Fone: (16) 3301-0600

Biblioterapia? Palestra na Câmara mostra como livros podem ser aliados da saúde mental

Evento foi organizado pela Escola do Legislativo e faz parte das atividades do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa


Você já ouviu falar de biblioterapia? “’Biblio o quê?’ é o que eu mais escuto”, iniciou Cidinha Pardini, biblioterapeuta, psicanalista, escritora e membro da Academia Araraquarense de Letras, em palestra realizada no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara na tarde da quarta-feira (17).

Intitulado “Biblioterapia: um bálsamo de cuidado”, o evento foi organizado pela Escola do Legislativo (EL) e faz parte das atividades do Fórum Municipal de Literatura e Imprensa, estabelecido pela Resolução nº 530/2023, proposta pelas vereadoras Luna Meyer (MDB) e Fabi Virgílio (PT) e pelos vereadores Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (MDB) e Rafael de Angeli (Republicanos), com o objetivo de debater o estado atual e os desafios da literatura e da imprensa; divulgar a legislação nacional e internacional que protege e regula os direitos autorais e a liberdade de imprensa; incentivar o desenvolvimento cultural através da literatura e a prática do jornalismo ético e responsável; fomentar e divulgar a produção literária de escritores araraquarenses; e combater a desinformação e as fake news.

Presidenta da EL, Luna abriu o evento destacando a importância de apresentar a biblioterapia. “Espero que as pessoas permitam que os livros possam ajudá-las, que se forcem a retomar o hábito da leitura, pois muitas acabam perdendo no dia a dia, na correria.”

Em contato com a biblioterapia desde 2001, Cidinha explicou que o termo foi atribuído no século XX, sendo muito utilizada durante as primeira e segunda guerras mundiais, quando médicos e bibliotecários selecionavam leituras para as pessoas que estavam feridas para que eles pudessem passar pelo momento interagindo. “Assim essas pessoas estavam sempre acompanhadas e cuidadas”, colocou a palestrante citando Mário Quintana. “O livro te traz a dupla delícia de poder estar só e ao mesmo tempo acompanhado.”

“Quando lemos ou quando ouvimos uma letra de música, ouvimos a música, entramos naquele ambiente e esquecemos as nossas dores muitas vezes, as nossas preocupações. Ouvir e contar histórias é uma prática milenar. Desde sempre aconteceu”, destacou. “Com a bilbioterapia, damos espaço para a fala, para que a pessoa dialogue, se identifique com a história que levamos”, completou.

Para ela, “quando o livro te toca, ele te transforma”. “Quando trabalhamos com a biblioterapia, selecionamos aquele livro para aquela pessoa, como se fosse um medicamento que o médico prescreve para um paciente. Se você errar no medicamento, a pessoa pode morrer. Se ele tomar o remédio na dose errada, também. Mas se ele tomar na dose certa, ele pode curar. Então quem pode trabalhar com a biblioterapia? Todas as pessoas que gostam de livros e de pessoas.”

Cidinha afirmou que a biblioterapia tem conceitos por várias pessoas. “Gosto de usar o conceito da professora Clarice Caldin, mestra da biblioterapia no Brasil. Ela conseguiu implantar na Universidade Federal de Santa Catarina como disciplina optativa no curso de Biblioteconomia.”

Segundo ela, a biblioterapia é composta por catarse (emoções), humor/riso (transforma dor em prazer), identificação, introjeção (de fora para dentro), projeção (de dentro para fora) e introspecção (reflexão).

Encerrando, Cidinha citou o livro “Viva e deixe viver: histórias de quem conta histórias”, de Maria Helena Gouveia. “Através das histórias, nos deparamos com a alegria e a tristeza ao mesmo tempo. Vivemos emoções desencontradas e temos o coração sempre pronto a sentir e explodir com emoções incríveis e inimagináveis.”

A palestra foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pode ser conferida na íntegra aqui.

 

Sobre o Fórum

O Fórum Municipal de Literatura e Imprensa é um dos fóruns temáticos educativos da Câmara Municipal de Araraquara instituído pela Resolução n° 511, de 9 de agosto de 2023, e deve ser realizado anualmente no mês de abril. Ele pode compreender seminários, encontros, "podcasts", textos e postagens informativas, cursos, oficinas de escrita, palestras, cine debates, exposições e quaisquer outros eventos que cumpram os objetivos do fórum.

Importante destacar que as despesas decorrentes da execução da resolução correm à conta das dotações orçamentárias próprias da Câmara Municipal de Araraquara, suplementadas se necessário.




Publicado em: 18 de abril de 2024

Publicado por:

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Escola do Legislativo

Outras Notícias

Fique por dentro


Palestra ‘Desconstruindo o TEA’ é apresentada na Câmara Municipal  

11 de setembro de 2025

Na tarde desta quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu uma palestra sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), organizada pela Escola do Legislativo (EL).   Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (...


Escola do Legislativo realiza palestra ‘Desconstruindo o TEA’

08 de setembro de 2025

A partir das 15 horas da quinta-feira (11), o Plenário da Câmara Municipal de Araraquara será palco de reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA).   Com uma abordagem baseada em Neuropsiquiatria, Neurodivergência, Classificação Internacional de Doenças (CID), Manual Diagnóstico e Est...


Fórum sobre TDAH e Altas Habilidades/Superdotação se encerra com foco em aprendizagem e emoções

02 de setembro de 2025

Foi encerrado na tarde da sexta-feira (29), no Plenário da Câmara Municipal, o ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) que integra o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD)”, criado em 2024....


Educação e disfunções sensoriais abrem fórum sobre TDAH e altas habilidades na Câmara

01 de setembro de 2025

Educação, neurodiversidade e inclusão são os temas centrais do ciclo de palestras organizado pela Escola do Legislativo (EL) iniciado na quinta-feira (28) no Plenário da Câmara Municipal. As atividades integram o “Fórum Municipal sobre Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e...


2ª fase do Parlamento Jovem 2025 termina com curso e oficina na Câmara

29 de agosto de 2025

Alunos de 20 escolas da rede pública estadual e municipal estiveram reunidos na tarde desta quarta-feira (27) no Plenário da Câmara para a realização do último encontro da 2ª fase do programa “Parlamento Jovem”.   Acompanhados de pais e professores, 40 estudantes do 9º do Ensino Fundamental par...


Parlamento Jovem 2025: ‘Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo’ iniciam segunda fase do projeto

21 de agosto de 2025

Iniciada em maio, a edição do Parlamento Jovem (PJ) de 2025 chegou à segunda fase do projeto com a realização do “Curso e Oficina sobre o Poder Legislativo”, nesta quarta-feira (20).   Alunos e professores de 13 instituições de ensino se reuniram no Plenário da Câmara para o primeiro dia de for...