Sessão Solene - Diploma de Honra ao Mérito ao Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região

Data: 16/05/2024

Local: Plenário da Câmara Municipal de Araraquara

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim, e o autor da homenagem, vereador Alcindo Sabino, têm a honra de convidar Vossa Senhoria para a Sessão Solene de entrega do Diploma de Honra ao Mérito ao Sindicato dos Bancários de Araraquara e Região pela sua fundamental contribuição na história da luta sindical e na democratização do país - conforme Decreto Legislativo nº 1.212/2024.

Instituição
No início da década de 80, alguns bancários do Banco do Brasil, junto com outros grupos organizados da igreja e da sociedade, começaram a discutir uma nova linha de prática sindical e também de redemocratização da política no país, na época sob um regime militar autoritário. As reuniões eram realizadas no porão da Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Araraquara. Nos anos seguintes, ampliou-se a participação de pessoas, incluindo-se os bancários de outros bancos públicos estaduais e federais, como o Banespa, a Caixa Econômica Federal e a Nossa Caixa. Eles tiveram participação nas discussões que antecederam a criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Em 1985, com a grande greve da categoria, o grupo liderava o movimento grevista e, ao mesmo tempo, discutia a fundação de uma associação. Finalmente em outubro do mesmo ano, os bancários reunidos em assembleia, na antiga sede da União Operária da cidade, fundaram a Associação dos Bancários de Araraquara. Em maio de 1987, a associação é reconhecida como Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Araraquara. Destaca-se a participação efetiva do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Araraquara na criação da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (FETEC) em 1989, substituindo o antigo Departamento Estadual dos Bancários (DEB). Essa colaboração continuou com a transformação do Departamento Nacional dos Bancários (DNB) em Confederação Nacional dos Bancários (CNB) em 1990 e, posteriormente, na substituição pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em 2006. Saiba mais da história da instituição clicando aqui.

Acompanhe ao vivo pela TV Câmara:
Canal 17 da rede a cabo Claro TV(NET)
Facebook: facebook.com/camaradeararaquara
Youtube: youtube.com/tvcamaradeararaquara