Notícias



Acolhimento e atendimento humanizado marcam trajetória de médica que atua no combate à Covid-19

Doutora Talitha Paula Resende Martins recebeu Título de Cidadã Araraquarense

104


Foi no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara que a doutora Talitha Paula Resende Martins recebeu a Honraria de Cidadã Araraquarense, na noite da quinta-feira (9). O título foi concedido à medica por meio do Decreto Legislativo nº 6 de 2021, de autoria da vereadora Filipa Brunelli (PT).

Nascida em Minas Gerais, a homenageada mudou-se para Araraquara em 2014 para trabalhar como Médica de Família na Unidade de Saúde do Jardim Iedda. Em 2018, assumiu a Coordenadoria Executiva da Atenção Básica e o desafio de gerir as unidades básicas de saúde (UBSs), o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), a Assistência Farmacêutica e a Saúde Bucal do município.  

Talitha se destacou pela gestão acolhedora e de fundamental importância no Sistema Único de Saúde (SUS). “A população LGBTQIA+ infelizmente tem seus estigmas em todo esse contexto discriminatório e preconceituoso. Eu me lembro bem em como ela ajudou no processo de construção da política pública LGBT e teve esse olhar tão afetuoso para a população trans”, contou Erika Matheus, assessora Especial de Políticas LGBTQIA+ em Araraquara. A médica ainda participou da construção de um protocolo de combate às discriminações contra a população LGBTQIA+ nos atendimentos de saúde. “Foi graças ao trabalho, ao esforço e à dedicação minha e da doutora Talitha que nós implementamos no SUS o nome social para as pessoas travestis e transexuais, o protocolo contra a LGBTFobia no município”, destacou Filipa.

Ao longo dos últimos anos, Talitha enfrentou também o desafio de atuar no combate à epidemia de Dengue e, recentemente, à pandemia da Covid-19. O trabalho incessante no combate ao coronavírus tornou a médica braço direito da secretária de Saúde, Eliana Honain. “Há 20 meses, ela vem trabalhando de segunda a domingo, sem nenhuma interrupção. Cuidando, conduzindo o processo, acompanhando os pacientes, mantendo a gestão e, sobretudo, fazendo contato com os pacientes. Isso não é qualquer profissional que faz. Isso é dedicação”, reforçou a chefe da pasta.

Para o prefeito Edinho Silva, a honraria é um modo de traduzir o sentimento de gratidão pelo trabalho durante a maior crise sanitária da história e de defesa ao SUS. “Coube às instituições encontrarem a materialidade daquilo que a gente quer expressar. Você está recebendo hoje a maior honraria que uma cidade pode oferecer a alguém que não nasceu na cidade, o título de cidadã Araraquarense. Dar o reconhecimento a alguém que não nasceu aqui, mas que nós gostaríamos que tivesse nascido e que nós queremos que faça parte institucionalmente da cidade”, reiterou.

Emocionada com os agradecimentos, Talitha destacou a importância dos colegas e dos pacientes durante sua trajetória. “Prezar pelo respeito, agir com empatia e fazer uma abordagem centrada na pessoa. Nossa equipe busca sempre esse objetivo, e eu acho que essa é a minha luta diária: reconhecer o outro como um indivíduo, com uma história e na sua subjetividade. Porque eu acredito que é fundamental acolher o outro e saber das suas necessidades”, finalizou.

O vereador Paulo Landim (PT), as secretárias municipais, Priscila Luiz (Comunicação) e Juliana Agatte (Finanças), o chefe de gabinete da Prefeitura, Alan Silva, bem como o superintendente do Departamento Autônomo de Agua e Esgotos (Daae), Donizete Simeoni, também estiveram presentes na solenidade.


Publicado em: 10 de dezembro de 2021

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Câmara aprova hora extra de policiais para combater barulho noturno excessivo

21 de maio de 2024

Com uma pauta de 17 projetos em debate, os vereadores estiveram reunidos no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara para a realização da 157ª Sessão Ordinária. O vídeo completo da sessão está di...



Padre José Roberto Agostinho é homenageado pela Câmara

21 de maio de 2024

Em solenidade realizada na noite da segunda-feira (20), o padre José Roberto Agostinho, da Quase Paróquia Nossa Senhora da Candelária, no Jardim Maria Luiza, recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da...



Covid-19 e dengue (21/05)

21 de maio de 2024

Nesta terça-feira (21), Araraquara não registrou casos positivos de Covid-19. A cidade soma 7.140 casos confirmados em 2024. Dois pacientes estão internados, todos de outros municípios, sendo 1 na...



Araraquara conta com 193 agentes comunitários de saúde em atividade

21 de maio de 2024

No início de abril, o vereador João Clemente (Progressistas) encaminhou um requerimento à Prefeitura, solicitando informações sobre o quadro de defasagem dos agentes comunitários das Unidades Básic...



Câmara debate hora extra de policiais para combater excessivo barulho noturno

20 de maio de 2024

Com uma relação inicial de 15 projetos, os vereadores se reúnem na tarde desta terça-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal de Araraquara, com transmissão ao vivo pela TV Câmara. Saiba o que s...



Maio Laranja

20 de maio de 2024

A Campanha Maio Laranja é uma ação nacional que acontece durante todo o mês, para enfatizar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil, que aconte...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!