Notícias



Araraquara investiu mais de R$ 8,6 milhões em Estação de Tratamento de Esgotos desde 2017

Informações foram encaminhadas pela autarquia após questionamentos do vereador Rafael de Angeli (PSDB)

87


Em abril, o vereador Rafael de Angeli (PSDB) protocolou requerimento, solicitando informações referentes à Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Araraquara. O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) é responsável pela unidade, que iniciou suas operações em outubro de 1999.

Recentemente, o superintendente da autarquia, Delorges Mano, encaminhou as manifestações dos setores competentes do Departamento.

A Gerência de Controladoria informou que, no exercício de 2022, o Daae coletou e tratou todo o esgoto gerado, garantindo o lançamento de efluentes sanitários dentro de padrões normativos vigentes, conforme dados enviados para o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis).

“As tarifas de água e esgotos são determinadas pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Ares-PCJ), conforme procedimento estabelecido na Resolução Ares-PCJ nº 435/2022, em atendimento à Lei Federal nº 11.445/2007”, explica sobre o fato de os munícipes de Araraquara pagarem 100% de tarifa de esgoto, anexando a Resolução Ares-PCJ nº 83/2015, que equiparou a tarifa de esgoto à de água.

 

Aeração

 

Sobre o sistema de aeradores da ETE, a Gerência de Manutenção Eletromecânica e a Unidade de Manutenção Elétrica detalharam que as lagoas de aeração da estação estão com funcionamento de 90%, sendo que a lagoa 1 está com 15 aeradores funcionando e um em manutenção, e a lagoa 2 está com 13 aeradores funcionando e três equipamentos aguardando conserto de motores e soft start.

Atualmente, a ETE possui 32 aeradores, sendo 16 em cada lagoa. Ao todo, são 32 suportes flutuantes (periféricos).

 

Análise e tratamento do esgoto

 

A Coordenadoria da Unidade de Tratamento e a Gerência de Tratamento de Água e Esgotos encaminharam cópias dos laudos de análises do esgoto lançado no rio, de janeiro de 2021 até a presente data.

Os setores informaram que a usina para separação e queima do lodo não está em funcionamento, sendo que o local conta com um servidor do Daae e sete terceirizados.

Sobre o questionamento do porquê de a ETE estar debilitada em seus serviços, mesmo com a aprovação de diversos créditos no orçamento para a estação, a Coordenadoria e a Gerência afirmam que os laudos referentes às análises do esgoto e o indicador de desempenho da ETE Araraquara (disponível entre os arquivos da resposta) mostram que a estação não está debilitada, “uma vez que o padrão de lançamento do efluente no corpo hídrico, inferior a 60 mg/L de DBO, atende à legislação ambiental vigente, Decreto Estadual nº 8468/76, artigo 18”.

Por fim, a Gerência de Finanças enviou cópias dos contratos de serviços referentes aos créditos adicionais do ano de 2017 até a presente data, que totalizam R$ 8.670.740,00.

Todos os detalhes podem ser consultados no documento de resposta.

“É de extrema importância questionarmos e cobrarmos esclarecimentos sobre a Estação de Tratamento de Esgotos. Os dados enviados pelo Daae mostram que o esgoto está sendo coletado e tratado de acordo com os padrões normativos vigentes. Além disso, os esclarecimentos sobre o sistema de aeradores e a análise do esgoto lançado no rio reforçam a eficiência da estação. Essas informações são fundamentais para garantir a qualidade dos serviços prestados à nossa cidade”, explica e conclui Angeli.


Publicado em: 29 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Alerta do Daae (16/05)

16 de maio de 2024

Por causa da falta de chuva e do elevado consumo de água verificado nas últimas semanas em função de altas temperaturas, queimadas, fuligem e poeiras, o Departamento Autônomo de Água e Esgotos de A...



Covid-19 e dengue (16/05)

16 de maio de 2024

Nesta quinta-feira (16), Araraquara registrou mais um caso positivo de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.137 casos confirmados em 2024. Três pacientes estão internados, todos de outros municípios...



Suspeitas de convocações irregulares de professores em Araraquara são investigadas

16 de maio de 2024

Recentemente, foi realizado um concurso público para provimento de cargos públicos de caráter efetivo para contratação de professores para a Rede Municipal de Educação. No entanto, segundo relatos...



LDO 2025: veja previsão para comunicação, esportes e desenvolvimentos urbano e econômico

15 de maio de 2024

O Plenário da Câmara Municipal de Araraquara recebeu, na tarde desta quarta-feira (15), a segunda Audiência Pública do ciclo de apresentações sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2025, con...



Horário estendido

15 de maio de 2024

A Secretaria Municipal da Saúde estendeu o horário de funcionamento até as 20 horas, todas as quintas-feiras, em 22 Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O órgão também divulgou a programação semanal d...



Imóvel alvo de reclamação de moradores não se enquadra no Instituto do Abandono

15 de maio de 2024

Um imóvel localizado no Jardim do Carmo e em situação de abandono está gerando reclamações de moradores vizinhos à propriedade pelo descarte irregular de lixo, acúmulo de sujeira e pela falta de se...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!