Notícias



Araraquara possui 170 mil árvores nas calçadas, informa estudo da Esalq/USP

Inventário arbóreo do município foi apresentado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e pela universidade a vereadores


Um inventário arbóreo realizado em todas as regiões de Araraquara constatou a presença de 170 mil árvores no sistema viário do perímetro urbano, em uma média de uma árvore a cada 24 metros. O estudo foi apresentado na quinta-feira (29), na Câmara Municipal, em reunião com vereadores.

 

O trabalho, que utilizou métodos de amostragem de quarteirões, foi realizado pelo Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (Esalq), da Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba, em iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

 

Foram identificadas 53 espécies diferentes durante o estudo. Duas delas, oiti e alfeneiro, representam praticamente metade de toda a quantidade de árvores presente no município.

 

Segundo o professor Demóstenes Ferreira da Silva Filho, que coordenou o inventário, Araraquara possui um número de árvores acima de outras cidades, inclusive maiores em população. Porém, melhorias ainda podem ser realizadas.

 

Não fazem sombra suficiente

 

“Araraquara tem uma quantidade muito boa, mas são muitas árvores podadas e pequenas, que não fazem a sombra que a cidade precisa”, destacou. A maioria das árvores da cidade está abaixo de cinco metros de altura.

 

Para chegar a um cenário ideal, o inventário sugeriu para o Município o plantio de mais 80 mil árvores em todo o território urbano — chegando a 250 mil, o que representaria mais de uma árvore por habitante.

 

Dessas novas árvores sugeridas, 28,5 mil estariam em áreas consideradas prioritárias pela equipe que realizou o estudo, por registrarem temperaturas mais altas: as regiões central, leste e norte.

 

“O consumo de energia elétrica diminui quando você tem uma rua totalmente sombreada como a Voluntários da Pátria [Rua 5]. Imagine uma cidade quente como é Araraquara. É só um exemplo, mas tem outros. O equilíbrio emocional, a saúde física das pessoas, o efeito do filtro de poluentes proporcionado pelas folhas e pelas copas das árvores. Você tem economia na manutenção do próprio asfalto sombreado em relação ao asfalto que recebe sol pleno, porque ele se desgasta mais. Toda a comunidade se beneficia se houver uma política mais agressiva para ter mais sombra e maior cobertura de árvores na cidade”, afirmou o professor Demóstenes.

 

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, declarou que os técnicos da secretaria passarão por um treinamento com a equipe da Esalq/USP. “Nos últimos anos, já fizemos um enorme plantio em Araraquara e retiramos muitas árvores que estavam com problemas. A partir deste momento, com os documentos [do inventário] na mão, vamos fazer um trabalho nessa parte climática”, explicou.

 

Estiveram presentes na apresentação o presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), o vice-presidente, Aluisio Boi (MDB), a vereadora Fabi Virgílio (PT) e os vereadores Alcindo Sabino (PT), Edson Hel (Cidadania), João Clemente (PSDB) e Rafael de Angeli (PSDB), além da equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e de outros representantes da Prefeitura.


Publicado em: 30 de junho de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Covid-19 e dengue (30/04)

30 de abril de 2024

Araraquara não registrou, nesta terça-feira (29), casos positivos de Covid-19. Portanto, a cidade soma 7.120 casos confirmados em 2024. Cinco pacientes estão internados, sendo 2 de enfermaria e 2 n...



Segurança e qualidade de transporte de estudantes com mobilidade reduzida são questionadas

30 de abril de 2024

Um contrato da Prefeitura de Araraquara no valor de R$ 2.280.000,00 tem como objeto a locação de oito veículos especiais, com plataforma elevatória para embarque e desembarque de passageiros, junto...



Revitalização de praça trará segurança a moradores e usuários do transporte coletivo

30 de abril de 2024

O vereador Aluisio Boi (MDB) foi procurado por moradores que residem nas proximidades da Praça Patrocínio Braz, localizada no Jardim América, e pôde constar que o local carecia de algumas melhorias...



Câmara vota bolsa-auxílio a atiradores do Tiro de Guerra em vulnerabilidade social

29 de abril de 2024

Com a previsão inicial de debate e votação de 11 projetos, os vereadores da Câmara Municipal de Araraquara se reúnem na tarde desta terça-feira (30), a partir das 15 horas, com transmissão ao vivo...



Fatec – Vestibular (29/04)

29 de abril de 2024

Com 160 vagas disponíveis em quatro cursos gratuitos na unidade de Araraquara, o Vestibular do 2º semestre da Faculdade de Tecnologia (Fatec) está com inscrições abertas. Até o dia 7 de junho, medi...



Pint of Science (29/04)

29 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!