Notícias



Assentados são recebidos por superintendente do Incra na Câmara de Araraquara

Presidente da Casa de Leis e vereadores articularam diálogo entre a autoridade do governo e assentados


A superintendente regional substituta do Incra, Sabrina Diniz Bittencourt Nepomuceno, esteve na Câmara Municipal de Araraquara, na tarde da quinta-feira (30), a convite do presidente Paulo Landim (PT) e da vereadora Fabi Virgílio (PT), para tratar de pautas relacionadas aos assentamentos da cidade e dialogar com representantes dos assentados.

Foi aberta a palavra aos representantes, que expuseram com orgulho suas lutas pelo direito à terra, conquistas e necessidades mais urgentes. Aproveitaram a reunião com a gestora do Incra e entregaram uma relação discriminando demandas e pendências de moradores do Assentamento Bela Vista do Chibarro.

A presidente da Associação de Mulheres da Agricultura Familiar de Luta Camponesa de Araraquara e Região (Amca), Edna Lacerda, detalhou como foi a formação da entidade e falou sobre o projeto de uma padaria comunitária, a “Padoca”, obra escolhida no Orçamento Participativo (OP) Temático das Mulheres, para gerar renda às famílias, mas que precisa de parceria com o Incra para a implantação.

Fabi tocou em um tema há muito discutido, porém, de difícil solução, que é a recuperação do famoso Casarão da Bela Vista. A titulação das terras foi um dos assuntos abordados e ainda outras várias questões foram debatidas.

Landim agradeceu a presença da superintendente na Casa de Leis, sua disponibilidade em ouvir os anseios dos assentados e também entregou um documento com uma reivindicação antiga do assentamento. “Entrego em mãos esse ofício, que pede a disponibilização de uma área na agrovila para a instalação de uma academia ao ar livre, seguindo os trâmites legais necessários para tal finalidade. Já temos os recursos destinados para essa academia, mas precisamos da cessão do espaço, que é de responsabilidade do Incra”, disse.

A superintendente recebeu todos os documentos para análise e se ateve mais no assunto titulação. Explicou que “além do título de domínio, existe uma titulação denominada Concessão de Direito Real de Uso (CDRU), que é um título definitivo em que o assentado tem toda a autonomia e todo o direito, e vai passar para os herdeiros, mas não terá a propriedade, não podendo vender o lote, pois a propriedade vai continuar no nome do Estado. Portanto, o Incra continuará a ter obrigações com os assentados. Eles têm a tranquilidade de ficar na área e de que as outras gerações continuarão na terra”, frisou Sabrina.

Também participaram da reunião os vereadores Lucas Grecco (União Brasil) e Marchese da Rádio (Patriota), a deputada estadual Márcia Lia (PT), a coordenadora municipal de Agricultura, Enedina Ferreira de Andrade, a assentada e integrante da Amca, Zulmira Simões dos Santos, e a coordenadora executiva de Segurança Alimentar, Silvani Silva.

 

Com informações da assessoria de gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Araraquara


Publicado em: 05 de abril de 2023

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Câmara

Comentários

Adicione seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.


Outras Notícias

Fique por dentro

Agenda Cultural – 26/04

26 de abril de 2024

Feiras Na sexta-feira (26), das 19 às 22 horas, a Feira da Lua acontece na Praça das Bandeiras João Colturato “Zinho”, no Centro, com a participação de 25 expositores, entre artesãos e empreendedo...



Agenda Esportiva – 26/04

26 de abril de 2024

Futebol de base Duas equipes das categorias de base da Ferroviária jogam neste final de semana pelo Campeonato Paulista. No sábado (27), a partir das 9 horas, o sub-15 e o sub-17 enfrentam o Porto...



Produtora cultural Maria Bernadete Passos recebe Título de Cidadã Araraquarense

26 de abril de 2024

  Atriz, educadora, diretora, roteirista, produtora cultural, idealizadora da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol). Essa é Maria Bernadete Passos, que recebeu o Título de Cidadã Araraquarense...



Jomi

26 de abril de 2024

Araraquara disputará na próxima semana, em Bebedouro, a fase regional dos Jogos da Melhor Idade (Jomi). A competição, que é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, é destinada às pessoas...



Pint of Science (26/04)

26 de abril de 2024

Nos dias 13, 14 e 15 de maio, Araraquara será uma das cidades em todo o mundo que irão receber o “Pint of Science”, maior debate científico do mundo que ocorre fora das universidades. O festival oc...



Dia da Dança

26 de abril de 2024

As comemorações do Dia da Dança serão realizadas no sábado (27) e no domingo (28), no Teatro Municipal, com ingressos gratuitos. A programação do domingo terá duas apresentações, às 16 e 19 horas,...





Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!