Prêmio 'Zumbi dos Palmares' – Relembre todos os homenageados

Líder do quilombo dos Palmares, Zumbi nasceu em 1655, em Palmares, atual estado de Alagoas. Era descendente dos guerreiros imbangalas, de Angola. Embora tenha nascido livre, foi capturado pela expedição de Brás da Rocha Cardoso quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue ao padre católico Antonio de Melo em Porto Calvo, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa.

Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo, onde adotou o nome de Zumbi. Comandava as tropas do quilombo governado por Ganga Zumba. Em 1678, alcançou a liderança do quilombo, e combateu os portugueses durante 14 anos. Zumbi foi capturado e morto degolado em 20 de novembro de 1695. Palmares era uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas. Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e prática da cultura africana no Brasil Colonial. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

 

A premiação

Decreto Legislativo nº 570, de 17 de novembro de 2004, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, criou o “Prêmio Zumbi dos Palmares” mediante a escolha pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo de Araraquara (Comcedir), dentre as indicações enviadas a esta Casa de Leis e que objetiva:  I – Reconhecer e valorizar o trabalho de pessoas e entidades que lutam pela defesa dos direitos dos negros e negras e pelo combate ao racismo e preconceito étnico-racial; II – Incentivar ações da sociedade civil em defesa dos direitos humanos e pela igualdade racial; III – Firmar o compromisso do Legislativo municipal araraquarense na defesa dos direitos dos negros e negras e na busca de igualdade étnico-racial.

 

Homenageados:

1º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à professora Maria Nazaré Salvador – Edital nº 19/2005, que foi reconhecida pelo seu trabalho no resgate da cultura, história e religiosidade da população negra.

 

2º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à Ivone Camargo, que foi reconhecida por dedicar-se a vida à religiosidade e à construção da Escola de Samba “Estrela de Vila Santana”.

 

3º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido ao artista plástico Luiz Cláudio Barcellos – Edital nº 31/2007, que foi reconhecido por dedicar grande parte de sua vida à militância no movimento negro e na luta contra a discriminação racial.

 

4º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido a Lúcio José Maria – Edital nº 34/2008, apaixonado por instrumentos de sopro como o trombone, fundou a famosa banda “Banda do Lúcio”, atualmente realiza trabalhos voluntários com crianças e adolescentes em escolas públicas.

 

5º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido a Francisco Luiz Salvador – “Kiko” – Edital nº 16/2009, que tem uma militância no Movimento Negro, desde a fundação do Gana, entidade que lutou por inúmeras conquistas junto ao movimento negro de Araraquara.

 

6º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido a José Carlos Anselmo da Costa, conhecido por “Ziza” – Edital nº 16/2010, pintor, letrista e radialista, que foi reconhecido por sua na atuação em defesa dos direitos dos negros e negras e no combate ao racismo.

 

7º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à socióloga Alessandra de Cássia Laurindo – Edital nº 19/2011, que foi reconhecida pelo seu trabalho no Movimento Negro e à frente da Coordenadoria da Promoção da Igualdade Racial e do Centro Afro.

 

8º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido ao professor Roberto Antonio Soares – Ato nº 37/2012, coordenador nacional de Educação Física, Desporto e Lazer das Federações Nacionais das Apaes, que foi reconhecido por seu comprometimento com a causa do combate ao racismo e do preconceito, assumindo diariamente uma postura ética no desenvolvimento de sua atividades profissionais.

 

9º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido a José Luiz Bonifácio – Ato nº 106/2013, que foi reconhecido por toda a sua capacidade, antes como atleta e agora como treinador de atletas, demonstrada em Araraquara”.

 

10º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido a Hilário Francisco de Souza – Ato nº 71/2014, atleta, técnico de equipe de atletismo e reconhecido por sua liderança, espírito comunitário, capacidade de doar-se em benefício do próximo.

 

11º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à Eliana Aparecida Xavier dos Santos – Ato nº 100/2015, cabo da Polícia Militar, que foi reconhecida pelo seu trabalho como instrutora e orientadora de formação de jovens no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e Jovens Construindo a Cidadania (JCC).

 

12º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido a André Luis Braz (in memoriam), recebido por seu pai Aristides Braz – Ato nº 74/2016. André era músico, mestre de bateria e foi reconhecido pelo seu trabalho como fundador e idealizador da Associação Cultural Afrodescendente dos Amigos de Araraquara e Região (ACAAAR), grande figura na luta dos afrodescendentes da nossa cidade, sempre com o objetivo de fortalecer os laços da comunidade negra, bem como valorizar a cultura afro, desenvolvia um trabalho que foi referência para todos e deixou uma lacuna na luta pela igualdade racial.

 

13º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à Patrícia Simone dos Santos Soares – Ato nº 87/2017, que foi reconhecida pelo importante trabalho desempenhado como professora na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) por 12 anos.



14º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à Maria José Ferreira Gregório – Ato nº 18/2018, que foi reconhecida pelos 35 anos de trabalho ao município, exercidos no CER Carmelita Garcez com dedicação, empenho, solidariedade e atenção com as crianças, visando o respeito à igualdade de direitos.

 

15º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à professora Maria Aparecida Alves - Ato nº 10/2019, que foi reconhecida pelo engajamento nos trabalhos de movimentos sociais em nosso município e fora dele, militante no tema "Mulheres negras afro brasileiras" e o trabalho na área da saúde da mulher e do homem negro.

 

16º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido ao empresário Claudio Claudino - Ato nº 19/2020, que foi reconhecido por participar de diversos movimentos antirracistas e inserir o povo negro no mercado de trabalho, sendo que em sua empresa, 50% de seus colaboradores são negros e 15% ocupam cargos de chefia e liderança.

 

17º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à socióloga Valquíria Pereira Tenório - Ato nº 23/2021, que foi reconhecida por se destacar na área acadêmica e autora da tese de doutorado “Baile do Carmo: Festa, Movimento Negro e Política das Identidades Negras em Araraquara-SP”.

 

18º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à Cleuza Sueli Bueno da Silva - Ato nº 20/2022, que foi reconhecida pelos 40 anos de militância política e social em favor da comunidade negra, acompanhou a criação de importantes movimentos, como o Conselho Estadual da Comunidade Negra e o projeto social "Quilombo Rosa".

 

19º Prêmio Zumbi dos Palmares foi concedido à goleira do time feminino da Ferroviária, Luciana Maria Dionizio - Ato nº 16/2023, que foi reconhecida pela dedicação, foco e enfretamento dentro do futebol. Com o time das Guerreiras Grenás, ela foi campeã paulista em 2013, da Copa do Brasil em 2014, do Brasileirão em 2014 e 2019, da Libertadores da América em 2020 e da Supercopa do Brasil em 2022. Com a Seleção Brasileira, também foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em 2015. Conhecida por sua habilidade de fazer defesas difíceis e por sua liderança dentro de campo, Luciana ainda foi eleita a melhor goleira do Campeonato Paulista Feminino de 2019 e do Brasileirão de 2019 e de 2021.



20º Prêmio Zumbi dos Palmares: procedimento legislativo inicia em setembro de 2024.

 

Atualizado em dezembro de 2023
- Texto: Silvia Gustavo / Setor de Cerimonial (cerimonial@camara-arq.sp.gov.br)
- Fotos das homenagens: Imprensa da Câmara Municipal
- Foto e descrição do Zumbi dos Palmares: Fundação Cultural Palmares (Ministério do Turismo) 
- Premiação é normatizada pelo Decreto Legislativo nº 914, de 03 de março de 2015.

 


Acesso Rápido