Prêmio “Magali Aparecida Merola - Artista Destaque” - Relembre os artistas homenageados

Magali Aparecida Merola (1954-1994) - Diretora, coreógrafa e bailarina da Academia Magali Ballet, foi precursora de seu tempo, sempre visionária e combativa, lutava arduamente para manter a arte vibrante e pulsante na cidade de Araraquara. Magá, como era conhecida, é natural de Araraquara. Na dança, estudou ballet clássico, pas-de-deux, jazz, afro-jazz, sapateado. Atuou no teatro, coreografou e atuou como bailarina em peças infantis e musicais. Recebeu diversas premiações em festivais de dança.
Acesse a justificativa da premiação clicando aqui.

 

A Premiação

O Decreto Legislativo nº 1.126, de 8 de dezembro de 2021, de autoria da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara, altera o Decreto Legislativo n° 914/2015, de modo a criar o Prêmio “Magali Aparecida Merola - Artista Destaque” e incluir como uma das honrarias concedidas pela Câmara Municipal. A pessoa homenageada será escolhida, dentre as indicações enviadas a esta Casa de Leis, pela maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Cultura de Araraquara. Com o intuito de valorizar o trabalho do artista ou da artista que se destaca em sua vocação artística e cultural no âmbito Municipal. A entrega do prêmio é feita em Sessão Solene, preferencialmente em Novembro, por ocasião da celebração do "Dia da Cultura e da Ciência", instituído pela Lei Federal nº 5.579, de 15 de maio de 1970, comemorado no dia 5 de novembro.

 

Homenageados

1º Prêmio Magali Aparecida Merola - Artista Destaque foi concedido ao senhor Álvaro Alves Filho - Ato nº 22/2022, que foi reconhecido por sua participação na formação teatral de vários atores no município de Araraquara. Como coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do SESI-SP, ofereceu diversos cursos livres e gratuitos às crianças, adolescentes, adultos e idosos, apresentando arte teatral como uma experiência de convívio em grupo. São 20 anos de experiência como orientador de artes cênicas, além de estar a frente de várias unidades educacionais do SESI-SP.



2º Prêmio Magali Aparecida Merola - Artista Destaque foi concedido ao senhor Francisco Augusto da Silva Lopes, também conhecido como Kiko Lopes - Ato nº 18/2022, que foi reconhecido por seus desenhos em histórias em quadrinhos, ilustrações para jornais e livros, além dos registros de personalidades e locais da cidade. É formado em Desenho pela Escola de Belas Artes de Araraquara e sua técnica de desenho é com uso de bico de pena e nanquim.

A premiação ainda não foi entregue.

3º Prêmio Magali Aparecida Merola - Artista Destaque: procedimento legislativo inicia-se em setembro de 2024. 


Atualizado em dezembro de 2023
- Texto: Setor de Cerimonial (cerimonial@camara-arq.sp.gov.br)
- Fotos das homenagens: Imprensa da Câmara Municipal
- Premiação é normatizada pelo Decreto Legislativo nº 914, de 03 de março de 2015.

Acesso Rápido