quase sempre pensamos em obrigações da genitora e não dos genitores. Quando as dificuldades se acirram na maior crise sanitária da história, a pandemia de Covid-19, as mulheres são as mais afetadas. “A pandemia exacerbou as questões referentes à desigualdade de gênero. Ainda que as tarefas sejam divididas, a gestão do lar fica por conta das mulheres”, explicou a socióloga Maria Teresa Manfredo.

O século XX foi determinante para a inserção da mulher no mercado de trabalho, porém suas tarefas no âmbito privado não foram reduzidas. Nesse sentido, além do imperativo da velocidade e da produtividade na vida pública, há ainda também a obrigação de cumprir um papel esperado na maternidade. Maria Teresa explica que existe uma construção do ideal de boa mãe, daquela que se coloca depois dos interesses do filho, e que é necessário rompê-la. “As visões estereotipadas negam a possibilidade da mãe de errar e fracassar. Existem diversas maternidades, mas essa ideia de uma maternidade perfeita gera sofrimento psíquico”, argumentou.

 

Supermães ou mães adoecidas?

Conciliar vida pública ativa e maternidade perfeita é uma tentativa frustrante e inalcançável que pode gerar vários distúrbios psiquiátricos. Depressão, síndrome de burnout, ansiedade, crises de pânico, dentre outros. Por isso, a vereadora Fabi Virgílio reforçou a importância do debate: “Eu não sou mãe, mas sei dos desafios que muitas companheiras enfrentam e, por isso, precisamos questionar o modo de ser mãe imposto. Existem várias maternidades, inclusive aquelas consideradas atípicas”, explicou.

A gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo de Araraquara, Karina Maia, falou sobre os desafios das mães de filhos neurodivergentes, ou seja, indivíduos que possuem uma configuração neurológica atípica. De acordo com ela, muitas vezes, as mães se sentem e, em alguns casos, são responsabilizadas pelo diagnóstico de seus filhos. “Questionam como foi sua gravidez, se você bebeu, se fez alguma extravagância”, revelou.

Em outros momentos são taxadas de mães guerreiras, capazes de suportar todas as dores e dificuldades. Mas Karina alertou que essa romantização pode também ser responsável pelo sofrimento psíquico. “Nossas vidas não seriam mais fáceis se nossos filhos não tivessem deficiência, mas sim se a rede de suporte fosse mais forte”, enfatizou.

 

Autismo

As mães de crianças com autismo podem contar com o Centro Municipal de Referência do Autismo. "É um local onde as pessoas podem procurar informações sobre autismo e saber um pouco mais. Essas famílias todas têm acesso a essas informações, a esse acolhimento e a esse serviço. Lá, nos informamos como se fazem os encaminhamentos e temos uma equipe multidisciplinar, com fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e neurologista. É uma luz no fim do túnel para as pessoas que lidam com essa questão", destacou a gestora.

Quem desejar entrar em contato, deve enviar e-mail para o endereço centrodoautismo@araraquara.sp.gov.br ou ligar para o número (16) 3335-9463, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

 

Frente das Mulheres

A Mesa Redonda faz parte dos trabalhos da Comissão Especial de Estudos denominada “Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres”, instituída pelo Projeto de Resolução nº 2/2021, que tem como objetivo incentivar, desenvolver e apoiar discussões e ações relacionadas às mulheres, bem como formular diretrizes e incentivar a promoção de políticas que visem a eliminar a discriminação em face das mulheres. A frente, composta pelas vereadoras Fabi Virgílio (PT) e Filipa Brunelli (PT) e pelo vereador Paulo Landim (PT), também visa a promover debates e audiências sobre a defesa dos direitos das mulheres, a condição da mulher brasileira e o combate às formas de discriminação.

O evento teve emissão de certificado pela Escola do Legislativo e transmissão ao vivo pela TV Câmara. Não pôde acompanhar? Confira na íntegra: 

 




Publicado em: 09 de novembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Palestra abre Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência

26 de março de 2024

O passo a passo da venda de um produto ou serviço e informações sobre cada perfil de cliente. Esses foram alguns dos temas abordados no 1º encontro do Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência, realizado pela Escola do Legislativo na noite de segunda-feira (25). A palestra “Conexõe...


Câmara celebra o Dia de Conscientização da Síndrome de Down com fórum sobre o assunto

22 de março de 2024

Na quinta-feira (21), quando foi celebrado o Dia Internacional e Municipal de Conscientização da Síndrome de Down, a Câmara sediou o Curso Básico de Formação sobre a Síndrome de Down, ministrado pela professora do Instituto Conviva Down, Camila Fernanda Ferreira da Silva. A iniciativa foi realiza...


Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência apresenta palestras na Câmara

20 de março de 2024

Dentro da programação do Mês da Mulher, a Câmara de Araraquara, por meio da Escola do Legislativo, terá o Fórum Municipal de Mulheres Empreendedoras e na Ciência na última semana de março. O evento será composto por duas palestras nos dias 25 e 27, com transmissão ao vivo pela TV Câmara (canal 17...


Câmara e instituições de ensino assinam parceria para 10ª edição do Parlamento Jovem

13 de março de 2024

Foi dada a ‘largada’ para o Parlamento Jovem de 2024, programa da Escola do Legislativo (EL) de formação política para a cidadania. Na tarde de segunda (10), no gabinete da Presidência da Câmara, ocorreu a assinatura do termo de parceria com as redes municipal e estadual de ensino e com escolas p...


Estudantes de Aprendizagem Profissional participam do primeiro Visite a Câmara de 2024

08 de março de 2024

Aproximar a população da política. Esse é o objetivo do Visite a Câmara, projeto organizado pela Escola do Legislativo (EL), por meio do qual cidadãos podem conhecer a estrutura física da Casa Leis e participar de uma palestra sobre o funcionamento e o papel do Câmara Municipal dentro da sociedad...


Doenças raras são tema do ‘Fórum Municipal Fevereiro Roxo’ na Câmara

29 de fevereiro de 2024

Na tarde da quarta-feira (28), a Escola do Legislativo (EL) promoveu, no Plenário da Câmara de Araraquara, o Fórum Municipal Fevereiro Roxo – Doenças Raras, com a palestra “Direitos de Pessoas com Doenças Raras", ministrada pela advogada Heloisa Hernandes. O evento ainda contou com a exibição do...